O sentimento de pertencimento representa uma conexão com pessoas ou lugares, neste caso: o vínculo profissional entre o colaborador e a empresa.
Podemos dizer que as organizações que desenvolvem essa cultura tendem a cultivar profissionais mais comprometidos com suas funções – o que por sua vez é essencial para todo negócio e para líderes que desejam uma equipe mais produtiva e resiliente.
De acordo com o relatório Inside the Mind of Today’s Candidate idealizado pelo LinkedIn, os colaboradores valorizam os seguintes fatores em sua experiência no local de trabalho:
Com base na análise da Gallup – instituição dos Estados Unidos que realiza pesquisas de opinião – funcionários engajados são mais produtivos, focados e atentos às necessidades do cliente e tudo isso se traduz em resultados comerciais rápidos e significativos, como:
Uma matéria divulgada pela Forbes no início de 2022 descreve diversas etapas que as organizações podem adotar para promover uma cultura de pertencimento mais sólida no local de trabalho.
Segundo a publicação, é importante oferecer canais transparentes e confiáveis para relatar violações da política da empresa, realizar feedbacks regulares e honestos, elogiar e creditar publicamente colaboradores por suas contribuições através de campanhas de incentivo, e auxiliá-los na tomada de grandes decisões.
Por fim, mas não menos importante, a comunicação deve ser aberta e honesta sobre suas responsabilidades e atribuições, respeitando os compromissos de seus colegas fora do ambiente de trabalho e por que não, elogiando e agradecendo o time pelas tarefas realizadas.
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