Como construir um negócio(realmente) rentável

Compartilhe

Está cada vez mais complicado para o empreendedor ver sua empresa prosperar. Em 2016, por exemplo, a porcentagem de solicitação de falência foi de 12,2%, sendo que a maior fatia desses pedidos veio do segmento de serviços, ultrapassando a marca dos 30%.

Nesse cenário, é impossível não fazer a seguinte pergunta: como ter um negócio rentável?

> Nós temos um e-book sobre Gestão Financeira. Complete sua leitura com diferentes formatos Ticket. Baixe gratuitamente aqui!

Se está lendo este artigo, então é sinal de que esta dúvida também persegue você.

Para desvendar os segredos do sucesso empresarial, confira a seguir o guia que elaboramos com tudo o que você precisa fazer para montar um negócio rentável.

Saiba onde investir

Não é fácil escolher o nicho perfeito para criar uma empresa. Além da imensa variedade de segmentos, que já complica bastante esse processo, é muito importante ter em mente que você dedicará muito tempo e esforço para fazer o negócio crescer.

Ou seja: o interesse pessoal tem de caminhar junto com o financeiro. Mas como equilibrar essa balança?

A melhor alternativa é optar por um ramo que você goste e que tenha registrado um bom desempenho nos últimos anos. Assim, você terá o estímulo necessário para lidar com os altos e baixos pelos quais todas as empresas passam.

Descubra seu público-alvo

A estrutura do seu negócio está diretamente relacionada ao público-alvo que se deseja atingir. A maneira como você se comunica com um adolescente de 15 anos é completamente diferente da utilizada para falar com uma mãe de 30 anos, por exemplo.

Sendo assim, identificar o público-alvo é fundamental para organizar um negócio rentável.

Qual é o perfil de quem frequenta sua empresa? Quais são suas dores e anseios? Essas são algumas das questões que você deverá responder para saber exatamente qual é seu público-alvo.

Faça um planejamento matador para ter um negócio rentável

Depois de verificar a área de atuação e a audiência certa para começar a empreender, é preciso elaborar um plano com os próximos passos. Afinal, o avanço só acontecerá se você souber qual caminho deve seguir.

Uma dica importante para quem está começando é estabelecer metas modestas. Dessa forma, você conseguirá concretizá-las no tempo estipulado e terá mais motivação para arriscar nos próximos objetivos.

O plano de ações deve ser o mais abrangente possível, indo desde a previsão de gastos com eletricidade até os investimentos em maquinário de última geração. Quanto mais completo for seu planejamento, mais preparado você estará para os desafios do futuro.

Busque sempre a excelência

A competitividade está presente em todos os nichos de mercado. Para algumas pessoas ela pode significar um obstáculo; mas para um empreendedor, ela deve ser sinônimo de oportunidade!

Por isso, a busca pela excelência deve ser o norte da sua empresa tanto na fase inicial quando nas etapas seguintes. É a qualidade que diferenciará você da concorrência, conquistará uma clientela fiel e deixará sua empresa firme e forte durante os períodos de crise econômica.

Vale lembrar que a excelência de um negócio é o resultado do conjunto da obra. Ela contempla a qualidade do produto ou serviço oferecido, a maneira como a empresa se posiciona na resolução de problemas e a forma como o cliente é tratado pela equipe interna.

Se você ficar atento a esses aspectos e procurar melhorá-los constantemente, o sucesso é questão de tempo.

Um negócio rentável tem muito a ver com seu fundador. Ele reflete o talento em identificar a sua expertise e a coragem necessária para trabalhar nela, independentemente do que aconteça.

Você se reconhece nessa descrição? Então é hora de abrir uma empresa!

Já que você nos acompanhou até aqui, vamos dar uma mãozinha para você acertar em cheio no segmento escolhido.

Sabia que o setor de alimentação foi um dos poucos a aumentar o faturamento em 2016? De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), as empresas dessa área registraram um faturamento 9,3% maior do que o obtido no ano anterior.

Isso quer dizer que investir em alimentação pode trazer um bom retorno financeiro para você. Que tal abraçar essa ideia? Nessa empreitada, você sempre poderá contar com a Ticket para obter uma vantagem competitiva e intensificar ainda mais os rendimentos.

Comece agora mesmo a colocar as dicas que compartilhamos aqui em prática e construa o negócio rentável que você sempre sonhou.

> Quer saber mais sobre Gestão Financeira? Confira nosso guia completo sobre o assunto!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img