Cuidado! O que evitar em uma gestão de processos?

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Gerir processos é fazer com que todas as engrenagens do seu negócio funcionem devidamente. Por ser uma prática vital, erros são frequentes no meio do caminho e é preciso olhar bem de perto para eles. Um exemplo é como você distribui seus benefícios corporativos. Mesmo uma tendência do Marketing de Incentivo, precisa ser uma relação benéfica para os dois lados. Gastos excessivos, oriundos de uma má gestão e monitoramento do processo, pode causar grande prejuízo para uma prática que deveria engajar e premiar o crescimento. Pensando nisso, montamos esse conteúdo, para que você saiba o que evitar em uma gestão de processos na sua empresa.

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O que evitar em uma gestão de processos: não fazer uso da tecnologia

Quando você pensa em gerir um processo, você pensa em otimiza-lo e eliminar seus gargalos. Logo, diante do contexto que vivemos, isso está quase que indissociavelmente ligado à alguma tecnologia, que pode resolver suas questões facilmente.

Você, amparado por um aplicativo ou um software que te ajude a gerir seus processos, sobretudo estará automatizando tarefas repetitivas e ociosas. Com a plataforma da Ticket, o setor de RH da empresa consegue acompanhar os pedidos, ter acesso a relatórios e ter o controle de quem recebeu, quando recebeu e qual valor. 

Outro exemplo é o chatbot, que acelera a velocidade de atendimento e supre as necessidades de um pedido básico. Com isso, você libera o profissional responsável pela tarefa para atividades mais estratégicas.

 

Não ter estratégia ao usar tecnologia

A primeira dica é sobre adotar a tecnologia. Mas não adianta nada adotar por adotar, sem nenhum tipo de estratégia. Muitas empresas simplesmente contratam um serviço e esquecem o objetivo inicial: que ele deve resolver um problema – e que você deve olhar de perto para a situação. Se você não tem capacidade de manusear com eficácia a tecnologia, não adianta contratá-la esperando milagres. 

Com os dados gerados pela plataforma Ticket, você tem o comprovativo dos pagamentos sempre consigo otimizados. É preciso entender como usá-los para potencializar seus resultados.

 

Não dar continuidade à gestão de processos

Gestão de processos não é algo que deve ser entendido como um ciclo de começo, meio e fim. Negócios mudam – e naturalmente o que faz os negócios andarem também precisa ser mutável. Você tem processos em que você muda toda sua estrutura e, de fato, essas transformações não precisam ser recorrentes. Mas há sempre espaço para melhorias, aperfeiçoamentos.

Voltando: preciso otimizar meus gastos através dos recursos? Sabia que existe um serviço que presta assessoria no controle dos saldos excedentes dos cartões de benefício? E que com ele é possível reduzir em torno de 35% os gastos com vales-transportes e alimentação na sua empresa?

 

O que evitar em uma gestão de processo: justamente não priorizar os processos

O grande problema de gerir processos é querer resolver todos os problemas envolvidos de uma vez. Isso gera um gasto absurdo, em um curto período de tempo, que pode só não ajudar a empresa, como prejudicá-la. 

Para além disso, o esforço gasto para lidar com muitas mudanças numa tacada só pode desmotivar e trazer insatisfação de seus colaboradores.

Para mapear cada um deles e fazer um planejamento para melhorias é preciso entender quais as áreas mais prejudicadas da empresa e quais devem ser analisadas antes. Uma forma de ajudar nessa escolha é entender qual o impacto de cada processo para a empresa e os possíveis resultados que as mudanças teriam em um curto e longo prazo. 

A partir de então, é recomendado fazer uma lista do que é  mais importante para menos importante e colocar em prática um de cada vez.

 

Não envolver todos os profissionais responsáveis

Processos não envolvem uma só área. Eles navegam através de diversas frentes e, por isso, exigem um trabalho em equipe impecável. Mais do que todos alinhados, é necessário que as lideranças estejam engajadas e envolvidas. Por se tratar de reestruturações de mecanismos do dia a dia, é comum que peças chave acabem não se envolvendo totalmente – o que é um erro enorme. Afinal, se quem está em contato com o processo constantemente não souber os detalhes sobre ele, a implantação dele provavelmente será um fracasso.

 

Não alinhar com as estratégias do negócio

Gestão de processos é mais uma ferramenta que irá te ajudar a alcançar seus objetivos do que uma prática em si que o guiará. Para planejar as tarefas que irão clarear seu caminho, você precisa entender onde quer chegar. Com a visão ampla, a visão estratégica e tática precisam estar alinhadas, para que ambas gerem dados valiosos, que possam te embasar futuramente na tomada de decisões.

 

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