Segundo estudo publicado pela Robert Half, flexibilidade é o primeiro item considerado por candidatos de vagas de empregos, seguido por salário e em terceiro, benefícios. Sabendo disso, qual a importância de oferecer flexibilidade sem deixar de garantir a qualidade de vida e nutrição dos seus colaboradores com vale alimentação e vale refeição.
Se à primeira vista a informação que flexibilidade é mais importante do que salário pode causar estranheza, quando analisamos os últimos anos pode-se perceber que é a consequência natural de um movimento que começou como solução temporária na pandemia.
No primeiro semestre de 2020 diversas empresas se viram obrigadas a adotar o modelo de home office às pressas. Isso fez com que uma grande parcela de colaboradores experimentassem um modelo de trabalho diferente. Por fim, muitas dessas pessoas gostaram e querem seguir trabalhando à distância.
Nesse sentido, um modelo de trabalho mais flexível se tornou muito desejável.
Anteriormente à essa realidade de modelos de trabalhos mais flexíveis era mais fácil e direto responder essa pergunta. O vale refeição cobria os custos de alimentação no local de trabalho e o vale alimentação era um benefício para auxiliar a alimentação do trabalhador na sua casa.
Porém no momento que as idas ao local de trabalho ou não existem ou são menos frequentes, essa lógica começa a fazer menos sentido.
Hoje existem benefícios que cobrem todas as necessidades do colaborador, já que existe a possibilidade de escolher uma solução flexível, ou seja, que o colaborador escolha a forma que faz mais sentido usar.
O Ticket Superflex é uma solução que torna essa flexibilidade possível e fácil de gerir. Saiba mais clicando aqui.
Em primeiro lugar, quais as reais vantagens em ter mais flexibilidade em benefícios como vale refeição e vale alimentação?
Conforme dito anteriormente, flexibilidade é muito importante hoje na atração de talentos. Mas oferecer bons benefícios também é muito relevante. Unir esses dois ítens no momento de fazer uma carta proposta pode ser estratégico na atratividade de novos talentos para a organização.
Sob o mesmo ponto de vista do item anterior, oferecer benefícios mais flexíveis pode ajudar na retenção de talentos, já que torna a empresa mais competitiva na disputa por pessoas no mercado de trabalho.
Veja um conteúdo completo de como usar benefícios flexíveis para atrair e reter talentos neste link.
Ter mais flexibilidade em benefícios como o vale refeição e vale alimentação não é válido somente para empresas que adotaram o modelo híbrido ou home office. Ele também faz sentido para empresas que voltaram a trabalhar no modelo presencial.
Depois de entender os benefícios de ter maior flexibilidade, é fundamental analisar os cuidados para que essa decisão seja segura para a empresa.
Para que os benefícios de vale alimentação e vale refeição sejam corretamente geridos e utilizados na empresa, é muito importante que esteja alinhado com as novas regras do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador.
O Cartão Ticket superflex atende as necessidades dos colaboradores e as novas regras do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)*, com isenção de encargos social e trabalhista (INSS e FGTS) e desconto de até 4% no Imposto de Renda.
*Apenas Benefícios de Alimentação e Restaurante
Esse cuidado garante segurança jurídica e fiscal para a empresa. Neste link você pode baixar um ebook contendo diversas informações de tudo o que você precisa saber para estar juridicamente em dia com sua empresa.
É muito importante que os benefícios sejam comunicados e explicados com detalhe para os colaboradores. E essa comunicação deve ser reforçada periodicamente para as pessoas que já estão trabalhando na empresa.
Dessa forma se garante que as vantagens citadas anteriormente em relação à retenção de talentos realmente aconteçam.
Não é possível falar de impacto positivo de benefícios sem analisar a rede credenciada da empresa contratada. É fundamental que o colaborador sinta segurança de que o benefício dele será aceito por todo o Brasil numa ampla rede credenciada.
Sobretudo, um ponto está muito claro: flexibilidade não é mais uma tendência. Hoje ela é uma realidade praticada por diversas empresas e desejada pela maioria dos colaboradores. Ter atenção a esses sinais do mercado é fundamental para manter a organização competitiva na busca por talentos.
Porém, embora seja uma realidade, a flexibilização de benefícios precisa ser feita de forma correta para que gere apenas resultados positivos e não onere a empresa de forma negativa.
Por fim, todos os esforços para tornar a empresa mais competitiva na busca de novos talentos é recompensada com a vantagem de atrair e reter os talentos mais alinhados com os objetivos da organização.
Hoje já é sentida uma certa dificuldade em atrair colaboradores qualificados nas grandes empresas. Estar preparado para essa realidade pode se tornar um diferencial competitivo.
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.