Um dos maiores desafios na gestão de pessoas é a retenção de talentos. E cada vez mais a disputa por mão de obra qualificada ficará maior no mercado. Então qual a melhor forma de reter talentos e como usar benefícios como o cartão refeição, neste cenário.
Retenção de talentos é a ação de manter os colaboradores dentro da empresa. Se a explicação é simples, a prática é complexa e exige muita estratégia de gestão de pessoas.
Além de analisar a taxa geral de retenção de colaboradores é interessante olhar taxas específicas que podem indicar a qualidade de cada etapa da jornada do colaborador na empresa. Além disso, usar a estratégia de pessoas para entender quais grupos específicos de colaboradores devem ter prioridade em ações de retenção, pode ser uma boa prática.
Primeiramente, é importante entender que a retenção de talentos não deve ser considerada um processo dentro de uma área isolada. Isso porque, a decisão de ficar ou não numa empresa passa por diversas experiências do colaborador, indo muito além de uma área específica, como a área de benefícios que cuida de cartão refeição e plano de saúde, por exemplo.
Sendo assim, reter talentos deve ser um objetivo compartilhado entre as diversas áreas de gestão de pessoas e da liderança. Portanto, para que seja possível melhorar a retenção de talentos, as ações precisam ser orquestradas em conjunto e entre áreas.
O primeiro passo é definir qual a meta de retenção que se espera chegar. Ao contrário do que possa parecer, ter uma taxa de retenção de 100% pode não ser o mais saudável para uma organização. Em muitos casos faz sentido ter uma movimentação saudável de colaboradores.
Dessa forma, pessoas com novas ideias e vivências diferentes tem espaço para entrar na organização. Entenda neste artigo as vantagens de reter talentos na organização.
Logo depois de definir uma meta adequada para a retenção de colaboradores, chegou a hora de analisar onde está o potencial de melhoria dentro dos processos de gestão de pessoas que impactam na retenção de talentos.
Logo abaixo estão detalhados os pontos à serem reforçados em relação à gestão de benefícios, porém outros itens também podem ser considerados, como:
Primeiramente, defina quais são os benefícios que mais fazem sentido para os colaboradores, seu estilo de vida e estrutura de trabalho. Por exemplo, o caso de empresas que oferecem cartão vale refeição porque não tem estrutura adequada para consumo local de refeições.
Neste sentido, ouvir os colaboradores e suas demandas é fundamental. No caso de empresas que trabalham no regime de home office, por exemplo, pode ser importante implementar benefícios diferentes, como citado neste artigo.
De antemão, ter bons benefícios não garante que eles sejam efetivos na retenção de talentos. O primeiro passo para isso é realizar, durante a integração do colaborador, uma explicação detalhada do benefício oferecido, e quais as vantagens que ele possui.
Por exemplo, no caso de vale refeição, além de entregar o cartão e informar o valor mensal deste benefício, uma boa prática é informar quais restaurantes estão mais próximos da região.
Outro exemplo, quando um colaborador recebe como benefício o Ticket Restaurante, além de poder usar o seu benefício numa ampla rede credenciada de restaurantes e lanchonetes, ele também pode acessar descontos em drograrias, parcerias em apps de entrega, além de descontos, cupons e cashback com o Ticket Vantagens, pelo app da Ticket.
Da mesma forma que é importante informar os benefícios no momento de entrada do colaborador, reformá-los ao longo de sua jornada na empresa também otimiza o impacto positivo deles.
Manter os valores e os benefícios oferecidos aos colaboradores atualizados com o mercado garante que eles se mantenham relevantes no processo de retenção de colaboradores.
Em especial, os benefícios vale alimentação e vale refeição devem ser atualizados para que o colaborador não perca poder de compra e, dessa forma, não diminua a percepção positiva do benefício. A pesquisa +Valor contém os valores médios trabalhados nas diversas regiões do país.
Os novos modelos de trabalho, como o home office tem trazido desafios diferentes à gestão de pessoas, e a melhor estratégia que a área de recursos humanos e as lideranças das empresas podem usar é estar próximo ao colaborador e escutar quais são as demandas mais importantes.
Fazer uma boa gestão de benefícios é recompensada com o aumento da atração e retenção de talentos, em um cenário desafiador para a contratação de profissionais qualificados.
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