Marketing e vendas: o que é cada área e como elas se relacionam?

Marketing e vendas: o que é cada área e como elas se relacionam?

Compartilhe

 

Todo negócio conta com marketing e vendas, visto que essas são áreas responsáveis por entregar seus produtos ou serviços para seus clientes. Mas engana-se quem acha que esse é um processo simples. Você precisa planejar e entender o porquê esses dois segmentos andam lado a lado.

> Quer saber mais sobre Marketing e Vendas? Confira nosso guia completo sobre o assunto!

 

Qual a relação entre marketing e vendas?

Marketing tange seu posicionamento e como você o vocaliza. Vendas, por sua vez, é a conversão desse posicionamento. Como o cliente entende, para além do produto, você entrega benefícios.

A sacada aqui é sobre relacionamentos. Enquanto o marketing nutre esse relacionamento, a venda concretiza a relação. Ambas as áreas precisam trabalhar de forma colaborativa, já que o objetivo é sempre atrair novos clientes e reter os já presentes.

 

O papel do marketing no estudo do mercado

É o Marketing que trará insumos necessários para a equipe de vendas ser mais assertiva na hora de oferecer um produto ou serviço. É através de um estudo de mercado que você entenderá quem são seus potenciais clientes e quais são as estratégias necessárias para chegar até eles da forma mais orgânica possível.

 

Atração de interessados 

 

Entendendo quem são as pessoas que você quer atingir, é hora de atraí-los. Hoje em dia, as melhores práticas para fazer isso sem empurrar anúncios abrangentes e desnecessários são o marketing de conteúdo e o SEO.

Primeiro, você educa sobre o mundo que você está inserido com conteúdos gratuitos e começa a ganhar a confiança dessa pessoa. Posteriormente, você entrega conteúdos exclusivos sobre assuntos relacionados ao que você oferece e pede, em contrapartida, dados do cliente. É quando ele se torna um lead, ou seja, alguém que você pode potencialmente entrar em contato para vender. 

 

Relacionamento com o cliente 

 

Quando a pessoa se torna um lead, é possível se relacionar com ele. Você pode oferecer, a partir do momento que tem seu e-mail, benefícios através de e-mail marketing, publicidade direcionada, mais conteúdos exclusivos. Tudo para aumentar mais ainda a confiança dessa relação. Quanto mais sólido for esse relacionamento, mais propensa essa pessoa estará para comprar de você, já que ela passou por uma jornada de credibilidade com você.

É nesse momento que o limite do marketing e vendas chega de forma mais clara. Afinal, depois de preparar o público é hora de direcioná-lo a quem será capaz de dar o último empurrão para convencê-lo a comprar.

 

Mapeamento de necessidades

 

Com todas as informações reunidas através dessa jornada, a equipe de vendas entra para entender os pormenores finais para concretizar a venda. Quais são de fato suas necessidades e suas dúvidas sobre o que estamos oferecendo. Isso é feito por conversas, as quais o vendedor irá se aproximar ainda mais do cliente.

 

Negociação com o cliente

 

Aqui é preciso saber não ultrapassar nenhum limite para não perder vendas nem deixar a empresa no prejuízo. É saber equilibrar bem o que é benéfico para os dois lados e entregar, sobretudo, valor. Uma experiência memorável, com a qual o cliente irá se sentir protegido e irá voltar a consumir de você.

 

Conversão em vendas

 

Esse é o momento final, quando o cliente passa por todos os passos e decide realizar a compra. É importante demais, ao passar por essa jornada, que as lideranças reconheçam a necessidade dessas duas áreas estarem bem alinhadas e jogando juntas. Se elas trabalham bem em conjunto, a chance da empresa realizar mais vendas qualificadas é infinitamente maior. 

 

> Nós temos um e-book sobre Marketing e Vendas. Complete sua leitura com diferentes formatos Ticket. Baixe gratuitamente aqui!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img