Quais os tipos de inovação que podem ser aplicados em uma empresa?

Quais os tipos de inovação que podem ser aplicados em uma empresa?

Compartilhe

 

Inovação não é uma epifania. É um hábito que deve ser cultivado diariamente. Ter muitas ideias, para entender que ali no meio existe uma oportunidade. Oportunidade de melhorar um processo, de atender uma dor básica. Inovar é gerar valor novo – e existem duas vertentes no mundo dos negócios que são interessantes de falarmos:

> Quer saber mais sobre Inovação? Confira nosso guia completo sobre o assunto!

 

Inovação aberta e inovação fechada: o que são e quais as diferenças

Inovação aberta é uma vertente colaborativa. Empresas, universidades, consultorias trocam para elaborar pesquisas e projetos. É interessante porque é um tipo de inovação que promove a diversidade de ideias e costuma ser mais acessível.

Já a inovação fechada, como o próprio nome diz, aposta na promoção de pesquisas e projetos internos. É o modelo mais competitivo do mercado, visto que é o tipo de inovação da propriedade intelectual, do equity das empresas. No entanto, é mais custosa, pois necessita de uma estrutura totalmente dedicada a isso.

Se quiser saber como aplicar inovação na sua empresa, não deixe de conferir esse conteúdo!

 

Principais tipos de inovação

Seja ela aberta ou fechada, existem diferentes tipos de inovação. Dá uma olhada nos principais deles:

Inovação tecnológica

 

É uma das formas de inovar que trazem resultados mais rapidamente, ainda mais se a empresa possui processos onerosos e obsoletos. Se seus registros estão no papel ou se seu atendimento é feito manualmente, trazer a tecnologia para o seu negócio pode revolucioná-lo. 

 

Inovação em processos

 

Inovar em processos é manter-se competitivo perante ao mercado. Se você tem processos lentos e pouco eficientes, sua produtividade certamente não está entregando os resultados desejados. Se sua empresa trabalha com contratos, um software de gestão de documentos pode mudar todo o cenário. Essas soluções geram modelos de contratos de forma mais rápida que podem ser assinados digitalmente e armazenados online. Você automatiza, armazena e cria inteligência para os seus processos, de maneira simples e inovadora.

 

Inovação em serviços e produtos

 

A inovação em serviços e produtos tem uma premissa: oferecer uma melhor experiência para o seu cliente. Em serviços, inovar significa facilitar ao máximo a contratação do que você oferece. Sites focados em experiência do usuário, aplicativos, atendimento ao cliente automatizado e personalizado. Em produtos, utilidades diferenciadas e dores que seus clientes nem imaginavam ter. Aqui vale entender bem qual o público-alvo da empresa e o que os produtos concorrentes têm – e principalmente o que eles não têm.

 

Inovação de marketing

 

O Marketing é o responsável por dar uma personalidade para sua empresa. Você precisa ter presença, ter o diferencial. Esse é o campo para florescer inovação. Pela necessidade de se manter atualizado, é possível inovar nos diferentes formatos para entregar uma mensagem para os mais diversos públicos, em cada rede social. Além: como reter clientes, estratégias de conteúdo, desenvolvimento de marca.

 

> Nós temos um e-book sobre Inovação. Complete sua leitura com diferentes formatos Ticket. Baixe gratuitamente aqui!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img