Na disputa pelos maiores talentos do mercado de trabalho, muitas empresas usam uma única estratégia: aumentar os salários. Porém, embora a remuneração seja muito importante, ela não é o único critério que atrai bons profissionais. Em busca de qualidade de vida, eles também estão de olho no conjunto de benefícios oferecido. É uma prática clara de gestão de pessoas.
Entenda o porquê neste post!
No Brasil, temos uma realidade bastante diferente daquela que vemos em outros países. É claro que as pessoas sempre têm interesse em salários maiores, mas a verdade é que elas geralmente estão vulneráveis em outros aspectos que vão além do dinheiro.
Por exemplo: enquanto profissionais de outros países sabem que podem contar com um bom sistema público de hospitais, essa não é a nossa realidade. Por isso, benefícios que proporcionam algum tipo de assistência médica ajudam essas pessoas a se sentirem mais seguras.
Além disso, a principal importância dos benefícios é o fato de que eles asseguram que os colaboradores de uma empresa tenham acesso a determinados direitos e serviços que poderiam ser comprometidos pelo “aperto” do orçamento.
Assim, mesmo que o colaborador tenha um imprevisto financeiro, ele tem a certeza de que certas necessidades estão garantidas. O valor necessário para sua alimentação diária, por exemplo, ficará preservada no seu benefício, trazendo tranquilidade em relação a esse assunto.
Podemos aplicar esse mesmo raciocínio à cultura. Para muitas famílias brasileiras, que vivem com um orçamento apertado, participar de atividades culturais ou até mesmo comprar livros pode ser considerado um luxo.
Porém, quando a empresa proporciona esse tipo de benefício, elas têm a possibilidade investir esse valor em seu lazer e bem-estar. Isso ajuda o colaborar a se desenvolver profissionalmente e promove a satisfação dele e de sua família.
Ao oferecer benefícios, uma empresa mostra um ponto importante da sua cultura organizacional: a valorização dos colaboradores.
Ela passa uma série de mensagens a respeito de como ela considera as pessoas que fazem parte de sua equipe, demonstrando que:
Benefícios custam dinheiro para a empresa. Porém, ela entende que esse investimento é importante para assegurar que seus profissionais estarão seguros em caso de imprevistos. Por isso, ela toma providências para que suas necessidades básicas sejam atendidas sempre!
Como já falamos, para algumas famílias determinados gastos seriam considerados um luxo. Elas acabam cortando do orçamento algumas despesas que seriam importantes para sua qualidade de vida, como o lazer.
Quando a empresa proporciona esse tipo de benefício, mostra que se preocupa com esses aspectos. Então, trata-se de uma demonstração de que ela valoriza não só o trabalho do profissional, mas também a felicidade dele.
Muitas empresas colocam apenas o cliente em primeiro lugar. Outras entendem que seus profissionais também precisam ter uma boa experiência com a companhia. Os benefícios fazem parte desse “pacote”.
Em primeiro lugar, ao oferecer um bom conjunto de benefícios, a empresa dá aos profissionais todas as condições necessárias para que eles fiquem bem. Saúde física e paz mental reduzem o surgimento de doenças e, consequentemente, as despesas com afastamentos e licenças.
Esse tipo de política de gestão de Recursos Humanos também é responsável pela satisfação dos colaboradores. Uma pesquisa recente mostrou que quatro em cada cinco profissionais preferem um novo benefício a um aumento salarial.
Segundo os especialistas, o profissional entende que esse tratamento diferenciado é um sinal de reconhecimento. A resposta é engajamento e produtividade, tornando o negócio mais lucrativo e competitivo.
Outra vantagem é que as empresas que oferecem esses benefícios conquistam uma boa imagem no mercado de trabalho. Elas melhoram seu Employer Branding e passam a atrair os principais talentos!
Gostou do post? Acredita que ele é útil para outros empregadores ou gestores? Então, compartilhe-o no LinkedIn e mostre a eles a importância de oferecer benefícios aos colaboradores!
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.