A gestão de pessoas é um dos principais elementos na estratégia organizacional. Afinal, as pessoas são ativos vitais para o atingimento das metas e dos objetivos de qualquer empresa.
Uma gestão de pessoas bem elaborada pode fornecer um alto valor agregado às organizações, impactando na produtividade e no crescimento.
Entretanto, algumas empresas ainda têm dúvidas sobre os benefícios alcançados com a integração da gestão de pessoas à estratégia organizacional.
Por isso, nesse post destacaremos algumas dicas para você garantir esse alinhamento. Confira!
A estratégia organizacional depende da presença de pessoas capazes de colocá-la em prática. São os colaboradores, com suas aptidões, talentos e capacidades.
Nesse sentido, o setor de Recursos Humanos tem papel estratégico, interagindo com todos os outros departamentos, participando das decisões e planejando ações com base em demandas sistêmicas da organização.
Existem diversas questões que, se não forem bem planejadas e executadas, impactam negativamente na estratégia organizacional, prejudicando os resultados esperados pela empresa.
São elas:
Estas questões só poderão ser respondidas se a gestão de pessoas estiver inserida dentro do planejamento estratégico organizacional.
A gestão de pessoas, quando integrada à estratégia organizacional, se torna essencial para o alcance dos objetivos da empresa, independentemente de sua área de atuação ou de sua estrutura.
A empresa alcança diversos benefícios, tais como:
A organização consegue promover mais facilmente a cultura e os valores organizacionais, fazendo com que os colaboradores percebam a coerência entre as decisões, as ações e as medidas adotadas internamente.
Essa coerência transmite confiança e credibilidade.
A atração e a retenção de talentos são desafios permanentes para as empresas, dependendo muito do clima organizacional, além de possibilidades de crescimento, desenvolvimento e políticas atrativas de benefícios.
Uma identidade organizacional fortalecida atrai profissionais que compartilham dos mesmos valores e que se adaptarão mais facilmente à cultura organizacional.
Treinamento e qualificação são fundamentais à gestão de pessoas e à manutenção do crescimento da empresa.
Quando planejados por meio do alinhamento das necessidades dos colaboradores com os anseios da empresa, os resultados alcançados são muito mais consistentes, contribuindo para a estratégia organizacional.
Além disso, a elaboração de um plano de desenvolvimento individual permite explorar todo o potencial do profissional, fazendo com que ele produza mais e melhor.
Esse é um dos pilares mais importantes no desenvolvimento de uma gestão de pessoas integrada à estratégia organizacional.
O colaborador engajado não trabalha apenas por dinheiro ou benefícios: ele se sente parte da empresa e deseja seu sucesso.
A partir daí, o colaborador sente inspiração e motivação para trabalhar com todo o seu potencial, contribuindo para alavancar os resultados da organização.
Nesse post, você percebeu a importância de integrar a gestão de pessoas com a estratégia organizacional e isso pode impactar positivamente nos resultados da empresa.
Se você gostou, que tal compartilhá-lo com a sua rede de contatos no LinkedIn?
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.