Reforma trabalhista: como ficam as regras e benefícios?

Compartilhe

Nova reforma trabalhista: benefícios, mudanças e vantagens.

 

A reforma trabalhista trouxe mudanças em muitas leis, tanto para o lado dos trabalhadores quanto para o dos empresários. Quando o assunto é oferecer benefícios, a nova lei facilitou bastante o processo.

Então, se você quer saber como a reforma trabalhista impactou os benefícios, quais são os principais tipos de premiação e como funciona a tributação, leia nosso post até o final!

Facilite a gestão de benefícios da sua empresa com a Ticket. Saiba mais!

Nova reforma trabalhista: o que é, exatamente?

A nova reforma trabalhista é um conjunto de alterações feito na Consolidação da Lei do Trabalho (CLT). Tecnicamente, chama-se Lei nº 13.467 de 2017 e, segundo o governo, trata-se de uma série de medidas para combater o desemprego e a crise econômica.

 

Novas regras da reforma trabalhista: o que mudou?

Segundo publicação do Senado Federal, as principais mudanças da nova reforma trabalhista são:

  • Jornada de trabalho pode ser negociada entre empregador e colaborador, permitindo, inclusive, a jornada por escala – com 12 horas de serviço e 36 horas de descanso. Além disso, também é permitida a jornada intermitente.
  • Férias podem ser divididas em até três períodos, mas nenhum pode ser inferior a cinco dias corridos e pelo menos um dos períodos precisa ter no mínimo 14 dias corridos.
  • O imposto sindical não é mais obrigatório e o valor permanece igual – equivale a um dia de trabalho por ano.
  • Há a opção de demissão em comum acordo, onde o aviso prévio indenizado é devido pela metade, a multa do FGTS diminui para 20% e o trabalhador pode sacar 80% do dinheiro do Fundo de Garantia.”. Esta substituição é necessária, pois nos casos em que o empregado possui direito ao aviso prévio proporcional (por exemplo, 60 dias), o pagamento devido seria de 30 dias, e não 15. Além disso, é necessário destacar que o pagamento pela metade ocorre apenas no aviso prévio indenizado, conforme prevê o artigo 484-A da CLT.  

Reforma trabalhista: vantagens

Apesar do tema dividir opiniões de estudiosos, inúmeros especialistas afirmam que não se trata somente sobre os benefícios da reforma trabalhista, e sim da modernização das leis, acompanhando as mudanças da sociedade como um todo.

O economista José Márcio Camargo, em entrevista para o portal da Globo.com, por exemplo, acredita que a opção de jornada intermitente beneficiará jovens e mulheres que não podem trabalhar todos os dias no mesmo horário.

O professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Andre Portela Souza, explica em entrevista na revista Exame que a reforma amplia os direitos do trabalhador ao invés de cortá-los. Ele comenta que os avanços tecnológicos criam novas funções que podem ser exercitadas graças às possibilidades de novos tipos de contratação e jornada.

Já o professor de Direito na Universidade de Cambridge e especialista em impacto das leis trabalhistas na renda e emprego, Simon Deakin, diz em entrevista para a BBC que não existem evidências de que esse tipo de reforma ajude a gerar empregos. No entanto, ele ressalta que é importante fazer uma avaliação a longo prazo. Isso porque apesar da proteção ao trabalhador ser fundamental para a economia, leis muito severas desencorajam o empregador – o que gera um resultado ruim.

Buscar um ponto de equilíbrio torna-se fundamental, segundo o pesquisador.

Afinal de contas, como a reforma trabalhista impacta os benefícios?

Após a reforma trabalhista entrar em vigor, o empregador poderá “premiar” aqueles que se destacam no dia a dia da empresa sem que esse prêmio seja considerado um “salário”. Isso porque a lei assegura que esse pagamento não poderá ser incorporado.

O 2º parágrafo do art 457 da CLT diz o seguinte:

“As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, limitadas a cinquenta por cento da remuneração mensal, o auxílio-alimentação, vedado o seu pagamento em dinheiro, as diárias para viagem e os prêmios não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de encargo e previdenciário.”

Isso facilita para a empresa, pois é possível fazer o pagamento de prêmios até duas vezes por ano sem necessariamente ser um aumento de salário, mas um incentivo para os colaboradores seguirem produzindo e vestindo a camisa. Aprenda a usar os benefícios corporativos como um diferencial competitivo. 

Você sabia sobre as mudanças nas leis e os seus direitos? Quer mais informações sobre o assunto? Nos contate para saber tudo sobre benefícios corporativos!

Qual o melhor benefício para oferecer aos colaboradores?

Agora que você entendeu o que reforma trabalhista diz sobre benefícios, que tal oferecer uma vantagem exclusiva para os profissionais da sua empresa? O Presente Perfeito pode ser uma ótima pedida.

Com o Presente Perfeito, o colaborador tem a praticidade e a qualidade que só a Ticket é capaz de oferecer. O cartão é uma solução corporativa para premiação e incentivo de profissionais, parceiros, clientes e consumidores finais. Não permite saques ou transferências e é aceito em toda rede Good Card.

Sendo assim, a empresa não estipula com o que o colaborador deve gastar, apenas um valor “x” para isso. Assim, proporciona a liberdade que ele merece para escolher seu prêmio. Além disso, o Presente Perfeito oferece os seguintes benefícios para a empresa e o profissional:

  • Reconhecimento pelo trabalho;
  • Entrega ágil do benefício;
  • Gerenciamento de pedidos, consulta de saldo e extrato;
  • Atendimento exclusivo;
  • Flexibilidade na contratação.

Benefícios corporativos e Presente Perfeito: como contratar

Contratar as soluções Ticket é muito simples. 

Basta acessar esse link, fazer a simulação, completar o cadastro, e começar a receber o benefício na empresa. 

Se você também tem interesse em saber mais sobre porque contratar uma empresa de benefícios corporativos de credibilidade, não deixe de ler esse artigo

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img