Sustentabilidade deve ser uma preocupação do setor de Recursos Humanos!

Compartilhe

 

O que o setor de Recursos Humanos tem a ver com a sustentabilidade? Tudo! Atualmente, a área deixa de ser um departamento pessoal e passa a garantir o desenvolvimento dos negócios, fazendo com que as empresas alcancem suas metas.

Se você observar o cenário atual, são poucas as empresas que ignoram a relevância desse tema. É possível encontrar organizações em diferentes estágios de amadurecimento em relação à sustentabilidade e ao setor de Recursos Humanos. Mas uma coisa é certa: não há mais como desenvolver uma atividade econômica sem considerar os impactos sociais e ambientais.

Por isso, o profissional que trabalha com recursos humanos se deparará com a necessidade de lidar diretamente com a sustentabilidade na estratégia.

> Nós temos um e-book sobre Planejamento Estratégico. Complete sua leitura com diferentes formatos Ticket. Baixe gratuitamente aqui!

 Se você quer realmente compreender a relação entre ambos, leia este post com muita atenção!

Por que a sustentabilidade deve ser uma preocupação da área de Recursos Humanos?

O papel do setor de Recursos Humanos é fundamental para a sustentabilidade porque as pessoas fazem toda a diferença. No mundo corporativo, não basta a empresa ter certificações ambientais ou selos sociais: também é necessário mantê-los!

Portanto, é preciso que a organização seja sustentável todos os dias; que pense desde o processo de economia de materiais até o apoio à comunidade local.

Assim, a sustentabilidade deve ser uma preocupação da área de Recursos Humanos, porque é ela que ajudará na mudança de hábitos das pessoas.

Elas precisam aderir à sustentabilidade e se tornarem responsáveis pelos recursos da empresa, participando das ações promovidas pela organização e cobrando para que elas se tornem efetivas.

Quais iniciativas promovem a sustentabilidade?

Várias são as iniciativas que promovem a sustentabilidade nas empresas. Entre elas, podemos citar:

  • Eliminar o uso do papel;
  • Digitalizar arquivos;
  • Substituir os utensílios de plástico;
  • Investir em e-learning;
  • Contribuir com a mobilidade urbana por meio de home office e benefícios de transporte;
  • Conscientizar os profissionais em relação ao uso consciente de recursos;
  • Criar programas de promoção de qualidade de vida.

Também é importante falar sobre diversidade. Este é um assunto mais debatido em relação ao equilíbrio entre os gêneros e à garantia de direitos iguais para as mulheres. No entanto, vai além e atinge colaboradores com deficiência, negros e LGBTs.

A responsabilidade social corporativa também passa pelo setor de Recursos Humanos e é uma grande conhecida da maior parte dos profissionais que atua na área. No entanto, nem sempre quem é responsável pela gestão das pessoas e acompanha o dia a dia consegue ver como ela está relacionada à sustentabilidade.

O que fazer para desenvolver o conceito de sustentabilidade nas empresas?

Compreenda o que é a sustentabilidade

Muitas organizações estão longe de compreender do que realmente se trata a sustentabilidade. Elas ainda não entenderam que não basta apenas gerar empregos ou vender produtos e serviços!

É necessário fazer algo para mudar a realidade da população local, da própria empresa e dos colaboradores.

Sensibilize as lideranças

É necessário que os líderes tenham comprometimento com o tema e compreendam que não dá para ganhar dinheiro com o sacrifício do planeta.

O conceito de sustentabilidade deve permear o planejamento dos executivos. Há empresas que vinculam a remuneração variável ao atingimento de metas nesse sentido, por exemplo.

Torne a sustentabilidade parte importante da empresa

Ser sustentável não é apenas investir em ações ou projetos sociais pontualmente. A sustentabilidade deve ser um compromisso no dia a dia da empresa.

Todos os colaboradores – desde o responsável pelos serviços gerais até o presidente da companhia – precisam entender que são importantes nesse processo.

Viu como a sustentabilidade deve ser uma preocupação do setor de Recursos Humanos? Agora que você já sabe, que tal desenvolver atividades sustentáveis na empresa em que atua? Pense nisso e torne seu departamento mais sustentável!

> Quer saber mais sobre Planejamento Estratégico? Confira nosso guia completo sobre o assunto!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img