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Como os chatbots revolucionaram a comunicação das marcas

              

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A comunicação das marcas vem passando por profundas mudanças nos últimos anos. Antigamente, a única maneira de estabelecer um diálogo com os consumidores era através da central de atendimento. Com o avanço da tecnologia, muitas empresas começaram a abraçar os chatbots como a principal ponte entre cliente e organização.

Você deve estar se perguntando: “Mas o que é isso?”. Simples: é um software que utiliza inteligência artificial para criar robôs que interagem com seres humanos nos canais de atendimento.

O grande trunfo dessa ferramenta é que, além de automatizar a comunicação, ela pode ajudar as empresas a desenvolverem uma marca de impacto que fidelize novos e atuais clientes.

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Ficou com a pulga atrás da orelha? Então confira nesse artigo quais são as principais vantagens dessa revolução digital:

Facilitando a experiência do usuário

É de conhecimento comum que as pessoas estão cada vez mais apressadas, seja no contato com uma empresa ou com os amigos. No entanto, para as organizações, existe um perigo maior quando a resposta não é dada com agilidade.

Segundo uma pesquisa realizada pela Accenture, em 2015 as empresas brasileiras tiveram um prejuízo de US$ 217 bilhões devido a clientes que, insatisfeitos com o atendimento recebido, migraram para a concorrência.

Apesar de sabermos que as pessoas têm o direito de mudar de fornecedor quando quiserem, empresa nenhuma quer perder sua base de clientes, não é mesmo? E um dos recursos utilizados para evitar essa debandada, de acordo com o mesmo estudo, é o investimento no primeiro contato dos consumidores.

É aí que os chatbots mostram a que veio.

Por meio desses softwares, as empresas podem desenvolver uma interface que responde aos principais questionamentos dos clientes de uma forma mais rápida do que se ele ligasse para a central de atendimento.

Usando a interatividade para marcar presença no mercado

As empresas que não têm um canal de comunicação eficiente na internet, sobretudo nas redes sociais, estão perdendo uma chance incrível de se aproximar de clientes novatos e veteranos.

A pesquisa TIC Domicílios 2015 revelou que existem 102 milhões de internautas no Brasil. Já imaginou o resultado financeiro que sua empresa teria ao se comunicar com esse público?

Só que, para ficar no radar dessas pessoas, é preciso estar onde elas passam a maior parte do tempo: nas redes sociais.

O Messenger do Facebook, o WhatsApp e o Skype são alguns exemplos do que pode ser usado na comunicação empresarial. O mais importante nisso tudo é que, ao incorporar esses métodos, a empresa fique mais interativa e presente no dia a dia dos clientes.

Explorando os chatbots para uma comunicação cativante e produtiva

Desde que os chatbots surgiram, o atendimento das empresas ganhou um atrativo fundamental para chamar a atenção dos consumidores: o recurso visual. Por meio dele, é possível personalizar o suporte e o ambiente no qual a conversa acontece.

As redes sociais são eficientes, mas muito informais. Para construir uma imagem única, é indispensável que haja um chatbot próprio para cada negócio. E existem várias empresas que oferecem esse serviço!

Ao explorar o design dos chatbots, adotando as cores do logotipo e a linguagem ideal para o público-alvo, as marcas desenvolveram uma forma de comunicação capaz de conquistar a simpatia dos clientes e de intensificar a produtividade no atendimento.

Um bom exemplo de como os chatbots impactam positivamente na assistência das empresas está nos resultados obtidos pela EVA (Edenred Virtual Assistant). Essa assistente virtual atingiu a marca de 79% de eficiência no seu primeiro ano de atividade, completado em março de 2016.

Nesse período, foram realizadas mais de 1,5 milhão de interações com clientes e parceiros, respeitando a tríade da comunicação de sucesso: rapidez, eficiência e funcionalidade.

Os chatbots comprovaram que a comunicação por intermédio de sistemas inteligentes não precisa ser tão robotizada, por mais irônico que isso possa parecer!

Com o uso estratégico dessa ferramenta, todo mundo sai ganhando: os consumidores, por terem suas demandas atendidas com agilidade; e as empresas, que, com um único investimento, conseguem aumentar a produtividade e estabelecer um relacionamento mais próximo e duradouro com seus clientes.

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