Marketing de Influência: tudo o que você precisa saber sobre!

Marketing de Influência: tudo o que você precisa saber sobre!

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Marketing de influência é o marketing feito pelos influenciadores. É esse tsunami de gente ganhando uma montanha de dinheiro pela influência que exercem em sua base digital. E isso vale para praticamente todos os setores: moda, esporte, música, turismo, gastronomia, entretenimento… A lista segue como um pergaminho que rola no chão. 

Existem influenciadores do ramo de piscinas. Existem influenciadores para cada profissão hoje em dia. Onde há um ofício, há alguém que seja um porta voz e que se destaque na comunidade. Essa exposição garante oportunidades comerciais naturais, pela penetração orgânica e de conversa com o público que essas marcas querem chegar.

 

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Existem os micro influenciadores, os influenciadores de médio porte, os grandes influenciadores. E existe todo um mercado para apoiar e metrificar essa operação de influência, que tenta trazer para o marketing uma cara mais humana e natural, de identificação.

 

Marketing de influência: um mercado bilionário

Segundo a pesquisa Influencer Marketing Stats 2021, de US$ 1,7 bilhão em 2016, esse modelo de marketing cresceu para US$ 9,7 bilhões em 2020. Espera-se que chegue a US$ 13,8 bilhões em 2021.

Nada mais justo. Em um mundo que parou e conseguiu pelo menos levantar algumas questões acerca de valores de consumo, campanhas focadas única e estritamente em produtos não fazem muito mais sentido. Não gera identificação. As pessoas não se relacionam mais diretamente com os produtos, mas sim com as marcas, com seus valores e com o propósito que propagam para o mundo.

Ter um “embaixador”, que já puxa uma base orgânica para fortalecer a sua, se tornou um movimento natural para quem quer ter um rosto lhe representando. Mais do que um rosto, um conjunto de valores que são acompanhados diariamente por fãs fiéis pelas redes sociais.

 

O boom das agências focadas em marketing de influência

Conforme o modelo tomou forma, mais e mais agências surgiram para agilizar e simplificar o contato de marcas e influenciadores. Com a adição de 240 plataformas em 2019, o número total de agências atingiu 1.360, quase três vezes o número que existia apenas alguns anos atrás.

É um mar de oportunidades não só para a marca e para o influenciador. Pode ser custoso o contato direto. O conflito de agendas poderia tornar impossível a relação e não permitir o modelo florescer. Um intermediário, que agencia e controla as ações dos interessados, é a chave essencial para que exista uma gestão de processos eficiente.

Existe todo um ecossistema que envolve esse pessoal. Agências de publicidade contam com essas agências de influenciadores para atenderem seus clientes, as marcas buscam assessoria diretamente com essas plataformas. Existem diversas vias de contato.

 

Pesquisa mostra tendência avassaladora do marketing de influência como forma de comunicação

Um impressionante número de 90% dos entrevistados na pesquisa indicou que acredita que o modelo é eficaz. Essa estatística tem se mantido bastante consistente ao longo dos anos.

Exatamente por essa inversão de valor de consumo. Não são mais as pessoas que se ajustam às marcas. São as marcas que se ajustam às pessoas. Você precisa da influência e da vida real sobrepostas aos seus números. De que adianta você moldar uma pessoa do jeito que você quer, enquanto todo mundo a conhece pelo que ela é? 

Influenciador é sobre vida real – e seguindo as tendências de relacionamento com o consumidor, é certamente uma das formas mais eficazes de se comunicar.

 

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