Todo negócio conta com marketing e vendas, visto que essas são áreas responsáveis por entregar seus produtos ou serviços para seus clientes. Mas engana-se quem acha que esse é um processo simples. Você precisa planejar e entender o porquê esses dois segmentos andam lado a lado.
Marketing tange seu posicionamento e como você o vocaliza. Vendas, por sua vez, é a conversão desse posicionamento. Como o cliente entende, para além do produto, você entrega benefícios.
A sacada aqui é sobre relacionamentos. Enquanto o marketing nutre esse relacionamento, a venda concretiza a relação. Ambas as áreas precisam trabalhar de forma colaborativa, já que o objetivo é sempre atrair novos clientes e reter os já presentes.
É o Marketing que trará insumos necessários para a equipe de vendas ser mais assertiva na hora de oferecer um produto ou serviço. É através de um estudo de mercado que você entenderá quem são seus potenciais clientes e quais são as estratégias necessárias para chegar até eles da forma mais orgânica possível.
Entendendo quem são as pessoas que você quer atingir, é hora de atraí-los. Hoje em dia, as melhores práticas para fazer isso sem empurrar anúncios abrangentes e desnecessários são o marketing de conteúdo e o SEO.
Primeiro, você educa sobre o mundo que você está inserido com conteúdos gratuitos e começa a ganhar a confiança dessa pessoa. Posteriormente, você entrega conteúdos exclusivos sobre assuntos relacionados ao que você oferece e pede, em contrapartida, dados do cliente. É quando ele se torna um lead, ou seja, alguém que você pode potencialmente entrar em contato para vender.
Quando a pessoa se torna um lead, é possível se relacionar com ele. Você pode oferecer, a partir do momento que tem seu e-mail, benefícios através de e-mail marketing, publicidade direcionada, mais conteúdos exclusivos. Tudo para aumentar mais ainda a confiança dessa relação. Quanto mais sólido for esse relacionamento, mais propensa essa pessoa estará para comprar de você, já que ela passou por uma jornada de credibilidade com você.
É nesse momento que o limite do marketing e vendas chega de forma mais clara. Afinal, depois de preparar o público é hora de direcioná-lo a quem será capaz de dar o último empurrão para convencê-lo a comprar.
Com todas as informações reunidas através dessa jornada, a equipe de vendas entra para entender os pormenores finais para concretizar a venda. Quais são de fato suas necessidades e suas dúvidas sobre o que estamos oferecendo. Isso é feito por conversas, as quais o vendedor irá se aproximar ainda mais do cliente.
Aqui é preciso saber não ultrapassar nenhum limite para não perder vendas nem deixar a empresa no prejuízo. É saber equilibrar bem o que é benéfico para os dois lados e entregar, sobretudo, valor. Uma experiência memorável, com a qual o cliente irá se sentir protegido e irá voltar a consumir de você.
Esse é o momento final, quando o cliente passa por todos os passos e decide realizar a compra. É importante demais, ao passar por essa jornada, que as lideranças reconheçam a necessidade dessas duas áreas estarem bem alinhadas e jogando juntas. Se elas trabalham bem em conjunto, a chance da empresa realizar mais vendas qualificadas é infinitamente maior.
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