Saúde ocupacional: empresas precisam ser corresponsáveis pelos seus colaboradores

Compartilhe

 

Uma planta só dá frutos se estiver forte, saudável e cuidada. É assim também com qualquer trabalhador: para que ele dê seus melhores resultados, precisa estar bem. Por isso é tão importante cuidar da qualidade de vida dos seus colaboradores. Isso se chama saúde ocupacional, a saúde do trabalho.

Uma das últimas pesquisas sobre saúde feitas pelo IBGE mostrou que as principais causas de faltas no trabalho são as gripes e os resfriados, seguidos de dores nas costas e no pescoço. São pequenas complicações de saúde que podem ser evitadas com ações simples.

Porém, infelizmente, muitas empresas não se dão conta que podem ser corresponsáveis pela saúde dos colaboradores e contribuir para que tenham melhor qualidade de vida, diminuindo, assim, os níveis de absenteísmo.

Além disso, quando o colaborador nota que a empresa se preocupa realmente com sua saúde e seu bem-estar, fica mais feliz e comprometido com o trabalho. Por consequência, produz mais. No fim, todos ganham!

 

Saúde ocupacional: não cuidar dos seus colaboradores custa caro!

Um colaborador doente pode até não faltar, mas com certeza não produzirá tudo que se espera dele. E mais: pode levar doenças para dentro da sua empresa e contaminar mais pessoas.

Mas não são só as doenças do corpo que são grandes vilãs. As patologias da mente são grandes causas de afastamento do trabalho. Estima-se que 3,5% do PIB do Brasil é perdido com despesas relacionadas aos males do estresse no ambiente corporativo.

Tensão, pressão por resultados e ambiente tóxico acabam gerando muito estresse e levando a outros males, como hipertensão, gastrite, doenças cardiovasculares, fadiga crônica e depressão.

Falando em depressão, essa é uma das maiores causas de afastamento dos trabalhadores no Brasil. Inclusive, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela aparece em segundo lugar no ranking de doenças que mais afastam os colaboradores de seus postos de trabalho.

 

Fique atento ao que pode atrapalhar seus esforços com saúde ocupacional

Se você pretende trabalhar com saúde ocupacional e construir um ambiente mais saudável e produtivo na sua empresa, precisa ficar atento e começar eliminando alguns focos de estresse ocupacional.

Portanto, se você marcar alguma das opções abaixo, sugerimos repensar o que faz e tentar melhorar as condições de trabalho:

  • Ambiente inadequado (barulhento, sujo ou apertado);
  • Tecnologia obsoleta;
  • Falta de treinamento e capacitação para realizar determinadas tarefas;
  • Salários baixos;
  • Falta de benefícios básicos ou obrigatórios;
  • Má gestão;
  • Longas jornadas de trabalho;
  • Falta de perspectiva de evolução de carreira;
  • Falta de autonomia e sentimento de incapacidade;
  • Insegurança em relação ao futuro na empresa;
  • Falta de feedback e comunicação entre setores;
  • Falta de reconhecimento;
  • Competição exagerada entre setores e colegas;
  • Metas e objetivos fora da realidade;
  • Conflitos com colegas e superiores.

Além de tudo isso, problemas pessoais podem afetar o desempenho ocupacional. Nesse momento, é necessário ter extrema capacidade de empatia para entender o que acontece e, se é possível, apoiar de alguma maneira o colaborador.

 

O que sua empresa pode oferecer para tornar a vida dos colaboradores mais saudável?

Primeiro, preste atenção no item anterior e tente não cometer aqueles erros. Isso já deve colaborar bastante para fazer uma gestão de saúde ocupacional sua empresa. Além disso, não se esqueça de prevenir acidentes e mitigar todos os riscos que podem existir no local de trabalho. Isso requer instalações bem planejadas, materiais adequados, utilização de itens de segurança, etc.

Também é preciso trabalhar junto com o RH para desenvolver ações que conscientizem sobre a saúde dos colaboradores: mostrar a importância de fazer exames periódicos, apresentar sintomas de doenças comuns e o que fazer para combatê-las. Ou seja: criar uma sensação de que a empresa se preocupa com a saúde dos profissionais e está engajada nisso.

É imprescindível que a cultura da organização mostre que a preocupação com a saúde dos colaboradores não é apenas uma ação isolada do setor de recursos humanos. Nada de desencorajar faltas por motivos de saúde. E não se preocupe! Se sua estratégia for bem aplicada, os números de faltas por esse motivo, ainda assim, diminuirão. Afinal, quanto melhor for o ambiente de trabalho, mais saudável será seu colaborador e, dessa forma, não será um fardo trabalhar.

Cuide também para não criar uma cultura workaholic que possa ser prejudicial à saúde dos colaboradores. Comece respeitando os horários de almoço e incentivando pausas para botar as ideias no lugar. Lembre-se que nossa mente é como uma máquina e, se trabalhar demais, pode pifar!

Se você não sabe por onde começar, mas entende que precisa prestar atenção em saúde ocupacional sua empresa, se espelhe nos exemplos de outras empresas.

Muitas delas, por exemplo, aproveitam o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) para incentivar e colaborar com a saúde de seus profissionais. Afinal, já não é novidade que uma alimentação saudável pode mudar imensamente a vida de uma pessoa.

Sabendo disso, muitos gestores recorrem aos benefícios da Ticket, como Alimentação e Restaurante, que são os mais conhecidos serviços de apoio ao PAT no Brasil. 

Com essas opções e outras ações específicas, você consegue manter a saúde e a felicidade do seu colaborador sempre em alta!

 

Benefícios corporativos e Ticket Saúde: como contratar

Contratar as soluções Ticket é muito simples. 

Basta acessar esse link, fazer a simulação, completar o cadastro, e começar a receber o benefício na empresa. 

Se você também tem interesse em saber mais sobre porque contratar uma empresa de benefícios corporativos de credibilidade, não deixe de ler esse artigo

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img