Por Raissa Fernanda em
7 de agosto de 2018
Blog > Sustentabilidade> Sustentabilidade deve ser uma preocupação do setor de Recursos Humanos!

Sustentabilidade deve ser uma preocupação do setor de Recursos Humanos!

Raissa

 

O que o setor de Recursos Humanos tem a ver com a sustentabilidade? Tudo! Atualmente, a área deixa de ser um departamento pessoal e passa a garantir o desenvolvimento dos negócios, fazendo com que as empresas alcancem suas metas.

Se você observar o cenário atual, são poucas as empresas que ignoram a relevância desse tema. É possível encontrar organizações em diferentes estágios de amadurecimento em relação à sustentabilidade e ao setor de Recursos Humanos. Mas uma coisa é certa: não há mais como desenvolver uma atividade econômica sem considerar os impactos sociais e ambientais.

Por isso, o profissional que trabalha com recursos humanos se deparará com a necessidade de lidar diretamente com a sustentabilidade. Se você quer realmente compreender a relação entre ambos, leia este post com muita atenção!

Por que a sustentabilidade deve ser uma preocupação da área de Recursos Humanos?

O papel do setor de Recursos Humanos é fundamental para a sustentabilidade porque as pessoas fazem toda a diferença. No mundo corporativo, não basta a empresa ter certificações ambientais ou selos sociais: também é necessário mantê-los!

Portanto, é preciso que a organização seja sustentável todos os dias; que pense desde o processo de economia de materiais até o apoio à comunidade local.

Assim, a sustentabilidade deve ser uma preocupação da área de Recursos Humanos, porque é ela que ajudará na mudança de hábitos das pessoas.

Elas precisam aderir à sustentabilidade e se tornarem responsáveis pelos recursos da empresa, participando das ações promovidas pela organização e cobrando para que elas se tornem efetivas.

Quais iniciativas promovem a sustentabilidade?

Várias são as iniciativas que promovem a sustentabilidade nas empresas. Entre elas, podemos citar:

  • Eliminar o uso do papel;
  • Digitalizar arquivos;
  • Substituir os utensílios de plástico;
  • Investir em e-learning;
  • Contribuir com a mobilidade urbana por meio de home office e benefícios de transporte;
  • Conscientizar os profissionais em relação ao uso consciente de recursos;
  • Criar programas de promoção de qualidade de vida.

Também é importante falar sobre diversidade. Este é um assunto mais debatido em relação ao equilíbrio entre os gêneros e à garantia de direitos iguais para as mulheres. No entanto, vai além e atinge colaboradores com deficiência, negros e LGBTs.

A responsabilidade social corporativa também passa pelo setor de Recursos Humanos e é uma grande conhecida da maior parte dos profissionais que atua na área. No entanto, nem sempre quem é responsável pela gestão das pessoas e acompanha o dia a dia consegue ver como ela está relacionada à sustentabilidade.

O que fazer para desenvolver o conceito de sustentabilidade nas empresas?

Compreenda o que é a sustentabilidade

Muitas organizações estão longe de compreender do que realmente se trata a sustentabilidade. Elas ainda não entenderam que não basta apenas gerar empregos ou vender produtos e serviços!

É necessário fazer algo para mudar a realidade da população local, da própria empresa e dos colaboradores.

Sensibilize as lideranças

É necessário que os líderes tenham comprometimento com o tema e compreendam que não dá para ganhar dinheiro com o sacrifício do planeta.

O conceito de sustentabilidade deve permear o planejamento dos executivos. Há empresas que vinculam a remuneração variável ao atingimento de metas nesse sentido, por exemplo.

Torne a sustentabilidade parte importante da empresa

Ser sustentável não é apenas investir em ações ou projetos sociais pontualmente. A sustentabilidade deve ser um compromisso no dia a dia da empresa.

Todos os colaboradores – desde o responsável pelos serviços gerais até o presidente da companhia – precisam entender que são importantes nesse processo.

Viu como a sustentabilidade deve ser uma preocupação do setor de Recursos Humanos? Agora que você já sabe, que tal desenvolver atividades sustentáveis na empresa em que atua? Pense nisso e torne seu departamento mais sustentável!

Você já sabia da importância da sustentabilidade? Deixe um comentário!

One Reply to “Sustentabilidade deve ser uma preocupação do setor de Recursos Humanos!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade