Saiba o que você não pode comprar com o vale alimentação

Compartilhe

Um benefício muito comum oferecido pelas empresas é o vale alimentação. Existem regras sobre a forma de utilizar o recurso e muitos se perguntam o que não se pode comprar com vale alimentação.

Neste artigo, vamos tratar das categorias proibidas pela lei e quais são as consequências caso algum item seja comprado com benefício vale alimentação. Acompanhe até o final e fique por dentro das orientações.

O que é vale alimentação?

Antes de falarmos o que não se pode comprar com vale alimentação, vamos entender o que é. O vale alimentação é um benefício oferecido pela empresa para que o colaborador possa comprar os insumos para suas refeições.

O benefício não pode ser pago em dinheiro, para evitar que seja utilizado de forma indevida, ou seja, comprando algo que não seja alimento. Assim, a empresa concede determinado valor em forma de cartão, como o Ticket Alimentação, para o profissional utilizar ao longo do mês. 

Os locais permitidos para usá-lo são vários, como veremos logo mais. Caso a empresa opte por oferecer um benefício para o colaborador comprar comidas prontas, deve escolher o vale refeição.

O que não pode comprar com vale alimentação: 10 exemplos

Algumas categorias são proibidas, pela lei, de serem compradas com o vale alimentação, como as que trataremos a seguir.

Bebida Alcoólica

Desde 2002, a compra de bebidas alcoólicas com vale alimentação é proibida, independente do produto escolhido pelo consumidor.

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos

Embora alguns eletrodomésticos possam ser utilizados no preparo dos alimentos, sua compra não é permitida com o benefício, que é exclusivo para gêneros alimentícios.

mulher realizando compra de creme em um supermercado

Cosméticos

Produtos como hidratantes, maquiagens e perfumes não se enquadram nas categorias permitidas, pois fogem do propósito do benefício.

Cigarros

Um dos propósitos do vale alimentação é proporcionar mais qualidade de vida para o colaborador. O cigarro e demais produtos de tabacaria vão contra essa ideia e causam mal à saúde do profissional.

Produtos de limpeza

Os materiais para limpeza fogem do propósito do benefício e não podem ser adquiridos com o VA, mesmo que sejam vendidos no mesmo local dos alimentos.

Combustíveis em geral

De modo similar aos pontos anteriores, os combustíveis não devem ser comprados com o vale alimentação, mesmo que seja para situações de emergência.

Talheres e utensílios de cozinha

Apesar de serem utilizados para alimentação, os talheres são produtos de suporte para as refeições, portanto não é o foco do uso do VA.

Refeições prontas (como aquelas congeladas em delivery)

Apesar de ser alimento, as refeições prontas podem ser adquiridas com outro benefício: o vale refeição.

Saiba mais: É possível sacar dinheiro do Ticket Restaurante? Entenda!

Ferramentas

Esta é outra categoria de produtos que não se relaciona com os alimentos, portanto não devem ser comprados com o VA.

Produtos de higiene pessoal

Apesar de serem essenciais para os colaboradores, o vale alimentação não abrange essa categoria de produtos.

O que pode ser comprado com o vale alimentação?

Agora que já falamos o que não se pode comprar com vale alimentação, vamos ver o que pode ser adquirido com o benefício. Em essência, todos os tipos de alimentos in natura, que exigem algum preparo podem ser comprados.

Isso inclui carnes, frutas, verduras, legumes, grãos, pães etc. Todos os tipos de comida, que não sejam refeições prontas, são permitidos para compra.

Onde utilizar o vale alimentação?

Estabelecimentos como mercados, açougues, padarias e mercearias aceitam o vale alimentação.

O Ticket Alimentação é aceito em uma ampla rede de estabelecimentos em todo o país, trazendo mais comodidade para o consumidor utilizar seu benefício.

Há punição para o estabelecimento em caso de descumprimento das regras?

As empresas que aceitarem compras de produtos proibidos do vale alimentação e as empregadoras que permitirem o uso indevido podem ser multadas, com valores que variam entre R$5 mil e R$50 mil reais, com possibilidade de dobrar o valor em caso de reincidência.

Utilize o vale alimentação da forma correta

É muito importante que o RH das empresas oriente seus colaboradores a entenderem qual a melhor forma de utilizar o vale alimentação, principalmente, pensando na sua qualidade de vida com uma alimentação mais saudável e balanceada.

Qual é a melhor opção de cartão vale alimentação?

A Ticket oferece os melhores benefícios do mercado, como vale alimentação, vale refeição e cartão de benefício flexível, que trazem mais comodidade para o profissional utilizar seus benefícios.

Além disso, a Ticket é uma parceira do RH, já que pelo Portal Ticket, é possível gerenciar os benefícios dos seus colaboradores e sua empresa tem a disposição canais exclusivos de atendimento, como telefone dedicado e a EVA, nossa Assistente Virtual.

Desta forma toda a gestão do vale alimentação é otimizada, economizando o tempo do RH para a criação de mais iniciativas que geram impacto positivo para os colaboradores.

Conheça as soluções da Ticket e veja como implementar na sua empresa.

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img