Blog > Gestão de pessoas> Programa de Alimentação do Trabalhador: como fazer o cadastro no PAT

Programa de Alimentação do Trabalhador: como fazer o cadastro no PAT

Cadastro no PAT: veja o passo a passo para fazer o cadastro da empresa

Além de colaborar com a saúde da equipe, participar do Programa de Alimentação do Trabalhador é uma estratégia de negócio, por isso, preparamos este guia com o passo a passo de cadastro no PAT e tudo que você precisa saber sobre o tema. Acompanhe.

 

O que é PAT?

O PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador – é uma lei criada pelo Ministério do Trabalho em 1976 visando a melhoria da situação nutricional dos trabalhadores, promovendo assim a saúde e prevenindo doenças profissionais. Trata-se da legislação que auxilia as empresas que querem oferecer os benefícios relacionados à alimentação de seus colaboradores – como o Ticket Restaurante ou Ticket Alimentação.

Como benefício, as empresas que optam em dar benefícios aos seus colaboradores têm isenção de encargos sociais (INSS e FGTS) sobre o valor da parcela paga em forma de benefício, além da isenção de até 4% do imposto de renda, caso a empresa esteja enquadrada no modelo de tributação Lucro Real. Outro benefício financeiro é que a empresa pode descontar até 20% do valor total do benefício concedido do colaborador.

Além disso, para participar do programa, o empregador pode escolher uma das opções a seguir.

 

Refeição na empresa

Aqui, a empresa fica responsável por todo o preparo e distribuição da refeição aos seus funcionários. É preciso ter cozinha, refeitório e equipe responsável pela compra dos alimentos, preparo e serviço – como um sistema de buffet, por exemplo, além de estar suscetível as regras e legislações quanto ao preparo de alimentos.

 

Refeição terceirizada

Nessa opção, a empresa pode contratar o serviço de preparo de outra companhia. Geralmente, há dois caminhos a seguir – o alimento é finalizado na própria empresa, ou já vem pronto. De qualquer forma, é preciso oferecer instalações adequadas para os colaboradores almoçarem e jantarem.

 

Documentos de legitimação – Vouchers de benefícios

Costuma ser a alternativa mais prática e com melhor custo-benefício. Aqui, a empresa deposita um valor mensal em cartão para o colaborador, que fica responsável por escolher o restaurante onde vai se alimentar. Para o empregador, basta selecionar um fornecedor do serviço de vale aceito em uma ampla rede de estabelecimentos, como a Ticket.

Conheça todas as vantagens do Ticket Restaurante para a sua empresa!

Legislação do PAT

Através do site da Secretaria do Trabalho você pode conferir toda a legislação sobre o Programa de Alimentação ao Trabalhador – o PAT, e também no site da Ticket você encontra a Cartilha do PAT, que explica todos os principais pontos da legislação.

 

Vantagens do PAT para a empresa

Empresas que aderem ao Programa de Alimentação do Trabalhador e oferecem benefícios como ticket restaurante ou alimentação, podem contar com inúmeras vantagens. Destacamos as principais.

 

Menos rotatividade

De acordo com artigo científico publicado no periódico Revista de Saúde Pública, estudos apontam uma redução expressiva no número de ausências em empresas que aderem ao PAT – resultado que sugere a influência do programa na diminuição de dias perdidos com rotatividade de pessoal e acidentes de trabalho.

 

Retenção de talentos

Segundo pesquisa veiculada em matéria da revista Época Negócios, cerca de 57% dos trabalhadores afirmam que ter acesso a benefícios está entre as principais considerações antes de aceitar uma proposta de trabalho. Além disso, o levantamento aponta que quatro a cada cinco profissionais preferem receber novas vantagens do que aumento de salário.

 

Auxílio Fiscal

Como benefício, as empresas que optam em dar benefícios aos seus colaboradores têm isenção de encargos sociais (INSS e FGTS) sobre o valor da parcela paga em forma de benefício, além da isenção de até 4% do imposto de renda, caso a empresa esteja enquadrada no modelo de tributação Lucro Real. Outro benefício financeiro é que a empresa pode descontar até 20% do valor total do benefício concedido do colaborador.

 

Cadastro PAT: passo a passo de como fazer

Fazer o cadastro da sua empresa no Programa de Alimentação do Trabalhador é relativamente simples. Todos os tamanhos de empresa podem fazer o cadastro, basta a empresa ter a partir de 01 colaborador.. Confira abaixo os os passos!

  1. Acesse o portal de cadastro da Secretaria do Trabalho;
  2. Clique na opção “cadastre-se”, que fica abaixo dos campos de login;
  3. Informe seus dados para criar um login de acesso no sistema. Lembre-se de memorizar sua senha;
  4. Clique na opção “gravar” para finalizar seu cadastro no sistema;
  5. Com os dados que você criou, faça o login;
  6. Dentro do sistema, clique na opção “beneficiária – inscrição” do menu que fica à esquerda da tela;
  7. Preencha os dados sobre sua empresa. Aqui, são três páginas de cadastro e é importante ter em mãos dados como CNPJ, número de funcionários e faixa salarial dos colaboradores. Ao final de cada página, clique em “próximo”.
  8. Informe os dados necessários no campo “Fornecedora”, clique em “Consultar” e digite o número da Ticket no PAT 0800 343 70

Pronto! Sua empresa está cadastrada e um comprovante aparece na tela. Salve esse comprovante em seu computador e mantenha uma cópia impressa em sua empresa. Em caso de fiscalização, apresente esse documento impresso.

 

Cadastro PAT: vantagens de escolher a Ticket para o benefício

Já fez a inscrição no PAT para sua empresa? Confira algumas vantagens das opções do benefício refeição da Ticket.

 

Sair para almoçar aumenta a produtividade

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Sussex, no Reino Unido, aponta que sair para almoçar aumenta a produtividade dos trabalhadores. Um dos motivos é o crescimento da sensação de bem-estar que vem após uma refeição em restaurante ou um simples sanduíche num banco de parque.

 

Diversidade alimentar respeitada

Segundo pesquisa do Ibope, cerca de 14% dos brasileiros são vegetarianos e 81% consomem carne na dieta. Proporcionar o benefício para colaboradores permite que o time tenha mais autonomia para escolher o que faz parte de seus hábitos alimentares.

 

Mais de 330 mil estabelecimentos credenciados

Com a Ticket, sua equipe conta com uma das maiores redes de restaurantes credenciados – são mais de 330 mil estabelecimentos que aceitam nossas soluções em benefícios ao trabalhador. Dessa forma, os colaboradores podem fazer suas refeições da forma que melhor preferirem sentindo-se mais motivados para trabalhar. Além disso, sua empresa pode economizar e contar com os benefícios exclusivos de ser cliente Ticket, como um portal de pedidos 100% online, com informações e relatórios para você realizar a melhor gestão dos benefícios, além do autoatendimento. Seus colaboradores terão acesso ao aplicativo mais completo do mercado, além de descontos exclusivos. e muito mais.

Aproveite e faça uma simulação na Ticket ou peça um contato para entender mais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade