Ticket Transporte: saiba o que é, como funciona e como contratar

Compartilhe

Ticket Transporte: vantagens e como contratar para a sua empresa

 

Ticket Transporte é o serviço de intermediação da compra do benefício de vale-transporte da Ticket. O vale-transporte é um benefício do trabalhador que possibilita seu deslocamento de casa até o trabalho e vice-versa. E com a nossa solução, fica ainda mais prático e seguro gerir e fornecer o benefício aos colaboradores.

Mas, o vale-transporte é obrigatório a todos? O que diz a legislação? Qual é a melhor maneira de pagar o benefício? Tiramos essas e outras dúvidas neste artigo – e ainda apresentamos as vantagens de contratar nosso serviço exclusivo para a gestão de vale-transporte.

Quer saber mais? Então acompanhe!

 

Como funciona o vale-transporte

O vale-transporte é um benefício previsto em lei. Ele deve ser oferecido pela empresa antecipadamente, ou seja, antes do colaborador utilizá-lo.

Geralmente, o valor ofertado representa o total de gastos mensais com transportes públicos necessários para o deslocamento do trabalhador, sendo que, de acordo com a lei, o empregador pode descontar em folha até 6% deste valor.

A boa notícia é que o Ticket Transporte ajuda o RH da sua empresa a gerenciar de maneira prática e eficiente este benefício, proporcionando redução de custos, agilidade na contratação e facilitando a distribuição junto aos colaboradores.

 

Lei, cálculo e valor do vale-transporte

A chamada lei do vale-transporte é a legislação que regulamenta o benefício, a Lei 7.619/87, que alterou a Lei 7418 85. De acordo com ela, empregador e empregado dividem os custos do vale-transporte, sendo que o trabalhador tem descontado 6% do seu salário-base para este propósito. A diferença é paga pela empresa.

Caso a soma das passagens seja menor que os 6% do salário, o desconto deve ser apenas do menor valor. Ou seja: qual é o custo da sua ida e vinda para o trabalho? Esse custo é dividido entre você e a empresa. 6% do seu salário é destinado para custear o valor mensal total das diárias do seu vale-transporte. O resto é a empresa que arca.

Basicamente é assim que funciona o cálculo e valor do vale-transporte.

> Simule em alguns cliques os valores do Ticket Transporte para a sua empresa!

Quem tem direito ao vale-transporte?

O vale-transporte é um direito assegurado a todos os trabalhadores contratados pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), estatutários (servidores públicos) e atletas profissionais, independente da remuneração e do regime jurídico.

 

Vale transporte é obrigatório?

O pagamento do vale-transporte é obrigatório caso a relação de trabalho se encaixe na descrição do item anterior (quem tem direito ao vale-transporte). A exceção é quando o empregador proporciona o transporte do profissional até sua casa, seja por meios próprios ou contratados.

 

Vale-transporte em cartão ou dinheiro – qual é melhor?

Listamos abaixo alguns pontos relativos à diferença entre pagar o benefício do transporte em dinheiro e em cartão. Confira.

 

Organização

 

Alguns empregadores podem pensar que a melhor opção para pagarem o vale-transporte seja diretamente em dinheiro. Entretanto, tal prática não é recomendada, pois dificulta o controle e o gerenciamento, principalmente se a corporação tiver um número grande de colaboradores. Pagando em dinheiro fica fácil se perder e possibilita que o funcionário utilize o dinheiro para outros fins (sem ser o transporte próprio).

 

Gerenciamento do tempo

 

Para realizar o pagamento em dinheiro todos os meses, o empregador precisa se planejar com antecedência, lidar com grandes quantias, calcular corretamente o benefício de cada colaborador, e distribuir no prazo correto. Isso tudo demanda muito tempo e planejamento.

Ao pagar com cartão, seu setor de RH terá mais tempo para lidar com questões mais importantes.

 

Finanças pessoais

 

Outro problema de pagar o vale-transporte em dinheiro é que o próprio trabalhador pode perder o controle daquilo que já recebeu e do que tem para receber. Além disso, há o risco de ele se perder nas finanças pessoais e gastar o dinheiro em outras atividades, podendo ficar sem verba para o transporte.

Segurança

 

Ao pagar em dinheiro, corre-se o risco do colaborador perdê-lo ou ter este valor roubado logo no começo do mês, gerando dores de cabeça para ele e para o empregador.

Para a empresa também não é muito seguro, uma vez que não há como comprovar oficialmente que o valor já foi pago.

Ticket Transporte

 

Contratando o Ticket Transporte, você conta com uma plataforma exclusiva de gerenciamento e acompanhamento dos benefícios de vale-transporte da sua empresa, além de outras vantagens. O benefício Ticket é prático, seguro e econômico para todos.

Confira as vantagens a seguir:

 

Vantagens do Ticket Transporte

São inúmeras as vantagens de ter o Ticket Transporte – tanto para o colaborador, quanto para sua empresa. Saiba quais são elas.

 

Para a empresa

 

  • Tem abrangência nacional;
  • Promove a adequação à lei do vale-transporte, contribuindo assim com que a empresa cumpra com suas obrigações legais para com os funcionários de maneira prática e segura;
  • É fácil gerenciar. Isso, porque o Portal Ticket permite realizar e acompanhar pedidos, acessar diversas informações sobre o vale-transporte, além de visualizar relatórios;
  • Disponibilizamos do serviço Crédito Inteligente, que presta assessoria no controle de saldo excedente do cartão de vale-transporte do colaborador, gerando economia em torno de 35% do valor do benefício, além de proporcionar maior controle no pedido do vale-transporte;
  • Outro serviço de destaque é o Ticket Rota, que auxilia na gestão do deslocamento dos seus colaboradores e otimiza as rotas de transporte para reduzir custos com o vale-transporte.
  • É acessível, fácil e rápido de contratar. Qualquer empresa a partir de um colaborador pode contratar o Ticket Transporte;

Para os colaboradores

 

  • Os colaboradores recebem o vale-transporte pontualmente, sem atrasos;
  • Os créditos podem ser consultados através do aplicativo e do portal, facilitando o controle pessoal e garantindo mais segurança ao beneficiado;

Passo-a-passo: como contratar o Ticket Transporte

Para adquirir o Ticket Transporte você tem dois principais caminhos – todos bem simples. 

Ou você pode fazer uma simulação no site, levando em conta o número de funcionários e o valor desejado para o benefício. Será feita uma proposta – e caso tenha interesse, você só precisa preencher um formulário com os dados da empresa. Faça o pedido e efetue o pagamento. Pronto, sua compra foi feita e sua empresa receberá o vale refeição da Ticket.

Você também pode pedir para que a equipe comercial da Ticket entre em contato com você, basta clicar no botão que solicita comunicação nessa página, com seus dados, e os especialistas ligam em instantes. 

 

Abrangência do Ticket Transporte

A Ticket atende a diversas operadoras e disponibiliza o benefício de transporte com a maior abrangência do território nacional. Por isso, consegue oferecer um serviço completo e eficiente, tanto para o colaborador, quanto para a empresa contratante.

Quer saber mais a respeito da abrangência do Ticket Transporte? Faça o download da lista completa de operadoras que fazem parte da nossa rede.

 

Por que contratar a Ticket

Ao contratar o serviço de gestão de vale-transporte para sua empresa junto à Ticket, você vai contar com uma parceira que tem experiência de mercado, pois está no setor de benefícios desde 1976. Além disso, a Ticket faz parte do Grupo Edenred, que atende mais de 43 milhões de usuários em todo o mundo.

Se você não está convencido e tem interesse em saber mais sobre porque contratar uma empresa de benefícios corporativos de credibilidade, não deixe de ler esse artigo

 

> Saiba tudo sobre o Ticket Transporte e como incorporá-lo na sua estratégia de benefícios

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img