Vamos começar com uma máxima, que você deve sair desse texto convencido: inovação é para todos. É com ela que se torna possível simplesmente melhorar seu produto, reduzir um custo da sua operação, otimizar um processo interno. Inovação não é somente a invenção da roda. Inovar não é um dom: é um exercício que necessita de estímulo.
Estamos falando de algo que gere valor novo. Você não precisa necessariamente investir dinheiro para inovar. Mas você precisa investir tempo: tanto de uma equipe dedicada, além de uma cultura forte que sempre incentive a empresa a pensar fora da caixa.
Você precisa incentivar e premiar aqueles que constantemente estão pensando em melhorias para sua empresa, fora de sua própria jurisdição. Você precisa montar um ambiente em que as pessoas se sintam ouvidas e confortáveis o suficiente para experimentar, para ousar, para serem inovadoras. Isso só acontece com uma cultura que floresce inovação.
Talvez o principal objetivo de inovar é a velocidade como as coisas acontecem hoje no mercado. É fugir da obsolescência programada em tempos que a tecnologia muda tudo em questão de 5 anos. Você precisa se adaptar para sobreviver.
Para além de estar no páreo, é se destacar. É por meio de novas apostas na forma de fazer os processos, de pensar nos produtos e de atender ao público que isso é possível. O resultado são soluções mais eficientes e clientes mais satisfeitos.
Inovação também está totalmente atrelada ao uso da tecnologia. Com ela, é possível realizar atividades mais rapidamente e com menos erros. Se o fluxo de caixa é realizado manualmente em uma planilha no computador, a chance de cadastrar informações erradas é muito alta, além de não ser escalável ou capaz de acompanhar o crescimento do negócio.
Já com um programa que seja capaz de automatizar essa atividade, os erros diminuem e os profissionais antes responsáveis por ela podem ser realocados para tarefas mais estratégicas.
Com isso, e por fim, você motiva seus colaboradores. Todos assumem posições mais importantes e se sentem mais inseridos dentro da empresa. Afinal, a partir de ideias e sugestões qualquer colaborador pode ter a chance de ajudar o negócio e a crescer junto com ele.
Entenda uma coisa: inovação não é um processo, que tem começo, meio e fim. Inovar é um ciclo constante, em que o olhar clínico para fazer novos diagnósticos precisa estar sempre afiado. Trace sempre novos planos, atualize estratégias e se mantenha no páreo. Se a inovação não se tornar parte da rotina da empresa, não é possível dizer que ela foi implementada com sucesso, somente que foi usada em momentos pontuais.
Ideias boas não resultam somente em uma equipe motivada. Muitas vezes, elas são o diferencial para otimizar processos e, com isso, aumentar a eficiência da empresa como um todo.
Seja utilizando tecnologia ou simplesmente apostando em formas alternativas de realizar determinadas tarefas, o importante é que a iniciativa tenha resultados positivos. Alguns dos mais comuns são maior produtividade em menor período de tempo, baratear a produção sem precisar mexer no preço dos produtos finais.
Um exemplo do aumento de eficiência é o controle de estoque. Manualmente é preciso contar os números de produtos disponíveis, assim como atualizá-los sempre com as entradas e saídas, e precisar ficar de olho no momento de encomendar mais matéria-prima. Erros como quantidade de produtos em estoque que não condiz com a realidade ou atraso para encomendar no fornecedor são comuns, por exemplo.
No entanto, se a empresa apostar em inovação e contratar um aplicativo para gestão de estoque, ele poderá fazer o controle dos produtos e, se estiver com números baixos, poderá enviar um pedido com as peças necessárias automaticamente para o fornecedor.
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