É exatamente pelo impacto que as áreas de marketing e vendas têm sobre um negócio, que qualquer erro cometido pode significar grandes perdas para sua empresa, seja no número de vendas, nos investimentos alocados, no retorno perante eles. Nenhuma frente está livre de cometer erros, mas algumas pesam mais do que as outras, e é por isso que você deve manter o olhar atento e as medidas de contenção sempre na ponta do lápis. Para evitar um efeito cascata, confira abaixo quais os erros mais comuns de marketing e vendas.
É muito comum – e bem compreensível – que quem está começando um negócio tenha que assumir funções dentro da máquina de marketing e vendas, mesmo sem o conhecimento devido para comandar tal. Mas à medida que você cresce, é imprescindível que você tenha equipes com lideranças experientes. Essas pessoas precisam estar totalmente familiarizadas com processos de atração e retenção de clientes, assim como negociação e conversão. O perigo de não ter alguém à altura é fazer um marketing agressivo, que não constrói relacionamentos. A longo prazo, é um tiro no pé iminente.
Acabamos de falar sobre um marketing agressivo, certo? Vender não é pejorativo. Você tem que vender. Mas você não pode empurrar goela abaixo. Você precisa fazer esse processo de forma estruturada, priorizando a construção de um relacionamento de fato, que conquiste ao longo do tempo. Você não tem que pensar em vender 100 peças em um único dia, para no próximo não ter ninguém, nem como distribuir. Você precisa vender gradual e constantemente ao longo de um determinado período de tempo.
Quando você está levantando um negócio, é também muito comum – e também muito compreensivo – que você foque no desenvolvimento do seu produto. Afinal, você quer ter a melhor versão dele para poder ofertá-lo da melhor maneira possível, certo? Acontece que esse processo muitas vezes acaba isolando seus desenvolvedores da cartada que importa: que ele atenda uma dor, sobreposto a simplesmente ser vendido.
O perigo de fazer isso é esquecer que no final do dia se o cliente não gostar o produto não será vendido. Ou seja, muitas vezes empreendedores gastam meses para desenvolver produtos avançados e disruptivos, mas que no fundo não solucionam nenhum problema. Como resultado, há um investimento considerável de tempo e dinheiro sem o retorno esperado, o que pode chegar a quebrar uma empresa.
Para evitar esse cenário, é imprescindível ter uma área de atendimento sólida, assim como realizar pesquisas de público por parte do marketing e ficar atento aos receios de clientes nos momentos de vendas.
Não fazer um planejamento de marketing e vendas é dirigir para um destino desconhecido, sem saber o seu caminho. Para ter uma noção se a estratégia está funcionando, você precisa de tempo e dedicação para planejá-la e, sobretudo, acompanhá-la. Marketing e vendas leva tempo. O planejamento te tira do escuro, te ajuda a medir o crescimento ao longo desse período.
Se você não dedica de fato uma porção dos seus recursos para estratégias que visam multiplicá-los, como as pessoas envolvidas nessas frentes irão, de fato, trazer o retorno esperado? Você não pode esperar vender mil cursos no mês se sua comunicação é baseada 100% no orgânico, ainda mais se você está começando.
Marketing e vendas podem ser utilizados de diferentes formas possíveis para objetivos e tipos de negócios variados. Por isso, é de extrema importância que as estratégias definidas sejam estudadas com muita atenção antes de serem postas em prática. Investir no offline pode não ser a melhor estratégia para o seu negócio, assim como investir no online pode não ser a melhor estratégia. Varia. Entenda, estude e analise.
Para evitar esses erros, confira nosso passo a passo sobre como realizar um planejamento de marketing e vendas.
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