Blog > Inovação e Tecnologia> Dicas para usar a inovação como aliada na gestão da crise

Dicas para usar a inovação como aliada na gestão da crise

Inovações não se restringem às megalomaníacas que mudam o mundo. São de fato as pequenas mudanças que você faz todos os dias e que transformam sua empresa em uma empresa melhor. Inovação é qualquer mudança que gere valor novo. 

Em um mundo de empreendedorismo digital, praticamente todas as pessoas e todas as empresas têm presença na Internet e usam tecnologia diariamente para operar. Mas cada vez mais percebemos que o desafio real de nossa época é criar significado dessa tecnologia. 

Isso é o que determina as principais inovações do mundo de hoje. Não é mais a tecnologia que temos – e sim o que fazemos com ela. E nesse contexto existem três dicas essenciais para usar a inovação como aliada na gestão de uma crise, qualquer que ela seja.

 

Criar conexão

Em um mundo de excesso de informação, capturar a atenção das pessoas e se diferenciar é cada vez mais difícil. A melhor forma de se destacar neste cenário é usando a emoção. Capacidade computacional também está sobrando. Difícil mesmo é gerar significado ou criar um negócio que use de forma única os recursos disponíveis para capturar valor.

Criar conexões entre mundos diferentes é uma das naturezas da sociedade contemporânea. Cada vez mais negócios utilizam esta capacidade para articular relações difíceis de serem feitas de formas inéditas e lucrativas.

 

Aumentar o nível de serviço 

Compramos cada vez menos produtos – estamos ligados no serviço que vem junto com o produto, ou com o serviço que envolve o produto. As boas inovações são aquelas que atendem às necessidades de seus clientes, que eles percebem como valiosas. E que estão dispostos a investir seu tempo, esforço e dinheiro para adquirir. 

Quando nós compreendemos que necessidades são estas e nos esforçamos para atendê-las perfeitamente, nossa chance de encantar o cliente e ganhar dinheiro fazendo isto aumenta muito. É imprescindível refletir e explorar novas formas de se comunicar com seu cliente para que ele tenha vontade de conhecer você e que ele tenha vontade de falar de você para outras pessoas. O que você pode fazer de diferente? 

 

Focar na gestão

Gestão determina a produtividade de um negócio. Empresas com gestão profissional têm produtividade muito mais alta do que as que não têm. É um aprendizado que todo empreendedor deve obter. Mas, o que significa isto na prática? Gestão é como você fixa e planeja objetivos, motiva e alinha esforços, coordena e controla atividades, desenvolve e nomeia profissionais, acumula e aplica conhecimento, reúne e distribui recursos, constrói e cultiva relacionamentos, equilibra e satisfaz as demandas de todas as partes interessadas no seu negócio.

Para isso, é necessário ter uma proposta de valor bem definida, o conjunto de elementos que você entrega a seu cliente.

 

Ticket e você. Juntos contra a crise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade