A comunicação das marcas vem passando por profundas mudanças nos últimos anos. Antigamente, a única maneira de estabelecer um diálogo com os consumidores era através da central de atendimento. Com o avanço da tecnologia, muitas empresas começaram a abraçar os chatbots como a principal ponte entre cliente e organização.
Você deve estar se perguntando: “Mas o que é isso?”. Simples: é um software que utiliza inteligência artificial para criar robôs que interagem com seres humanos nos canais de atendimento.
O grande trunfo dessa ferramenta é que, além de automatizar a comunicação, ela pode ajudar as empresas a desenvolverem uma marca de impacto que fidelize novos e atuais clientes.
Ficou com a pulga atrás da orelha? Então confira nesse artigo quais são as principais vantagens dessa revolução digital:
É de conhecimento comum que as pessoas estão cada vez mais apressadas, seja no contato com uma empresa ou com os amigos. No entanto, para as organizações, existe um perigo maior quando a resposta não é dada com agilidade.
Segundo uma pesquisa realizada pela Accenture, em 2015 as empresas brasileiras tiveram um prejuízo de US$ 217 bilhões devido a clientes que, insatisfeitos com o atendimento recebido, migraram para a concorrência.
Apesar de sabermos que as pessoas têm o direito de mudar de fornecedor quando quiserem, empresa nenhuma quer perder sua base de clientes, não é mesmo? E um dos recursos utilizados para evitar essa debandada, de acordo com o mesmo estudo, é o investimento no primeiro contato dos consumidores.
É aí que os chatbots mostram a que veio.
Por meio desses softwares, as empresas podem desenvolver uma interface que responde aos principais questionamentos dos clientes de uma forma mais rápida do que se ele ligasse para a central de atendimento.
As empresas que não têm um canal de comunicação eficiente na internet, sobretudo nas redes sociais, estão perdendo uma chance incrível de se aproximar de clientes novatos e veteranos.
A pesquisa TIC Domicílios 2015 revelou que existem 102 milhões de internautas no Brasil. Já imaginou o resultado financeiro que sua empresa teria ao se comunicar com esse público?
Só que, para ficar no radar dessas pessoas, é preciso estar onde elas passam a maior parte do tempo: nas redes sociais.
O Messenger do Facebook, o WhatsApp e o Skype são alguns exemplos do que pode ser usado na comunicação empresarial. O mais importante nisso tudo é que, ao incorporar esses métodos, a empresa fique mais interativa e presente no dia a dia dos clientes.
Desde que os chatbots surgiram, o atendimento das empresas ganhou um atrativo fundamental para chamar a atenção dos consumidores: o recurso visual. Por meio dele, é possível personalizar o suporte e o ambiente no qual a conversa acontece.
As redes sociais são eficientes, mas muito informais. Para construir uma imagem única, é indispensável que haja um chatbot próprio para cada negócio. E existem várias empresas que oferecem esse serviço!
Ao explorar o design dos chatbots, adotando as cores do logotipo e a linguagem ideal para o público-alvo, as marcas desenvolveram uma forma de comunicação capaz de conquistar a simpatia dos clientes e de intensificar a produtividade no atendimento.
Um bom exemplo de como os chatbots impactam positivamente na assistência das empresas está nos resultados obtidos pela EVA (Edenred Virtual Assistant). Essa assistente virtual atingiu a marca de 79% de eficiência no seu primeiro ano de atividade, completado em março de 2016.
Nesse período, foram realizadas mais de 1,5 milhão de interações com clientes e parceiros, respeitando a tríade da comunicação de sucesso: rapidez, eficiência e funcionalidade.
Os chatbots comprovaram que a comunicação por intermédio de sistemas inteligentes não precisa ser tão robotizada, por mais irônico que isso possa parecer!
Com o uso estratégico dessa ferramenta, todo mundo sai ganhando: os consumidores, por terem suas demandas atendidas com agilidade; e as empresas, que, com um único investimento, conseguem aumentar a produtividade e estabelecer um relacionamento mais próximo e duradouro com seus clientes.
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