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Coluna do Basaglia – People first: o que é e como implementá-lo na sua empresa

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Se você pensar em como é o seu trabalho, o que lhe vem primeiro à cabeça?  Provavelmente as memórias estarão ligadas às relações que você tem lá ou se o ambiente é de bem-estar. Por isso a importância de a empresa se guiar pelo people first. 

 

De alguma forma, somos orientados a nos guiar por pessoas. Dificilmente as referências que construímos de uma empresa estarão ligadas ao espaço físico do escritório, por exemplo. É comum pensarmos em como são nossas relações. 

 

Isso vale tanto para empresas nas quais trabalhamos como para aquelas das quais consumimos. 

 

O que é people first?

3 pessoas em volta de um flip chart fazendo apontamentos

 

People first é um modelo de gestão que coloca as pessoas no centro das tomadas de decisão. Essa abordagem reconhece que colaboradores, clientes e outros stakeholders são o cerne da organização. 

 

Por isso, empresas orientadas ao people first se preocupam com o bem-estar, motivação e desenvolvimento das pessoas ao redor dela. A começar pelos colaboradores. 

 

Essa filosofia entende que o capital humano é o ativo mais valioso e que investir nas pessoas é investir no futuro da empresa.

 

Nesse sentido, people first significa criar um ambiente no qual todos se sintam valorizados, respeitados e ouvidos. Isso significa promover uma cultura organizacional de inclusão e crescimento coletivo. 

 

De que maneira o conceito people first virou tendência?

 

O conceito de people first não é novidade, mas ganhou ainda mais relevância a partir da pandemia de Covid-19. Afinal, este foi um evento de grande impacto e extremamente disruptivo para as organizações.

 

Durante a pandemia, as empresas foram forçadas a reconsiderar suas prioridades e a forma como tratavam colaboradores, clientes e stakeholders. 

 

A necessidade de adaptação rápida, combinada com o aumento das demandas de bem-estar e segurança, aumentou o foco nas pessoas. No entanto, engana-se quem pensa que a preocupação com people first começou com a pandemia. 

 

A Harvard Business Review já discutia o assunto em 2007. O artigo tratava da importância das pessoas para o sucesso das organizações, independentemente do cargo que ocupam. 

 

Além disso, o próprio Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) têm orientado seus alunos em direção ao people first. A instituição defende que o líder do século XXI precisa lidar com complexidade, incerteza e mudanças sem precedentes. 

 

Para superar esses desafios, é essencial colocar as pessoas em primeiro lugar. Exatamente como a pandemia de Covid-19 demonstrou. Por isso é que essa tendência se acelerou com a pandemia e só então se tornou estratégica para muitas empresas. 

 

Qual é a importância do people first

Post-its em painel transparente no primeiro plano e 2 pessoas conversando atrás

 

O people first não só beneficia a organização como um todo, promovendo um ambiente de trabalho positivo e produtivo. A abordagem também tem um impacto positivo na vida dos colaboradores, pois contribui para seu bem-estar, crescimento e satisfação.

 

Conheça a importância da abordagem! 

 

  • Para empresas

A implementação do conceito people first tem se mostrado crucial para a resiliência e o sucesso das empresas, especialmente em tempos de mudanças rápidas e imprevisíveis.

 

A maioria dos líderes na Europa e América do Norte acredita que melhorar a forma como seus colaboradores trabalham e atualizar suas habilidades é tão importante quanto introduzir novas tecnologias. 

 

Isso é o que aponta uma pesquisa publicada pela MIT Sloan Management Review. O estudo revela que muitas empresas têm sucesso na gestão da disrupção porque integraram de forma eficaz suas estratégias de negócios e de pessoas. 

 

Entre os participantes da pesquisa, dentre os que consideram saber gerenciar a disrupção, 77% assumiram uma abordagem people first. Em contraste, apenas 35% das empresas com baixa orientação a pessoas alcançaram sucesso em tempos de mudança.

 

  • Para colaboradores

Quando as empresas adotam a abordagem people first, elas priorizam o bem-estar dos colaboradores. Portanto, oferecem um ambiente seguro, que se reflete na redução do estresse e na melhoria da saúde mental e física. 

 

Além disso, o people first incentiva o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Dessa maneira, as organizações proporcionam oportunidades de aprendizado e crescimento profissional. 

 

Quais são os limites do people first?

 

A implementação da abordagem people traz benefícios inegáveis para as empresas. Mas ela também pode exigir investimentos significativos em termos de tempo dedicado a colaboradores e clientes, além de recursos.

 

A pressão para enfrentar desafios financeiros ou operacionais pode levar a uma diminuição da prioridade dada às iniciativas de people first. 

 

Além disso, é preciso alinhar as expectativas. Se as ações da empresa não estiverem alinhadas com as promessas feitas, ou não houver comprometimento genuíno, pode ser frustrante. O que acaba enfraquecendo os benefícios esperados da abordagem.

 

Sustentar o comprometimento com a filosofia requer esforços contínuos. E depende de uma estratégia bem definida para garantir que a abordagem permaneça uma prioridade.

 

Como implementá-lo na empresa?

Homem desenha trama enquanto duas pessoas o observam

 

O primeiro passo é garantir que a visão e os valores da empresa estejam alinhados com a abordagem people first. A liderança deve demonstrar compromisso genuíno com o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores. 

 

Então, vale comunicar essa visão de forma clara e consistente em todos os níveis da organização. Para isso, é importante estabelecer canais eficazes de comunicação para que os colaboradores possam expressar suas ideias, preocupações e feedback. 

 

Isso ajuda, inclusive, a identificar gargalos e oferecer oportunidades de crescimento que estejam alinhadas com as necessidades da empresa.

 

Além disso, promova a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho, e em todas as comunicações da organização. Isso ajuda colaboradores, clientes e stakeholders a se sentir valorizados e respeitados. 

 

Finalmente, avalie com regularidade as estratégias implementadas e faça ajustes conforme necessário, com foco em melhoria contínua. 

 

Desafios de implementação e como superá-los

 

A implementação bem-sucedida do people first depende de uma cultura orientada a pessoas e investir no desenvolvimento dos colaboradores.

 

Veja como alguns desafios acontecem na prática e como superá-los!

 

  • Resistência à mudança

A resistência à mudança é um desafio comum, especialmente quando se introduzem novas práticas e políticas. 

 

Para superá-la, é importante envolver os colaboradores no processo de mudança, explicar os benefícios da abordagem e fornecer treinamento adequado. 

 

Afinal, people first inclui também os clientes, por isso os colaboradores precisam ser multiplicadores da abordagem. 

 

  • Alinhamento entre liderança e colaboradores

Garantir que todos os gestores estejam alinhados com a filosofia people first — e com qualquer iniciativa da empresa — é primordial. Caso necessário, vale oferecer treinamentos de liderança focados em práticas de gestão centradas nas pessoas.

 

  • Recursos e investimentos

Para lidar com isso, é possível priorizar iniciativas que tenham mais impacto a a custos permissivos, com um plano de implementação faseado. 

 

No longo prazo, os investimentos contribuem para o sucesso organizacional. Então, projete os possíveis retornos sobre o investimento para ajudar na decisão. 

 

  • Manter o comprometimento a longo prazo

Manter o comprometimento com o people first ao longo do tempo pode ser um desafio. Sobretudo quando surgem emergências ou crises. 

 

Para lidar com a questão, é preciso reforçar constantemente a importância da abordagem e celebrar os sucessos alcançados.

 

Qual é o papel do RH da empresa que deseja adotar uma abordagem people first?

 

Primeiramente, o RH deve liderar o alinhamento das estratégias de negócios e de pessoas. Isso significa garantir que as metas organizacionais sejam integradas ao desenvolvimento dos colaboradores. 

 

Outra responsabilidade importante é direcionar esforços ao desenvolvimento de pessoas. O RH pode identificar lacunas de habilidades e trabalhar para oferecer oportunidades de desenvolvimento.



O RH também pode implementar políticas e práticas voltadas à equidade e à inclusão. E não só no recrutamento! Pensando nos clientes, também é preciso capacitar os colaboradores para lidarem com os clientes de maneira respeitosa e inclusiva. 

 

Como mensurar resultados institucionais e comerciais a partir da implementação do people first?

Mulher sentada à mesa observa dados na tela de computador

 

Mensurar os resultados institucionais e comerciais da implementação do people first exige usar alguns indicadores e métricas. 

 

Para medir o impacto do people first na satisfação dos colaboradores, utilize pesquisas de clima organizacional e satisfação no trabalho. Avalie aspectos como a percepção de valorização, a comunicação interna e o nível de motivação. 

 

A taxa de rotatividade (turnover) é outro indicador importante. Uma redução na rotatividade pode sinalizar que a estratégia está ajudando a criar um ambiente de trabalho mais satisfatório. 

 

Avalie também o número de oportunidades de desenvolvimento oferecidas e a participação dos colaboradores em programas de treinamento. 

 

Aumentos no número de promoções internas e na mobilidade de carreira também são sinais de que a abordagem está funcionando.

 

Finalmente, a satisfação do cliente é um ótimo indicador de que a abordagem people first está impactando positivamente a organização. Utilize pesquisas de satisfação do cliente e Net Promoter Scores (NPS) para medir quaisquer melhorias. 

 

Além disso, analise a taxa de retenção de clientes e compare com períodos anteriores.

 

Exemplos de empresas people first

 

Que a abordagem people first está em alta nas organizações, já está claro. No entanto, algumas empresas se destacam por colocarem as pessoas no centro de todas as suas ações. Veja alguns exemplos!

 

  • Disney

A Disney é um exemplo notável de empresa que aplica a filosofia people first de forma abrangente. A empresa investe muito no bem-estar e no desenvolvimento dos colaboradores, para promover um ambiente de trabalho positivo e respeitoso. 

 

A Disney oferece uma variedade de benefícios, incluindo programas de treinamento, oportunidades de crescimento e um foco em diversidade e inclusão. Esse compromisso se reflete diretamente no atendimento — o foco principal da empresa. 

 

  • Google

O Google “nasceu” com a ideia de ser um ambiente de trabalho inovador e colaborativo. Por isso, a empresa oferece uma ampla gama de benefícios e ambientes de trabalho criativos. E valoriza a autonomia e a liberdade dos colaboradores. 

 

Isso se reflete em soluções mais criativas e eficazes para os clientes. Portanto, promove um relacionamento de lealdade e satisfação com a marca.

 

  • Netflix

A Netflix adota uma política de “liberdade e responsabilidade”, oferecendo flexibilidade aos colaboradores, promovendo uma cultura de autonomia e confiança. 

 

Esse foco em proporcionar um ambiente de trabalho positivo e de alta performance resulta em um atendimento ao cliente excepcional. 

 

A Netflix também adota uma abordagem transparente, incentivando feedback tanto interno quanto externo para melhorar continuamente a experiência do usuário. 

 

Qual é a relação entre a prática people first e prêmios como o Great Place to Work (GPTW)?

 

Prêmios como o Great Place to Work (GPTW) se concentram no bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores. Empresas que adotam a abordagem people first investem justamente nisso. 

 

Reconhecimento, crescimento profissional, ambiente de trabalho positivo e inclusão são fatores que o GPTW considera em sua avaliação. 

 

Sem uma abordagem que coloque as pessoas em primeiro lugar, as empresas são apenas um aglomerado de paredes subutilizadas. Mas quando ela investe nas pessoas, cada sala se torna um espaço dinâmico e produtivo.

 

No entanto, muitas empresas ainda operam como se os colaboradores, clientes e stakeholders fossem simples recursos que podem ser substituídos facilmente. Elas perdem ao não perceber que o verdadeiro valor é gerado justamente por essas pessoas.

 

Conclusão

 

Ao investir em people first, as empresas criam uma cultura de valorização e inclusão. Isso se reflete em maior satisfação tanto do colaborador como dos clientes. 

 

Ou seja, o bem-estar, o desenvolvimento e o engajamento dos colaboradores gera um ciclo virtuoso que reverbera na organização.

 

Reconhecimentos como o Great Place to Work destacam essas práticas. Assim, trazem à tona que ser people first é um diferencial competitivo importante. Afinal, se a empresa não está priorizando as pessoas, ela não está se preparando para o futuro.

 

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