Passo a passo de como aplicar inovação em uma empresa

Passo a passo de como aplicar inovação em uma empresa

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Inovar é se destacar. Em um mercado em que as mudanças estão cada vez mais encurtadas, saber navegar por águas desconhecidas te garantirá vantagens competitivas, uma liderança mais forte, funcionários mais engajados e maior eficiência de produtividade. Mas não se inova assim, de repente. Também não existe uma fórmula pela qual você precisa percorrer para inovar. O que existe são alguns hábitos e práticas que podem deixar o percurso mais fácil e atrair o ambiente que floresce a inovação. Confira nosso passo a passo de como aplicar inovação em uma empresa.

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1º passo para aplicar inovação em uma empresa: faça um diagnóstico da sua empresa

O ponto de partida para qualquer melhoria na sua empresa deve ser um bom planejamento. E para planejar, você precisa primeiro entender o que quer melhorar. Para isso, faça um diagnóstico da sua empresa, ou seja, quais áreas precisam dessas melhorias, quais tecnologias estão obsoletas, se existe algum gargalo de comunicação. Você precisa entender suas fraquezas, para fortalecê-las. 

Vamos usar um exemplo ao longo deste artigo: funcionários desmotivados. Quando você está inserido em um contexto que te estimula, mais você fica envolvido com o projeto e com o próprio trabalho. Isso aumenta diretamente a eficiência de entrega de resultados. O contrário pode ser catastrófico. Inovar também significa criar uma cultura forte e pertencente. 

Um gargalo pode ser que você não esteja recompensando bem esses funcionários. 

 

2º passo: defina um plano de inovação e as principais estratégias

Diagnosticado os gargalos, é hora de planejar de fato. Traçar estratégias para sarar a ferida e performar conforme ou além do esperado. Organize as necessidades de acordo com a prioridade do negócio no momento. Se seus processos estão cheios de burocracias e perdidos em uma pilha de papéis – e você quer ganhar velocidade -, contrate softwares de gestão de documentos. 

Preciso otimizar meus gastos através de benefícios corporativos? Sabia que existe um serviço que presta assessoria no controle dos saldos excedentes dos cartões de benefício? E que com ele é possível reduzir em torno de 35% os gastos com vales-transportes e alimentação na sua empresa?

 

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3º passo: treine os colaboradores para serem inovadores

As duas primeiras dicas são mais operacionais. Essa terceira é de certa forma um pouco mais lúdica, pelo fato de envolver cultura. Você precisa incentivar e premiar aqueles que constantemente estão pensando em melhorias para sua empresa, fora da caixa de sua própria jurisdição. Você precisa montar um ambiente em que as pessoas se sintam ouvidas e confortáveis o suficiente para experimentar, para ousar, para serem inovadoras. Isso só acontece com uma cultura que floresce inovação.

 

4º passo para aplicar inovação em uma empresa: Capacite as equipes para as ferramentas e estratégias

A inovação hoje está muito relacionada às novas tecnologias. Nada mais justo. São elas que de fato estão mudando o comportamento das pessoas e atendendo dores que antes não eram perceptíveis. Não é uma regra que inovar esteja relacionado a um aplicativo ou um software, mas se esse é seu caso, você precisa se certificar de que a implantação dessas tecnologias precisa ser feita com sucesso – e com pessoas capacitadas por detrás.

O mesmo vale para estratégias inovadoras no geral, que não necessariamente contam com aplicativos, mas talvez diferentes formas de realizar um processo. Afinal, se a equipe está alinhada com as novidades, seus benefícios e funcionamento, há mais chances de sucesso.

Com a plataforma da Ticket, o setor de RH da empresa consegue acompanhar os pedidos, ter acesso a relatórios e ter o controle de quem recebeu, quando recebeu e qual valor. Assim, a empresa tem o comprovativo dos pagamentos sempre consigo de forma otimizada.

 

5º passo: certifique-se que há comunicação com os clientes

Se você está vendendo um produto ou um serviço, você está tentando solucionar alguma dor. A dor de alguém. Esse alguém é quem você se comunica – e essa pessoa também se comunica com a concorrência buscando uma solução. Por isso, certificar-se que há um canal de comunicação com os clientes, por onde eles sentem liberdade de enviar críticas e sugestões é uma das melhores formas de garantir que a inovação está indo para o caminho certo.

 

6º e último passo de como aplicar inovação em uma empresa: faça com que a inovação se torne natural

Entenda uma coisa: inovação não é um processo, que tem começo, meio e fim. Inovar é um ciclo constante, em que o olhar clínico para fazer novos diagnósticos precisa estar sempre afiado. Trace sempre novos planos, atualize estratégias e se mantenha no páreo. Se a inovação não se tornar parte da rotina da empresa, não é possível dizer que ela foi implementada com sucesso, somente que foi usada em momentos pontuais.

 

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