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Principais pilares de um planejamento estratégico: quais são eles?

Principais pilares de um planejamento estratégico: quais são eles?

Você já ouviu falar sobre o Golden Circle, de Simon Sinek? Em linhas rápidas, é uma metodologia que ajuda empresas a encontrarem seu propósito. De que maneira? Através de três perguntas: Por que? Como? O quê? Elas irão ajudar a responder a pergunta dessa enunciação: quais são os pilares de um planejamento estratégico?

Para entender melhor esse desdobramento, basicamente, são três camadas, em um círculo, como se fosse um alvo de dardos: 

  • na camada central, está a pergunta “por quê”; 
  • na intermediária, “como”; 
  • na camada externa, “o quê”. 

A ideia é que as empresas devem pensar, agir e comunicar de dentro para fora, partindo do centro do círculo, em direção às suas extremidades. Primeiro saber por que desejam criar uma empresa  - qual o seu propósito. Depois, como vão fazer isso. Por fim, o que vão criar a partir da ideia inicial. 

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Inovar, no planejamento estratégico de negócios, precisa ter propósito e valores, externalizados em pilares que qualquer empresa que deseja ser consistente hoje deve ter.

Pilares de um planejamento estratégico: conhecimento

O primeiro e talvez mais vital pilar de um planejamento estratégico seja o conhecimento que você possui sobre quem você é enquanto empresa, sobre os seus processos internos, sobre o mercado em que você está inserido e sobre o que você está oferecendo enquanto produto ou serviço. Você tem que ser detentor de todo esse conhecimento, minuciosamente descrito.

Conhecimento leva à competência

Dominar o assunto que você trabalha e planeja estrategicamente, para além, a maneira como você compartilha com o seu time, torna todos os envolvidos mais competentes. Para fazer todo o trabalho de um planejamento acontecer, você precisa ter ao seu lado uma equipe competente, gente que dá conta do recado, dentro de um prazo estabelecido, e que está preparada para combater qualquer adversidade.

Consequentemente, engajamento se torna um dos pilares de um planejamento estratégico

Conhecimento e competência levam ao engajamento, fundamental para gestão de pessoas. É um processo colaborativo. Enxergar um ambiente que é proprietário naquilo que se discute e que existem pessoas competentes para fazer essa operação acontecer, só engaja todo mundo. As lideranças e a equipe entendem quais são as diretrizes do trabalho, suas funções e metas para chegar nos objetivos. Quem integra, ganha junto. Quando se tem uma gestão horizontal, onde todo mundo luta pelo crescimento, as oportunidades não são apenas de alguns.

Pilares de um planejamento estratégico: controle

Você tem o conhecimento, você tem a competência e o engajamento para colocar seu planejamento estratégico em prática. Aqui entra o pilar do controle. Controle de processos, de como você gere eles e de como você otimiza sua operação. O controle sistemático do seu planejamento te garante a capacidade de escolher por onde ir.

Pilares de um planejamento estratégico: comunicação

Para qualquer tipo de troca com qualquer outro ser humano, você precisa se comunicar. Para qualquer controle e domínio do seu planejamento que você precisa usar para engajar e gerar mais resultados, você precisa comunicar tudo claramente. Para dentro e para fora. Para os seus funcionários e para o seu público. 

Por fim: ousadia

Se você monta um planejamento estratégico, você quer crescer. E crescer, significa gerar mudanças. Mudar gera resistência. E é preciso de ousadia e coragem para conviver em ambientes que constantemente estão sujeitos a alterações.

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