Blog > Gestão do negócio> Por que é preciso contratar um contador para a sua empresa para lidar com a burocracia?

Por que é preciso contratar um contador para a sua empresa para lidar com a burocracia?

Por que é preciso contratar um contador para a sua empresa para lidar com a burocracia

 

Uma pesquisa realizada pela consultoria Plum revelou que grande parte do tempo gasto pelas empresas com burocracia é direcionado para organizar a contabilidade e emissão de notas fiscais. Outra pesquisa vai além: realizada pelo Banco Mundial, o Brasil é o país onde se gasta mais tempo para lidar com burocracia tributária. Conforme seu negócio vai ganhando tamanho e tração, é necessário contratar um contador para lidar com toda essa amostragem.

 

Importância do contador para lidar com a burocracia da empresa

Em um primeiro momento, as coisas parecem ser controláveis. Quando as coisas vão escapando da sua mão, é hora de contar com ajuda profissional. Isso porque ninguém é capaz de gerir um negócio administrativamente, cuidar dos recursos e também preencher e arquivar documentos legais da empresa, cuidar para que ela esteja de acordo com a legislação tributária e fiscal, cuidar da folha do pagamento para que os colaboradores tenham salários pagos corretamente. Essas são atribuições que passam a ser exclusivamente de um contador. Livre disso, você pode focar em expandir seu negócio.

 

As principais funções de um contador

Para além das funções mencionadas acima, um contador atua em três momentos principais: durante a abertura da empresa, em sua manutenção e através do seu processo de encerramento.

Há quem diga que o grande desafio de ter uma empresa não é operá-la. É abri-la. No Brasil, são diversas as etapas que o empreendedor precisa passar, todas recheadas de centenas de papeladas. 

Um contador ajuda a definir a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, além de escolher a natureza jurídica, o tipo de sociedade, o regime tributário e as alíquotas de imposto. Antes do que isso, ainda é preciso entender quais as legislações municipais, estaduais e federais em que ela se enquadra. 

Já na manutenção dos negócios, uma das funções mais recorrentes da contabilidade é certificar que as movimentações financeiras, assim como o controle dos demonstrativos e livros fiscais estão todos atualizados, o que varia para cada tipo de empresa. 

Além disso, é de responsabilidade desse profissional ir atrás de documentos como Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS); Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF); Declaração do Imposto Retido na Fonte (DIRF), entre outros.

Igualmente à abertura de um negócio, são inúmeras as etapas necessárias para de fato fechar as portas de uma empresa e, para ter certeza que não ficou nenhuma burocracia que pode atrapalhar em futuros negócios, um contador é recomendado.

 

Cuidado na hora de contratar um contador

Um contador cuidará de áreas muito importantes e sensíveis da empresa. Por isso, é de extrema importância contratar um profissional de confiança que buscará trazer os melhores resultados para a empresa e da forma mais ética e correta possível.

Ao mesmo tempo, se acontecer do contador ter cometido erros ou ter agido de má fé, ele deve responder legalmente nas áreas civil, tributária, penal e ética pelos possíveis danos causados.

Política de Privacidade