Inovação: quais os benefícios para uma empresa?

Inovação

Compartilhe

 

Inovação deve ser regra para todas as empresas. Não é um privilégio apenas das grandes, visto que inovar significa encontrar uma oportunidade valiosa ou apenas melhorar um processo interno. Todos devem incentivar a inovação, já que é ela que, em um mercado cada vez mais veloz, garante a competitividade ao longo do tempo.

> Quer saber mais sobre Inovação? Confira nosso guia completo sobre o assunto!

Confira quais os principais benefícios da inovação abaixo:

 

Manter-se competitivo

Como dissemos na introdução, um dos principais, senão o principal benefício da inovação, é ter um negócio competitivo. Seja por ter processos mais eficientes, por apostar constantemente em tendências do mercado ou por usar novas tecnologias. Mais do que sobreviver, é se destacar.

No entanto, para se manter competitivo e oferecer um diferencial, é preciso que o negócio estude fatores internos e externos. Quem você é e como você se porta. Pode ser que nenhum concorrente (e nem o seu negócio) tenha um bom atendimento ao cliente. Dessa forma, além de ser uma necessidade que já existe, há ainda a oportunidade de ganhar um reconhecimento rápido do público-alvo.

 

Ficar à frente de tendências

Essa é a segunda regra para todos os empreendedores: ficar de olho no que acontece no seu mercado. Opções não faltam: sites especializados, blogs, artigos de profissionais renomados e, claro, as redes sociais. Aqui, uma ótima dica é ter um perfil ativo no LinkedIn, seguindo especialistas e empresas do ramo e participando de grupos para acompanhar as discussões mais quentes do momento.

 

Ter ideias boas e uma equipe motivada

Ideia boa aparece quando você pensa em muita ideia. Não só você, mas quando a diversidade de uma equipe engajada foca em achar uma solução, cada um com sua carga, para agregar com diferentes formas de enxergar inovação. Isso insere, as pessoas ficam mais motivadas e se sentem mais confiantes de propor mudanças efetivas.

Afinal, qual a melhor fonte para entender sobre problemas existentes senão as próprias pessoas que lidam com eles diariamente?

 

Aumentar a eficiência

Quanto mais você pensa, mais você enxerga o contexto do que você está tentando resolver. Com isso, você otimiza os processos, para, consequentemente, aumentar a eficiência de suas operações. 

Um exemplo do aumento de eficiência é o controle de estoque. Manualmente é preciso contar os números de produtos disponíveis, assim como atualizá-los sempre com as entradas e saídas. Erros como quantidade de produtos em estoque que não condiz com a realidade ou atraso para encomendar no fornecedor são comuns.

Se a empresa apostar em inovação e contratar um aplicativo para gestão de estoque, ele poderá fazer o controle dos produtos de forma automatizada. 

 

Maior retorno sobre investimento

Com um aumento de eficiência, automaticamente, você possui maior retorno sobre os seus investimentos. Ainda no exemplo do estoque, mais eficiente, sua produção aumenta com a mesma quantidade de custos. Se os cálculos não estiverem certos, é possível que a empresa esteja gastando muito no armazenamento de um número desnecessário de produtos. Pensando em otimização, ela poderia ter um estoque bem menor que seja compatível com a média de vendas. 

Se você aplica isso em todo o seu negócio, esse retorno é ainda mais considerável. Portanto, é essencial ter um olhar atento a isso.

 

> Nós temos um e-book sobre Inovação. Complete sua leitura com diferentes formatos Ticket. Baixe gratuitamente aqui!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img