Você já ouviu falar sobre o Golden Circle, de Simon Sinek? Em linhas rápidas, é uma metodologia que ajuda empresas a encontrarem seu propósito. De que maneira? Através de três perguntas: Por que? Como? O quê? Elas irão ajudar a responder a pergunta dessa enunciação: quais são os pilares de um planejamento estratégico?
Para entender melhor esse desdobramento, basicamente, são três camadas, em um círculo, como se fosse um alvo de dardos:
A ideia é que as empresas devem pensar, agir e comunicar de dentro para fora, partindo do centro do círculo, em direção às suas extremidades. Primeiro saber por que desejam criar uma empresa - qual o seu propósito. Depois, como vão fazer isso. Por fim, o que vão criar a partir da ideia inicial.
Inovar, no planejamento estratégico de negócios, precisa ter propósito e valores, externalizados em pilares que qualquer empresa que deseja ser consistente hoje deve ter.
O primeiro e talvez mais vital pilar de um planejamento estratégico seja o conhecimento que você possui sobre quem você é enquanto empresa, sobre os seus processos internos, sobre o mercado em que você está inserido e sobre o que você está oferecendo enquanto produto ou serviço. Você tem que ser detentor de todo esse conhecimento, minuciosamente descrito.
Dominar o assunto que você trabalha e planeja estrategicamente, para além, a maneira como você compartilha com o seu time, torna todos os envolvidos mais competentes. Para fazer todo o trabalho de um planejamento acontecer, você precisa ter ao seu lado uma equipe competente, gente que dá conta do recado, dentro de um prazo estabelecido, e que está preparada para combater qualquer adversidade.
Conhecimento e competência levam ao engajamento, fundamental para gestão de pessoas. É um processo colaborativo. Enxergar um ambiente que é proprietário naquilo que se discute e que existem pessoas competentes para fazer essa operação acontecer, só engaja todo mundo. As lideranças e a equipe entendem quais são as diretrizes do trabalho, suas funções e metas para chegar nos objetivos. Quem integra, ganha junto. Quando se tem uma gestão horizontal, onde todo mundo luta pelo crescimento, as oportunidades não são apenas de alguns.
Você tem o conhecimento, você tem a competência e o engajamento para colocar seu planejamento estratégico em prática. Aqui entra o pilar do controle. Controle de processos, de como você gere eles e de como você otimiza sua operação. O controle sistemático do seu planejamento te garante a capacidade de escolher por onde ir.
Para qualquer tipo de troca com qualquer outro ser humano, você precisa se comunicar. Para qualquer controle e domínio do seu planejamento que você precisa usar para engajar e gerar mais resultados, você precisa comunicar tudo claramente. Para dentro e para fora. Para os seus funcionários e para o seu público.
Se você monta um planejamento estratégico, você quer crescer. E crescer, significa gerar mudanças. Mudar gera resistência. E é preciso de ousadia e coragem para conviver em ambientes que constantemente estão sujeitos a alterações.
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