Tudo sobre o PAT, programa de alimentação do trabalhador

Compartilhe

saiba mais sobre PAT Programa de Alimentação do Trabalhador

 

O PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) é um recurso criado para garantir a qualidade da alimentação dos trabalhadores no Brasil. Existem diversas vantagens, assim como exigências para participar do programa.

 

O que é o PAT Programa de Alimentação do Trabalhador

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi criado pelo governo Federal através da instituição da lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976. Ele existe para atender uma demanda muito importante da população: ter qualidade nutricional garantida aos trabalhadores.

Antes de que essa lei fosse estabelecida, não havia um cuidado real em garantir qualidade na alimentação dos trabalhadores, e 100% do custo de suas refeições eram pagas por eles. O que muitas vezes gerava baixa qualidade nutricional, impactando na saúde do colaborador e na diminuição de produtividade da empresa causada por afastamentos do trabalho.

O Objetivo do PAT é garantir aos trabalhadores acesso à alimentação de boa qualidade nutricional, promovendo assim: mais saúde, qualidade de vida e prevenindo doenças.

 

Quem pode participar do PAT programa de alimentação do trabalhador?

A participação no PAT não é obrigatória, embora gere muitos benefícios para as empresas. Porém para participar do programa é importante seguir algumas regras:

  • Empresas a partir de um trabalhador já podem participar do PAT;
  • A prioridade do benefício é para os empregados que recebem até 5 salários mínimos;
  • O empregador pode atender funcionários que recebam mais de 5 salários mínimos, desde que garanta o fornecimento de todos os colaboradores que recebam até 5 salários;
  • O valor do benefício oferecido deve ser igual para todos os empregados;
  • A adesão ao PAT é voluntária e a inscrição não tem validade, porém as empresas podem ser convocadas para o recadastramento;
  • Empresas cadastradas no PAT contam com isenção de encargos sociais (INSS e FGTS);
  • As empresas podem descontar até 20% do valor do benefício no salário do colaborador;
  • Empresas cadastradas com Lucro Real podem deduzir até 4% do IR.

 

Quais as vantagens para a empresa?

Participar do PAT gera diversos benefícios para as empresas, e alguns deles já foram comentados ao longo do artigo, porém vale a pena destacar-los novamente.

Isenção de encargos sociais e trabalhistas (INSS/FGTS)

Empresas participantes do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) são isentas de encargos sociais e trabalhistas, gerando assim uma economia em impostos.

Retenção e Atração de Talentos

Oferecer benefícios como o Vale Alimentação e Vale Refeição para os colaboradores ajuda a empresa a ser mais atrativa na contratação de novos funcionários e reter talentos dentro da empresa.

Saiba como benefícios corporativos podem ser usados como estratégia na gestão de pessoas clicando aqui.

Produtividade

Garantir que os colaboradores tenham acesso a alimentação com qualidade nutricional tem um impacto positivo na produtividade da empresa.

Primeiramente, pelo motivo de uma boa alimentação influenciar positivamente na saúde e por consequência diminuindo os afastamentos dos colaboradores. Porém existe também o fato de ter benefício de alimentação aumenta o engajamento das equipes, melhorando resultados.

 

Quais as vantagens para os colaboradores?

A empresa não é a única beneficiada ao aderir ao PAT. Os colaboradores também ganham com essa decisão.

Primeiramente, ter condições de acessar alimentação com qualidade nutricional tem impactos muito positivos na qualidade de vida de qualquer pessoa. Isso acontece por alguns motivos, como diminuir o risco de doenças mas também ter tranquilidade da alimentação garantida, gerando menos estresse.

 

Como implementar de forma correta

Agora que as vantagens de aderir ao PAT (programa de alimentação do trabalhador) já estão claras, é importante contar com soluções práticas que não gerem custos de distribuição desses alimentos e nem trabalhos com logística.

Conheça nossos produtos PAT

A Ticket tem 4 produtos que atendem a legislação PAT, oferecendo segurança e praticidade na implementação e manutenção do PAT nas organizações.

Ticket Restaurante

O Ticket Restaurante é a solução que dá a liberdade ao colaborador escolher onde fazer suas refeições diárias. Pode ser utilizado em restaurantes, padarias, lanchonetes e cafeterias.

Ticket Alimentação

O Ticket Alimentação é a solução que garante a liberdade do colaborador escolher os itens da cesta básica de forma simples e econômica. Pode ser utilizado em locais como supermercados, açougues e frutarias.

Cartão RH

O Cartão RH é a solução que oferece todos os benefícios do Ticket Restaurante e Ticket Alimentação desde o momento da contratação, proporcionando maior segurança e praticidade. A empresa realiza o gerenciamento dos benefícios on-line, disponibilizando os créditos em até 1 hora.

Ticket Super Flex

O Ticket Super Flex é a solução Multibenefícios da Ticket voltada para facilitar o dia a dia dos usuários. Em um único cartão, o Ticket Super Flex traz as soluções de Alimentação, Restaurante, Bem-Estar, Home Office e Educação com os saldos separados por trilha.

*Somente as trilhas alimentação e restaurante são aderentes ao PAT

 

Acesse a cartilha

Confira neste link mais informações sobre o PAT, incluindo os 7 passos de adesão ao programa.

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img