Inovação deve ser regra para todas as empresas. Não é um privilégio apenas das grandes, visto que inovar significa encontrar uma oportunidade valiosa ou apenas melhorar um processo interno. Todos devem incentivar a inovação, já que é ela que, em um mercado cada vez mais veloz, garante a competitividade ao longo do tempo.
Confira quais os principais benefícios da inovação abaixo:
Como dissemos na introdução, um dos principais, senão o principal benefício da inovação, é ter um negócio competitivo. Seja por ter processos mais eficientes, por apostar constantemente em tendências do mercado ou por usar novas tecnologias. Mais do que sobreviver, é se destacar.
No entanto, para se manter competitivo e oferecer um diferencial, é preciso que o negócio estude fatores internos e externos. Quem você é e como você se porta. Pode ser que nenhum concorrente (e nem o seu negócio) tenha um bom atendimento ao cliente. Dessa forma, além de ser uma necessidade que já existe, há ainda a oportunidade de ganhar um reconhecimento rápido do público-alvo.
Essa é a segunda regra para todos os empreendedores: ficar de olho no que acontece no seu mercado. Opções não faltam: sites especializados, blogs, artigos de profissionais renomados e, claro, as redes sociais. Aqui, uma ótima dica é ter um perfil ativo no LinkedIn, seguindo especialistas e empresas do ramo e participando de grupos para acompanhar as discussões mais quentes do momento.
Ideia boa aparece quando você pensa em muita ideia. Não só você, mas quando a diversidade de uma equipe engajada foca em achar uma solução, cada um com sua carga, para agregar com diferentes formas de enxergar inovação. Isso insere, as pessoas ficam mais motivadas e se sentem mais confiantes de propor mudanças efetivas.
Afinal, qual a melhor fonte para entender sobre problemas existentes senão as próprias pessoas que lidam com eles diariamente?
Quanto mais você pensa, mais você enxerga o contexto do que você está tentando resolver. Com isso, você otimiza os processos, para, consequentemente, aumentar a eficiência de suas operações.
Um exemplo do aumento de eficiência é o controle de estoque. Manualmente é preciso contar os números de produtos disponíveis, assim como atualizá-los sempre com as entradas e saídas. Erros como quantidade de produtos em estoque que não condiz com a realidade ou atraso para encomendar no fornecedor são comuns.
Se a empresa apostar em inovação e contratar um aplicativo para gestão de estoque, ele poderá fazer o controle dos produtos de forma automatizada.
Com um aumento de eficiência, automaticamente, você possui maior retorno sobre os seus investimentos. Ainda no exemplo do estoque, mais eficiente, sua produção aumenta com a mesma quantidade de custos. Se os cálculos não estiverem certos, é possível que a empresa esteja gastando muito no armazenamento de um número desnecessário de produtos. Pensando em otimização, ela poderia ter um estoque bem menor que seja compatível com a média de vendas.
Se você aplica isso em todo o seu negócio, esse retorno é ainda mais considerável. Portanto, é essencial ter um olhar atento a isso.
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.