Você incentiva o respeito à diversidade no ambiente de trabalho?

Compartilhe

Vivemos em um mundo povoado por indivíduos de todos os tipos: homens, mulheres, negros, brancos, asiáticos, heterossexuais, gays, lésbicas, cisgêneros, transexuais e pessoas com deficiência. O respeito à diversidade, no entanto, ainda não é uma realidade em muitos lugares.

Incentivar esse respeito no ambiente de trabalho pode ser o primeiro passo para criar um mundo mais igualitário e uma empresa de sucesso.

> Nós temos um e-book sobre Planejamento Estratégico. Complete sua leitura com diferentes formatos Ticket. Baixe gratuitamente aqui!

> Também temos um e-book sobre Gestão de Pessoas. Baixe gratuitamente aqui!

Saiba como!

Qual é a importância da diversidade no ambiente de trabalho?

Ter uma equipe mais diversa em sua empresa não é simplesmente uma questão de “politicamente correto”, como muitos podem pensar. Na verdade, a diversidade traz vários benefícios para o ambiente de trabalho.

Equipes que combinem histórias e experiências diferentes costumam atingir melhores resultados. Isso porque esse tipo de ambiente é mais acolhedor e estimula a colaboração, além de contar com muitos pontos de vista distintos que geram novas ideias.

Um ambiente diverso também proporciona melhores relacionamentos interpessoais, com menos conflitos e discussões desnecessárias. Por fim, ser uma empresa que respeita as diferenças e trabalha em prol da inclusão também passa uma boa imagem para sócios, clientes e fornecedores.

Mas como uma empresa pode incentivar o respeito à diversidade e garantir que sua equipe seja formada por pessoas diferentes, mas que trabalham em conjunto com tranquilidade?

Como incentivar o respeito à diversidade?

Junto às áreas de Recursos Humanos, Qualidade de Vida ou Cidadania Corporativa, sua empresa pode manter várias ações que incentivem o respeito à diversidade. Por exemplo:

Políticas de inclusão

A política de inclusão não serve apenas para garantir a contratação de pessoas com deficiência, por exemplo. Esse documento deve deixar claro o que é ou não tolerado como comportamento relativo a pessoas de diversas etnias e LGBTs.

Como um profissional pode reportar um caso de discriminação? Qual é a punição prevista para casos de preconceito? Como as colaboradoras podem se proteger do assédio sexual na organização e garantir seus direitos?

Ouvidoria

Muitas grandes empresas já aderiram a essa ideia: a ouvidoria deve ser um canal anônimo em que os colaboradores podem denunciar problemas e casos de discriminação.

Ter um canal assim aberto cria um ambiente mais seguro e incentiva o respeito à diversidade. Aqui na Ticket por exemplo, temos o Canal seguro (:

Palestras, debates e workshops

O respeito à diversidade também pode ser ensinado – afinal, a maior parte dos preconceitos nasce de premissas ignorantes ou mal informadas. Incentivar o diálogo é sempre a melhor maneira de construir conhecimento.

Palestras que falem sobre as leis brasileiras que abordam a diversidade, ressaltando sua importância histórica, são um ótimo começo para garantir um ambiente mais igualitário para toda a equipe.

Voluntariado

Programas de voluntariado estimulam a união entre colegas, a compaixão pelo próximo e o respeito à diversidade. Se sua empresa puder fazer ações para ajudar instituições e programas sociais, o ambiente de trabalho se tornará mais acolhedor.

Em um mundo tão diverso, ter uma equipe que reflita isso e garantir que todos sejam igualmente respeitados é uma maneira de buscar um futuro melhor.

> Quer saber mais sobre Gestão de Pessoas? Confira nosso guia completo sobre o assunto!

> Quer saber mais sobre Planejamento Estratégico? Confira nosso guia completo sobre o assunto!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img