Afinal, quais são as vantagens da sustentabilidade para as empresas?

Compartilhe

Já não é mais segredo para ninguém o quanto precisamos cuidar do meio ambiente. Seja na esfera pessoal ou na empresarial, se preocupar com a sustentabilidade se transformou em uma obrigação para todos.

Mas o que será que temos a ganhar com tudo isso?

Mais que preservar o Planeta Terra para as próximas gerações, adotar medidas sustentáveis também tem seu impacto no presente, sobretudo para as empresas que abraçam essa causa.

Duvida? Então, confira como a sustentabilidade pode ser uma aliada do seu negócio!

Melhora significativa no valor de marca

O que faz com que uma empresa tenha uma boa imagem no mercado? Um atendimento eficiente? Sim. Um produto ou serviço de qualidade? Também. Mas, principalmente, como ela faz a diferença no mundo.

Os consumidores buscam um comprometimento social, ou seja, que vá além do puro interesse comercial. E uma das maneiras de demonstrar esse engajamento é por meio da sustentabilidade.

As organizações que fazem do meio ambiente uma bandeira constante conseguem, em uma tacada só, melhorar sua imagem perante o mercado e os clientes.

Desenvolvimento da motivação nos colaboradores

Uma empresa não é uma ilha. Portanto, quando é necessário fazer uma mudança interna na organização, como acontece com a adoção de ações sustentáveis, é fundamental que haja o empenho dos colaboradores. E a sustentabilidade não somente consegue promover essa união, como também impulsiona o envolvimento dos profissionais no dia a dia.

Funciona assim: ao implantar medidas sustentáveis, os gerentes de um negócio precisam que os colaboradores coloquem em prática essas ações. Ao fazer isso, os profissionais percebem que contribuem para algo maior: a preservação do meio ambiente.

É mais que simplesmente cumprir ordens. É ser a mudança que se quer ver no mundo, como diria Gandhi!

Consequentemente, essa sensação de pertencimento aumentará a felicidade do colaborador, fazendo com que ele atue com mais motivação na realização de suas tarefas corriqueiras.

Adoção de processos eficientes graças à sustentabilidade

Quando estamos mergulhados na rotina, mal percebemos os hábitos nocivos que mantemos sem querer. Às vezes, imprimimos uma quantidade desnecessária de comprovantes bancários. Também podemos nos esquecer de apagar a luz de uma sala quando o sol da manhã bate na janela e as cortinas estão fechadas.

Apesar de parecerem inofensivas, atitudes como essas fazem uma enorme diferença na luta por um mundo ecologicamente correto. E uma forma eficaz de identificá-las e modificá-las é por meio da filosofia sustentável.

Percebemos o quanto podemos ser mais produtivos a partir do momento que fazemos da sustentabilidade o norte de atuação de uma empresa. Basta que façamos alguns cortes para aprimorar o uso dos nossos recursos. E isso, no futuro, resulta em processos mais econômicos e proveitosos.

Expansão das oportunidades de negócios

Todo mundo tem seus critérios na hora de fechar negócio com alguém. E a sustentabilidade está cada vez mais presente nessa lista de pré-requisitos!

De acordo com Jean Bernardini, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Caribe e na América Latina, a previsão é que essa ligação entre progresso empresarial e meio ambiente seja intensificada com a Agenda 2030.

Além disso, existe uma série de fundos de investimento que só aplicam nas empresas que têm a sustentabilidade no seu DNA. Ou seja: ao ser ecologicamente correta, a organização amplia seu potencial de crescimento.

Aumento da competitividade no mercado

Não importa qual segmento você atue, uma coisa é certa: a concorrência está muito acirrada. Nesse cenário, é importante ter um diferencial e sair na frente, não é mesmo? Pois é isso que você terá ao empregar os conceitos da sustentabilidade no seu negócio.

E isso vale para qualquer empresa, independentemente do ramo. Até mesmo bares e restaurantes investem em sustentabilidade. Esses empresários perceberam o inevitável: os negócios que não forem gerenciados contemplando os aspectos sociais, econômicos e sustentáveis correrão o risco de serem deixados para trás pelos consumidores.

Logo, a lógica reversa também é válida; ou seja, as empresas sustentáveis terão mais competitividade no mercado.

A sustentabilidade deve ser vista como uma parte indispensável na administração empresarial. Afinal, como pudemos ver ao longo desse post, todo investimento feito em prol do meio ambiente resultará em bons frutos.

Tendo isso em mente, se sua empresa ainda não incorporou a sustentabilidade, fique tranquilo. O importante é colocar a mão na massa e tratar esse assunto com a seriedade que ele merece.

Você conhece alguém que também precisa enxergar a sustentabilidade com outros olhos? Então compartilhe esse post nas redes sociais e contribua para a construção de um mundo melhor!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img