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Benefícios para funcionários: importância e tipos | Ticket

Importância dos benefícios para funcionários.

A importância de benefícios em micro e pequenas empresas

 

Oferecer benefícios é a forma mais inteligente de motivar os colaboradores, aumentar a produtividade e potencializar os resultados de uma empresa. Porém, infelizmente, muitos empresários ainda não conseguem entender o impacto desses benefícios e oferecem apenas o que é obrigatório por lei aos seus funcionários.

Se você ainda não investe dessa forma nos colaboradores, saiba que está perdendo muito, e é exatamente esse assunto que abordaremos no nosso post de hoje. Leia até o final e entenda a importância dos benefícios para micro e pequenas empresas!

 

Qual a importância de benefícios?

Os benefícios extras são muito importantes em micro e pequenas empresas. Oferecendo-os aos colaboradores, além de motivá-los, você reduz a taxa de absenteísmo, aumenta a valorização profissional e otimiza a produtividade.

Tire suas próprias conclusões sobre a importância de benefícios para micro e pequenas empresas:

 

Motivam os colaboradores

Uma micro e pequena empresa não consegue oferecer uma grande estrutura para os colaboradores. Esse é um ponto negativo? Não, principalmente quando você toma alguma atitude para mudar esse cenário.

Oferecer benefícios não obrigatórios por lei – como Ticket Alimentação, vale combustível, Ticket Restaurante, plano de saúde e Ticket Cultura – não é um custo, mas um investimento. Sabe por quê?

Quando você disponibiliza essas vantagens, incentiva o colaborador a continuar se dedicando e buscando os melhores resultados para sua empresa. Então, ambos ganham com essa atitude.

 

Ajudam na redução da taxa de absenteísmo

O absenteísmo nada mais é que a ausência do colaborador no ambiente de trabalho. Na prática, é o número de horas de trabalho perdidas, seja por faltas, saídas ou atrasos, sendo eles justificados ou não.

O absenteísmo é um mal que acomete muitas empresas brasileiras e causa dores de cabeça em muitos empresários. Para combatê-lo, existem alguns passos para seguir. Um deles é oferecer benefícios extras aos colaboradores.

“Como assim? Ofereço benefícios e diminuo a taxa de absenteísmo?”.

Exatamente! Quando o profissional está satisfeito com a empresa e as vantagens que ela oferece, ele tende a se engajar mais. O colaborador ganha com o benefício, isso é indiscutível. Porém, a empresa conquista muito mais, pois consegue melhorar seus resultados.

 

Aumentam a valorização profissional

O perfil dos colaboradores mudou. Atualmente, os profissionais buscam por empresas que pensam neles. Alguns até pesquisam a satisfação que os contratados atuais têm em trabalhar nos locais pelos quais eles se interessam.

É, está cada vez mais complicado satisfazer os colaboradores. Mas, se pensarmos no lado do pequeno empresário, esse é um ponto positivo. Quando uma micro e pequena empresa consegue oferecer os benefícios, pode se destacar e conquistar ótimos talentos.

Isso não seria possível antigamente ao concorrer com uma grande empresa, por exemplo. Então, entenda a importância de benefícios para o seu negócio e aplique essa estratégia o quanto antes.

 

Otimizam os resultados e a produtividade

O último benefício é a otimização dos resultados e da produtividade. Já falamos sobre esse assunto em outras oportunidades, mas é tão importante que não poderíamos deixar de mencionar especificamente.

Na verdade, a otimização dos resultados e da produtividade é o benefício que mais pesa para micro e pequenas empresas na hora de decidir se as vantagens realmente valem a pena.

Quando um colaborador consegue perceber que a empresa realmente se importa, ele passa a se interessar ainda mais pela sua função. Digamos que ele entende o significado que tem para a empresa e age com reciprocidade.

O cálculo é simples: um lado ajuda, o outro responde, os dois ganham.

 

Tipos de benefícios oferecidos pelas empresas

Confira alguns benefícios que as empresas podem oferecer ao colaborador, resultando na melhora de sua qualidade de vida, motivação e produtividade.

 

  1. Parceria com academias

Uma solução interessante que micro e pequenas empresas podem oferecer como benefício para colaboradores são parcerias com academias locais. Em outras palavras, desconto na mensalidade do estabelecimento para seus funcionários.

Além de motivar o time a praticar atividades físicas, essa alternativa não gera custos adicionais para o caixa da empresa e ainda fomenta o comércio regional.

  1. Parceria com creches

Nem sempre micro e pequenas empresas conseguem ajudar os funcionários a pagar pela creche ou pré-escola de seus filhos por limitações de caixa. No entanto, existem outros caminhos que os gestores podem adotar para criar um benefício nesse aspecto.

Assim como parcerias em academias, a empresa pode procurar por creches que também aceitem oferecer desconto para colaboradores. Mais uma vez, seu time é beneficiado.

  1. Plano odontológico familiar

Apesar da maioria das empresas oferecerem plano de saúde, nem todas oferecem plano odontológico. Pensando em um benefício que não comprometa o caixa da empresa, mas que ajude o time a cuidar de sua saúde e a de sua família, essa alternativa se torna bem interessante.

  1. Horário flexível

Um benefício que não tem custo, mas que faz a diferença na vida dos colaboradores, é a flexibilização do horário de trabalho. Nesse quesito, existem diversos modelos que um negócio pode adotar. Eles variam de acordo com o ramo de atuação da empresa e perfil de tarefa do funcionário.

Segundo uma pesquisa divulgada pela revista Época Negócios, o número de empresas que oferecem flexibilidade de horário aumentou 192% no último ano. Inclusive, as novas gerações de funcionários têm a jornada flexível como um dos principais benefícios, de acordo com levantamento veiculado no portal G1.

  1. Convênio com estacionamento

Outra alternativa vista como benefício pelo time é a possibilidade de estacionar em um local seguro, pagando menos. Assim como no caso do convênio com escolas e academia, esses estabelecimentos garantem desconto para colaboradores de uma mesma empresa.

  1. Cartão-restaurante e cartão-alimentação

Por fim, alguns dos benefícios mais queridos pelos funcionários costumam ser os relacionados à alimentação. Aqui, entram:

  • Cartão-restaurante, que permite ao funcionário comer no lugar que mais gosta e que mais atende suas necessidades nutricionais.
  • Cartão-alimentação, que permite que o time faça suas compras do mês em supermercados, feiras ou açougues de acordo com sua dieta e estilo de vida.

 

Por conta da lei do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador, é uma forma que a empresa tem de colaborar com a saúde e bem-estar do time, sem comprometer o caixa e até recebendo incentivos fiscais.

Inclusive, a Ticket pode ajudar você nessa: conheça nossos planos de benefício para funcionários com o Ticket Restaurante e o Ticket Alimentação.

 

Aproveite e entre em contato com a gente. Temos vantagens personalizadas para você oferecer aos seus colaboradores!

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