Como executar o planejamento de marketing e vendas?

Como executar o planejamento de marketing e vendas?

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Como em uma viagem, planejar é organizar para que tudo saia como o estruturado. A questão é que só vivendo que os imprevistos surgem e somos capazes de propormos uma ação para remanejar a rota. Em um planejamento de marketing e vendas não é diferente. Você planeja para saber o seu destino, o seu objetivo, como chegar até lá, mas é só na execução para entender as variáveis que compõem esse caminho. Igualmente importante a planejar, então, é executar. Para isso, é preciso…

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Elaborar um plano de ação

O seu plano de ação precisa conter informações como: tarefas a serem desempenhadas no dia a dia; prazo de cada atividade; como deve ser feita a execução; profissionais responsáveis; e orçamento. Você só terá sucesso se tudo estiver bem claro e disponível para todos os envolvidos. Parte importante do plano de ações é o cronograma, que dará um ritmo e norte para as tarefas a serem realizadas.

 

Seguir um cronograma

 

As estratégias estão no campo do planejamento. O plano de ação é como executar esse planejamento. Para tirar do papel, talvez um dos pontos mais vitais seja a elaboração de um cronograma que coloque em perspectiva todos os passos anteriores a colocar o projeto na rua. Data para entregas, periodicidade de alinhamentos e momentos decisivos para a estratégia.

 

Entender seu contingente – e contratar ajuda externa se preciso

 

Outra parte importante de você começar seu plano de ação é entender o contingente de funcionários que você tem em mãos. Sua equipe realmente é suficiente para executar o planejamento estruturado? Isso não significa tamanho necessariamente, já que colocamos também produtividade na equação. A questão é: você tem as pessoas certas para executar o planejado? Em outras palavras, você precisa ter expectativa e execução bem alinhadas. Caso não esteja, não hesite em contratar profissionais freelancers para realizar tarefas que exigem mais do que a equipe atual é capaz. 

É claro que a contratação dessa ajuda externa deve ter alguns cuidados. Um deles é preferencialmente contratar profissionais conhecidos e de confiança, que poderão cumprir os prazos estabelecidos e entregarão um material de qualidade. Outra questão é exatamente em relação a prazos. 

 

Fazer análises frequentes

Você pode montar um planejamento inicial impecável. Jogue ele no lixo se ele não for analisado de perto e frequentemente. Imprevistos são naturais e um bom planejamento de marketing e vendas conta com eles. Mais do que isso, conta com tudo que aprendeu, para aperfeiçoar. Entender as métricas que foram estabelecidas para guiar o percurso, evoluí-las ou podá-las. 

Os motivos podem ser variados, desde hipóteses que se provaram erradas até descobertas acerca do comportamento dos consumidores. O mais importante é conseguir identificá-los o mais rápido possível para, se preciso, mudar a estratégia para uma que se mostre mais promissora.

 

Ser flexível

Essa última dica vem bem na onda da anterior. Você tem que contar com os imprevistos. Seja flexível. Eles podem ser externos, como uma crise econômica, ou internos, como uma estratégia que está dando errado. Além do desperdício de investimento e tempo, insistir cegamente nas mesmas premissas pode trazer para empresa grandes prejuízos.

 

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