Apesar da mudança ser pré-requisito para todos os negócios que desejam inovar, há muitos que não estão tão abertos à possibilidade. Esse é apenas um dos erros mais comuns quando falamos em inovação. É por isso, que antes de se aventurar por qualquer tipo de mudança, você precisa vencer a descrença.
Essa vencida, você pode ir adiante, mas sempre lembrando de como evitar alguns dos erros mais comuns de inovação nas empresas.
Esse é fatal para a inovação. Sem se arriscar, você não inova. Existe a máxima do Falhe Rápido. Quanto mais cedo você errar, mais cedo você terá a capacidade de remanejar a rota e acertar, inovar. O erro não pode ser visto como um entrave. Ele é parte do processo de inovação.
Se você não pode ter descrença como premissa e não pode cair no medo de errar, você precisa ser uma pessoa flexível. Você irá mudar, alterar processos e irá correr riscos de falhar. Quem não tem estômago para isso não tem estômago para inovar.
Ninguém chega ao sucesso sozinho. Você pode começar seu negócio e ser um faz-tudo, mas conforme a coisa vai ganhando corpo, não tem por onde fugir: você precisa de pessoas ao seu lado – e mais do que isso, você precisa saber delegar e pedir ajuda. A diversidade de ideias, pensando em um mesmo objetivo, é terreno fértil para a inovação.
Muito similar ao item anterior, é comum errar por acreditar que já domina determinado assunto e não estar aberto a ouvir outras opiniões. Esse talvez seja um dos piores erros na hora da inovação, uma vez que é a partir das diferentes ideias e visões sobre um problema que surgem as ideias disruptivas.
Se falamos de pedir ajuda e ouvir opiniões distintas, essa é naturalmente a consequência. Um dos ingredientes para inovação é exatamente a troca de conhecimento entre profissionais diferentes, que agregam opiniões e experiências variadas e, assim, geram resultados inesperados.
É muito comum associar inovação com grandes investimentos em tecnologia. Isso já cria um distanciamento, um entrave. Desmistifique! Inovar não requer somente grandes quantias. Requer criatividade e o hábito constante que estimule esse ambiente de criatividade. Um bom exemplo é focar em gargalos que a empresa possa ter e como resolvê-los, pois mesmo contratando soluções tecnológicas é possível economizar recursos que poderiam estar parados ou não estar rendendo como deveriam.
Toda empresa é feita de processos. E para ter uma visão 360º desses processos, é importante gerí-los. Gerir processos é planejar, executar e monitorar as atividades que compõem uma operação. É entender o que está funcionando, o que não, e aplicar melhorias quando necessário. Gestão de processos engloba todas as áreas de um negócio, seja ela financeira, de marketing, logística ou vendas. E inovação. Inclusive ela.
Vamos usar um exemplo: funcionários desmotivados. Quando você está inserido em um contexto que te estimula, mais você fica envolvido com o projeto e com o próprio trabalho. Isso aumenta diretamente a eficiência de entrega de resultados. O contrário pode ser catastrófico. Inovar também significa criar uma cultura forte e pertencente.
Um gargalo pode ser que você não esteja recompensando bem esses funcionários. Com a plataforma da Ticket, o setor de RH da empresa consegue acompanhar os pedidos, ter acesso a relatórios e ter o controle de quem recebeu, quando recebeu e qual valor. Assim, a empresa tem o comprovativo dos pagamentos sempre consigo de forma otimizada.
Por outro lado, sabia que existe um serviço que presta assessoria no controle dos saldos excedentes dos cartões de benefício? E que com ele é possível reduzir em torno de 35% os gastos com vales-transportes e alimentação na sua empresa?
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