Recompensa: entenda a importância do reconhecimento profissional

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Recompensa: a importância do reconhecimento no trabalho.

Recompensa: como criar um programa de reconhecimento de colaboradores

 

Recompensa: eis uma palavra que atrai a todos nós. Seja o empresário que procura manter seu negócio competitivo no mercado, o autônomo que tem vontade de crescer ou o colaborador que deseja ser o funcionário do mês, todos os trabalhadores gostam – e precisam – de reconhecimento profissional.

E quem diz isso é a própria ciência. O cérebro humano possui um sistema de recompensa responsável por sensações de prazer e satisfação.

O pesquisador no Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, Rodrigo Grassi, explica em matéria para o portal de notícias G1, que esse mecanismo existe como uma técnica de sobrevivência.

Ou seja: faz parte do ser humano desde os primórdios. Portanto, nos acompanha onde vamos. Inclusive, na vida profissional.

Paralelamente, é possível observar como a tecnologia tem possibilitado que os relacionamentos fiquem cada vez mais estreitos. E com isso, o foco de grande parte das empresas passou a ser o consumidor.

Todas as suas ações são voltadas para ele e, como resultado, a relação se tornou humanizada. E essa humanização também é uma espécie de recompensa para o cliente – ele deseja comprar de uma determinada empresa e, além do produto ou serviço, recebe um atendimento mais humano como recompensa.

No entanto, não adianta colocar o foco no ser humano cliente e se esquecer daqueles que tornam todas as transações possíveis: os colaboradores.

Lembre-se: todo ser humano, inclusive no âmbito profissional, precisa de recompensa.

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Em PMEs, então, o reconhecimento dos colaboradores deve ser ainda maior. Quer saber por que valorizar a sua força de trabalho?

Continue a leitura desse post!

 

Ciência: o que motiva as pessoas?

Um compilado de estudos reunidos em matéria para a revista Galileu mostra que o ser humano precisa de recompensas para se sentir motivado.

Mas engana-se quem acredita que o único tipo de retorno esperado é o dinheiro.

Por isso, é comum que tantas empresas criem programas de reconhecimento profissional que envolvam benefícios e bônus além do contracheque.

No estudo, foram destacados alguns mecanismos motivadores que costumam elevar a empolgação das pessoas por conta da sensação de recompensa. Confira!

Dinheiro: da antiguidade à sociedade contemporânea, dinheiro é uma recompensa básica e que funciona bem. É um ótimo motivador para tarefas do dia a dia, mas os especialistas alertam que ele pode sabotar um pouco a parte criativa.

Independência: a sensação de liberdade para administrar tarefas e escolhas funciona como um tipo de reconhecimento, também. Aqui, tomamos a liberdade de destacar o exemplo do Ticket Restaurante e Ticket Alimentação, benefícios que promovem a sensação de independência no colaborador – afinal, ele pode escolher onde e o que comer.

Conhecimento: essa é outra recompensa que o ser humano busca. Utilizá-lo como um benefício ou forma de reconhecimento no trabalho também é positivo, especialmente porque as pessoas se sentem mais desafiadas, realizadas e úteis.

Engajamento: a reportagem também destaca o engajamento como uma recompensa a partir do momento que o colaborador entende que seu papel faz diferença na empresa. Por isso, é bastante recomendável que os gestores tenham um diálogo aberto e claro com a equipe, promovendo esse entendimento para o time.

 

Recompensa em uma PME: por que é importante?

Desenvolver programas de reconhecimento para os funcionários de pequenas e médias empresas é fundamental porque retém talentos. E como diz a máxima: empresa é feita de gente. Isso significa que quanto mais talentosos os colaboradores, mais produtivo o negócio. O resultado disso só pode ser positivo, não é mesmo?

Veja os motivos por que gerar reconhecimento para o colaborador.

 

Os colaboradores de uma PME são multifuncionais

PMEs não têm uma grande quantidade de trabalhadores. Portanto, eles precisam ser multifuncionais e exercer diversas funções. Pensando nisso, como não reconhecer um excelente profissional que se dispõe a lidar com o administrativo, financeiro e comunicacional do seu negócio?

Crie programas para valorizar o colaborador do mês, tenha um canal para ouvir ideias dos profissionais, faça pesquisas de satisfação e investigue constantemente como anda o clima organizacional.

 

O reconhecimento dos colaboradores melhora a imagem da PME

Você já deve ter visto como um mau relacionamento entre empresa e cliente gera uma imagem ruim para a primeira parte, certo? Imagine quando a queixa vem de quem estava dentro da PME!

Da mesma forma, colaboradores satisfeitos fazem propaganda gratuita. Quem gosta de seu local de trabalho confia e consome o produto/serviço, pois sabe da qualidade e do quanto se esforçou para colocá-lo no mercado.

 

Os talentos não sentem necessidade de sair da empresa

Quem já está treinado e entende bem o funcionamento de sua PME precisa ser valorizado. É esse profissional que explicará para os novos talentos como a empresa trabalha, quais são suas missões, visões e valores e como é o clima organizacional.

No entanto, é natural que um colaborador que não se sinta motivado procure um novo emprego que ofereça plano de carreira e benefícios. Mais do que dinheiro, ele quer ser reconhecido pelo que faz.

Portanto, quando os gestores oferecem oportunidades de crescimento, um ambiente saudável e auxílios, eles não enxergam motivos para sair da empresa.

 

PMEs que valorizam os colaboradores atraem novos profissionais

Quem não deseja trabalhar em uma empresa que aposta no reconhecimento dos colaboradores?

Além de reter quem já está em sua PME, outros talentos se candidatam para trabalhar com você. Isso promove diversos fatores:

  • inovação: novos colaboradores trazem bagagem diferente e ideias novas;
  • renovação: os talentos trazem mais frescor e deixam o trabalho menos engessado;
  • adesão de novos clientes: eles se sentirão muito mais confortáveis em consumir um produto ou serviço de quem valoriza todos os envolvidos no negócio.

 

A produtividade dos setores aumenta

Ninguém fica motivado por medo. O trabalhador quer saber que seu trabalho é útil e que tem chances de progredir.

Portanto, em vez de obrigar os colaboradores a cumprir metas por receio de perder o emprego, ofereça bonificações, participação nos lucros e reconhecimento nos canais de comunicação interna pelo trabalho bem-feito.

Um profissional que vê motivos para trabalhar se sente muito mais animado para cumprir suas tarefas.

Ele também enxerga a chance de mostrar novas ideias e de continuar estudando para avançar na PME. Além de produtivo, ele se torna proativo.

O reconhecimento de equipe e dos colaboradores é essencial para o funcionamento de uma PME. A qualidade do seu produto ou serviço está nas mãos do seu corpo de trabalho. Oferecer benefícios, plano de carreira e programas de incentivo fará bem para todos os envolvidos no seu negócio.

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