Contato Atendimento Ticket Edenred

Gestão de pessoas é sobre diversidade – e isso tem que estar na cultura da sua empresa!

Gestão de pessoas é sobre diversidade - e isso tem que estar na cultura da sua empresa!

Compartilhe

 

A cultura de uma empresa é basicamente a forma como ela funciona, o que pode refletir em seus costumes e valores. Investir na cultura é promover uma identidade do negócio e também meios de engajar os colaboradores que a integram. 

Tecnologia sempre vai entrar para otimizar processos, mas negócios são sobre pessoas. Focar no desenvolvimento e no estímulo de quem está do seu lado para fazer seu negócio crescer deveria ser tão prioritário quanto atender bem o cliente. 

E as pessoas são diferentes. Gerí-las é uma tarefa diversa. Você não consegue trabalhar sob um livro de regras. 

 

> Nós temos um e-book sobre Gestão de Pessoas. Complete sua leitura com diferentes formatos Ticket. Baixe gratuitamente aqui!

 

Gestão de pessoas é sobre diversidade – e você precisa ter isso naturalizado na sua cultura

Quando um funcionário está inserido em um contexto que estimula, mais fica envolvido com o projeto e com o próprio trabalho. Isso aumenta diretamente a eficiência de entrega de resultados.

Aqui estamos falando de desenvolvimento de cultura. Ela influencia no entrosamento e na colaboração entre os funcionários, ingredientes indispensáveis para o bom funcionamento da empresa. Antes e para além de propagar o seu propósito para o mundo, você precisa enraizar dentro da sua cultura de trabalho.

Não adianta se posicionar, se você não banca a atitude todos os dias. Você precisa agir de acordo com aquilo que decidiu que são suas premissas. Isso está totalmente inserido dentro do contexto da criação e do gerenciamento de um ambiente de trabalho saudável e de uma gestão de pessoas efetiva.

 

Pessoas são o centro do seu negócio – e elas são diferentes

Tudo começa proporcionando uma experiência diversa e inclusiva. Essas pessoas são diferentes. Elas são de origens diferentes. Cargas históricas diferentes. É impossível colocar todas em uma mesma caixinha e esperar que tudo funcione. Cada caso é um caso. E é necessária muita flexibilidade para prosperar. Para ter uma cultura forte.

Cada um tem um jeito de trabalhar. Uma pesquisa feita em 2019, pelo International Workplace Group (IWG), com 15 mil participantes em mais de 100 países (Brasil incluso),  revelou que para 85% dos entrevistados há uma relação direta entre produtividade e flexibilização no trabalho. 

Para eles, o colaborador tende a ser mais produtivo quando tem maior autonomia sobre sua rotina de trabalho. Isso porque nós trabalhamos para ter uma vida de qualidade – e não vivemos para trabalhar. Cada um tem seus hábitos, que não devem ser deixados de lado sobrepostos a outras atividades.

Conseguir equilibrar essa balança e prover um ambiente flexível aos seus funcionários só fortalece a cultura da sua empresa – e o principal, a retenção de talentos. Você possui as melhores pessoas dentro do seu time, entrosadas e recompensadas por desempenharem lá. É uma conta que fecha no positivo.

 

Para além de garantir um assento à mesa, você precisa desenvolver

Diversidade só funciona com inclusão. É preciso colocar todos na mesa. Não existe o olhar da vitrine. Todos precisam estar na mesa, incluídos. Se sua empresa deseja crescer, nada melhor do que contar com a especialização das pessoas que fazem ela crescer. Para além do assento, você precisa gerar troca, gerar bens dessa relação.

Uma das premissas da gestão de pessoas é justamente estimular o desenvolvimento de seus colaboradores. Uma pessoa que se sente envolvida no ambiente de trabalho e com perspectiva para crescer certamente não vai querer sair de lá e vai querer mostrar mais. Isso diminui os indicadores de rotatividade e de absenteísmo, fortalecendo a cultura da empresa.

Não adianta apenas dar feedbacks se você não dá o instrumental para melhorar as fraquezas dos seus colaboradores. Isso pode desestimular.

Ofereça treinamentos, cursos, workshops, para que seus funcionários se tornem mais completos e atualizados em suas respectivas áreas. Apesar de parecer um custo dispensável da empresa, na realidade é um tipo de investimento que ela faz não só nos próprios colaboradores, mas nela mesma. Afinal, quanto mais desenvolvidos e completos eles forem, melhor será o desempenho do negócio.

 

> Quer saber mais sobre Gestão de Pessoas? Confira nosso guia completo sobre o assunto!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img