Blog > Gestão Financeira> Aprenda a usar os benefícios corporativos como um diferencial competitivo!

Aprenda a usar os benefícios corporativos como um diferencial competitivo!

Entenda como os benefícios corporativos podem ser um diferencial competitivo para o seu negócio e para a retenção de talentos.

Aprenda a usar os benefícios corporativos como um diferencial competitivo!

 

Os benefícios corporativos obrigatórios já estão consolidados nas empresas brasileiras. No entanto, existem diversas opções facultativas que podem ser usadas como diferencial competitivo para reter talentos, motivar a equipe e aumentar a produtividade.

Os colaboradores valorizam as organizações que oferecem uma lista de benefícios diversa e não apenas o “pacote básico”.

Saiba como fazer uso dos benefícios corporativos como um diferencial competitivo na sua empresa!

 

Benefícios corporativos obrigatório

 

Todo colaborador registrado tem direito a alguns benefícios previstos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os benefícios corporativos que a empresa é obrigada a conceder aos seus trabalhadores são auxílio transporte, férias, décimo terceiro salário e fundo de garantia por tempo de serviço.

Embora sejam obrigatórios, a lei permite descontos e condições para o recebimento. Por exemplo, a empresa pode descontar o valor pago pelo auxílio transporte equivalente a 6% do salário do colaborador.

 

Benefícios corporativos facultativos

 

Como os benefícios corporativos obrigatórios são oferecidos por todos, as empresas devem investir em opções facultativas como uma forma de se diferenciar no mercado.

Existem diversos benefícios que a empresa pode adotar.

O auxílio alimentação é um dos benefícios mais atraentes para o colaborador, permitindo a realização de compra de alimentos diretamente em supermercados, açougues, mercearias, padarias, entre outros. Costuma ser muito valorizado por ser um benefício que se estende para a família.

O auxílio refeição é outro exemplo muito visado pelos colaboradores, pois, apesar de ser utilizado apenas para refeições, facilita a alimentação no dia a dia.

Outros benefícios facultativos, considerados como diferencial competitivo, são os planos de saúde e a previdência privada. Eles ajudam o colaborador com questões essenciais de saúde e segurança financeira para sua família.

Investir na qualidade de vida dos profissionais também é uma ótima estratégia. Parcerias com academias e serviços de prevenção, como exercícios laborais e massagens terapêuticas, oferecidas no próprio ambiente da empresa, promovem a saúde e o bem-estar das pessoas.

Outra opção interessante é a flexibilização dos horários de trabalho. Além de gerar atrasos, o trânsito da cidade contribui para o aumento do estresse nos colaboradores.

Flexibilizar os horários de chegada e saída ou promover o home office, além de ser um investimento no bem-estar, mostra que a empresa respeita e confia em seus profissionais.

Esses são apenas alguns exemplos de como usar os benefícios corporativos como diferencial competitivo.

Lembre-se que profissionais saudáveis ​​usam menos dias de licença saúde, são mais produtivos e mais propensos a fazer amizade com colegas de trabalho, melhorando o trabalho em equipe.

 

O diferencial competitivo dos benefícios facultativos

 

Já foi comprovado que as pessoas participam de uma organização não somente em função do cargo, do salário e do clima. Elas buscam, por meio dos benefícios facultativos, maneiras de ampliar o seu nível de qualidade de vida, dentro e fora da empresa.

Por outro lado, uma boa gestão destes benefícios se reverte em diferencial competitivo para a empresa. Isso influenciará na contratação de bons profissionais, na redução da rotatividade e do absenteísmo.

Além de atender às necessidades dos colaboradores, a escolha correta dos benefícios facultativos pode resultar em um sentimento de lealdade e pertencimento, refletindo em maior motivação, melhor desempenho e mais engajamento.

A adoção correta dos benefícios facultativos pela empresa pode gerar um grande diferencial competitivo no mercado, fazendo com que ela seja reconhecida como um ótimo local para se trabalhar.

Assim, atrairá os melhores candidatos para suas vagas, além de criar um ambiente onde o colaborador se sente valorizado e acolhido. E ele agradecerá por meio de sua motivação e de sua produtividade, contribuindo para a competitividade da empresa.

 

Gostou do post? Que tal conhecer a Ticket e descobrir os benefícios que podemos oferecer para sua empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade