Entenda a importância da cultura organizacional nas empresas

Compartilhe

Quando falamos em cultura organizacional, muitos trazem o exemplo de grandes empresas, como o Google, que aposta em ambientes divertidos, com comida à vontade e outros agradinhos. Porém, quem acredita que isso é o que torna uma cultura organizacional forte está começando a casa pelo telhado.

Em alguns casos, esses agradinhos de nada adiantam se a base dessa casa, a cultura organizacional, não for sólida. E essa base não tem a ver com videogame à vontade ou café expresso de graça; ela é formada por valores éticos e morais e muito planejamento estratégico.

> Nós temos um e-book sobre Planejamento Estratégico. Complete sua leitura com diferentes formatos Ticket. Baixe gratuitamente aqui!

As bases de uma cultura organizacional forte

Sabe aquele clichê de que a primeira coisa a ser feita na empresa é montar o quadro de missão, visão e valores? Então, é por aí mesmo que começa a cultura organizacional. Com a diferença que, nesse caso, o quadrinho na parede de nada adianta se não for compreendido e praticado.

Pense na empresa como se fosse uma pessoa como você. Você tem sua cultura e seus valores. Você pode, por exemplo, gostar de rock e incorporar isso no seu estilo!

Agora, imagine que você, amante de rock, monta uma loja de produtos musicais voltados para esse estilo, com instrumentos, roupas e acessórios. A cultura organizacional da sua empresa pode ter um estilo único, permitindo um atendimento mais despojado, sem a necessidade de uniformes. Essa é a identidade da sua empresa. É essa a cultura organizacional que será passada para cada novo integrante da equipe e que poderá ser vista pelo seu público.

É por isso que uma cultura organizacional forte se baseia em uma identidade única, com valores fixos que estão visíveis e são aplicados por todos.

Quer mais um exemplo? O exército tem uma cultura organizacional com bases fortes e bem definidas. Todos que ingressam no serviço militar sabem que devem zelar por quesitos como aparência e pontualidade. Existe uma hierarquia bem delimitada e, desde o começo da carreira, é possível saber quais as oportunidades de promoção serão disponibilizadas.

No fim, não importa se a empresa terá regras mais rígidas ou despojadas. O importante é que isso fique claro para todos que fazem parte dela!

Os benefícios de uma cultura organizacional sólida

Além de dar identidade para a empresa, um cultura organizacional bem definida criará um ambiente propício para que os resultados ocorram. Os colaboradores saberão para qual direção devem seguir, os comportamentos que deverão prezar e, dessa forma, nascerão equipes mais seguras.

É como diz aquela frase: para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Quando uma organização tem suas metas e objetivos bem definidos, ela mostra aonde quer chegar. Dessa forma, todos sabem qual caminho deve ser seguido. Isso dá suporte para que os profissionais se sintam mais motivados e, então, os resultados melhoram, todos crescem e ficam felizes.

Atitudes que podem destruir uma cultura organizacional

Não basta só jogar a semente no chão: é preciso cuidar pra que essa árvore cresça saudável e dê bons frutos. Inclusive, pode ser necessário sacrificar algumas ervas daninhas. E, para que a árvore da cultura organizacional de uma empresa cresça com saúde, é preciso evitar parasitas como fofoca, insatisfação e rotatividade, entre outras atitudes que podem ser altamente destrutivas.

Para evitar que isso aconteça, é necessário que o gestor tenha bons conhecimentos sobre recursos humanos e habilidades para lidar com esses problemas. É importante também, para evitar danos ao clima organizacional, contratar colaboradores que se adequem à cultura da empresa. Um funcionário pode ter boa qualificação técnica, mas se não se adequar ao clima organizacional desde o início, pode ser como uma laranja podre no meio do cesto.

Depois de contratar as pessoas certas, é importante cuidar para que elas sejam sempre capacitadas e motivadas. Em um mercado tão competitivo e dinâmico como o que vivemos hoje, é imprescindível que o gestor invista na qualificação de sua equipe.

Cultura organizacional não é apenas importante: é fundamental!

É por meio dela que você começa a criar a identidade da sua empresa, as diretrizes a serem seguidas e os objetivos a serem alcançados. O desenvolvimento de uma cultura organizacional forte e bem estruturada não é apenas um diferencial: é um requisito indispensável para quem está em busca do sucesso.

> Quer saber mais sobre Planejamento Estratégico? Confira nosso guia completo sobre o assunto!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img