Gestão de pessoas, na teoria, é um conceito lindo – e que se perguntado para qualquer gestor, deve ser aplicado imediatamente em qualquer empresa. Afinal, quem não quer seus colaboradores inseridos dentro do ambiente de trabalho e motivados? Mas na prática, a história é outra, visto que é necessária uma cultura forte e que realmente insira seus funcionários dentro da realidade do negócio.
Cultura é o coração da empresa. São seus valores. Investir na cultura é promover uma identidade do negócio e também meios de engajar os colaboradores que a integram. Isso deve ser cultivado desde o processo seletivo.
Entendendo quem você é, você atrai pessoas que estão alinhadas com seus valores – e consequentemente, com o resto do time. Elas são inseridas. Por isso, os valores, tanto dos profissionais, quanto os da cultura da empresa, precisam estar alinhados. Evita atritos e aumenta as chances de uma equipe motivada e engajada.
Monte um plano de carreira, baseado em gestão de pessoas, que cuide da família do colaborador e que tenha fortes figuras de liderança.
Ter um plano de carreira é padronizar em processos, com o objetivo de equivaler e recompensar da maneira correta, cada área e cada cargo dos colaboradores que compõem sua empresa.
A ideia é entender atribuições e responsabilidades – e como você deve destinar recursos para que você faça uma gestão de pessoas eficiente. É preciso de uma cultura forte para que todos se sintam incluídos e com o entendimento claro de como funciona o sistema de remuneração, premiações, plano de carreira.
Justamente por essa influência no planejamento do crescimento do profissional dentro da sua empresa que essa prática precisa ser observada com bastante atenção.
A liderança é o espelho do que a empresa acredita. Logo, ela precisa compreender profundamente a distribuição dos seus processos e como seus valores estão sendo imprimidos no padrão de rotina. Quando você tem uma liderança corporativa consistente, o acompanhamento dessas diretrizes garantem um desempenho dentro do esperado e os objetivos passam a ser os de conquistas.
Você tem um ambiente envolto ao engajamento, que almeja elevar os resultados positivos.
Tudo começa sobre como você inspira. Sobre a percepção que as pessoas têm de você. Você demandaria alguma coisa de alguém que você mesmo não faria? Se a resposta for sim, reveja o caminho. Dar exemplo é equivaler na cobrança um grau de exigência que você também cumpre. Estimular que todos deem seu melhor e estejam de acordo que cada um pode contar com o comprometimento do outro no mesmo nível. E tudo começa pelo líder, que tem na sua posição, o poder de inspirar através do exemplo. De mostrar, como figura central do processo, como as coisas podem ser mais legais.
Esse exemplo é essencial para um planejamento de carreira.
LifeLong Learning é uma filosofia que qualquer um deveria adotar para si e, consequentemente, ser espelhado para todos aqueles que estão ao seu lado. Em tradução livre, “aprendizado ao longo da vida” se refere a um conceito de educação contínua e perene.
O conceito prega que o aprendizado não é uma responsabilidade atrelada às instituições de ensino, mas sim ao seu livre arbítrio. Tem que funcionar de forma voluntária e proativa. Você está no controle da decisão. Esse tipo de proatividade e a capacidade de se tornar um canivete suíço ao longo da vida é definitivamente um diferencial competitivo. Empresas precisam estimular seus funcionários a desenvolverem um grande leque de habilidades.
Sempre se desenvolvendo.
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