8 fatores importantes que contribuem para um bom clima organizacional

Compartilhe

O clima organizacional influencia, principalmente, na produtividade. Atualmente, as empresas que não conseguem proporcionar um bom ambiente de trabalho para seus colaboradores perdem talentos e não conseguem se destacar. Tudo é processo e como você gere eles.

> Nós temos um e-book sobre Gestão de Processos. Complete sua leitura com diferentes formatos Ticket. Baixe gratuitamente aqui!

No entanto, há vários fatores que contribuem bastante para um bom clima organizacional. Se você deseja conhecer alguns deles, continue lendo o nosso post e descubra quais são os mais importantes!

1. Boa liderança

Uma liderança exemplar e inspiradora contribui para o bom clima organizacional.

Um mau líder derruba a moral de qualquer equipe, pois ninguém se sente bem ao receber ordens de alguém que demonstra desprezo, não é verdade?

Portanto, quanto mais o líder for exemplar e inspirador, mais os colaboradores se sentirão bem em trabalhar na organização.

2. Processos e padrões estruturados

Quando uma empresa tem processos e padrões estruturados, o colaborador se sente valorizado e tem mais confiança na organização.

Já os processos ineficientes só servem para uma coisa: afastar os bons colaboradores da sua organização. Com certeza você não quer isso, né? Então, estruture-se bem!

3. Flexibilidade e inovação

Os processos não podem ser “engessados”. Os colaboradores precisam se sentir livres para inovar e evoluir.

Seja, por exemplo, mais flexível quanto algumas regras tradicionais, como o código de vestimenta e o horário de trabalho.

Lembre-se que seu colaborador deve se sentir bem na organização, lugar onde ele passará a maior parte do dia.

4. Transparência em projetos e objetivos

Os projetos e os objetivos da organização devem ser transparentes. Por isso, alinhar as expectativas com o seu time de colaboradores é importante para mantê-los focados.

A transparência também ajuda os profissionais a compreenderem com clareza a missão e os valores da empresa.

5. Política de comunicação interna para o clima organizacional

Um dos maiores problemas de qualquer organização são os boatos. Eles destroem qualquer clima organizacional. Sejam falsos ou verdadeiros, causam muita insegurança e instabilidade nas pessoas.

Entretanto, se a sua empresa tem uma boa política de comunicação interna que é direcionada para o clima organizacional, esses boatos não ocorrerão. E se os profissionais ouvirem algo, saberão que a organização emitirá um comunicado para desmentir ou esclarecer o assunto em questão.

Lembre-se que investir em uma boa política de comunicação é manter as informações sob controle e, ao mesmo tempo, evitar a discórdia.

6. Feedback do trabalho realizado

Se você deseja manter os colaboradores da empresa sempre motivados, dê um retorno regular do trabalho realizado por eles. Esse feedback serve para guiar os esforços deles na direção certa.

Pode ter certeza que mesmo os feedbacks negativos são importantes. No entanto, eles devem ser construtivos e profissionais, combinado?

O maior problema de algumas das organizações é não construir feedbacks. Trabalhar sem nenhum tipo de avaliação é frustrante para o colaborador e pode levá-lo ao desinteresse pela empresa.

Por isso, para ajudá-lo a dar esse feedback, você pode realizar algumas avaliações de desempenho regulares. Assim, terá a oportunidade de reconhecer exemplos e, ao mesmo tempo, corrigir desvios.

7. Recompensas para os colaboradores

Quem é que não gosta de receber um incentivo no final do mês ou qualquer outro tipo de recompensa pelo sucesso do seu trabalho?

É fundamental a empresa reconhecer talentos e recompensar os colaboradores quando eles conquistam bons resultados. Quando essas bonificações são justas e proporcionais, você tem profissionais mais focados e produtivos.

E para dar essas recompensas é fácil, pois elas podem ser:

  • Financeiras;
  • Dias de folga;
  • Premiações;
  • Cursos;
  • Promoções.

8. Benefícios corporativos

Outra maneira de contribuir para um bom clima organizacional é oferecer benefícios corporativos. Já pensou como seria bom para seu colaborador saber que a empresa em que ele trabalha oferece Ticket Transporte, Ticket Alimentação e Ticket Restaurante?

E um incentivo à cultura? Muitas pessoas gostariam de poder ir ao teatro, por exemplo, mas nunca tiveram uma boa oportunidade por falta de dinheiro ou por não terem um bom desconto no ingresso. Pois então, sugira ao seu chefe benefícios corporativos como o Ticket Cultura.

Viu como é fácil contribuir para um bom clima organizacional? Agora que você conhece esses fatores, que tal trabalhar cada um deles na sua empresa? Pense nisso e tenha uma equipe cada vez mais motivada!

Quer conhecer um pouco mais sobre os nossos benefícios corporativos? Entre em contato e confira o que podemos oferecer pela sua empresa!

> Quer saber mais sobre Gestão de Processos? Confira nosso guia completo sobre o assunto!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img