Qual é a importância do feedback positivo para o desenvolvimento das pessoas? Descubra

Compartilhe

Em um cenário empresarial de alta competição, em que os olhares costumam se voltar com mais frequência para as falhas e os desafios diários, o feedback positivo é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento dos colaboradores e a saúde organizacional.

 

Em meio ao constante escrutínio do rendimento cotidiano, o feedback positivo não apenas joga luz às conquistas, como também fomenta um ambiente de competição mais saudável e de valorização dos acertos, moldando, assim, a dinâmica da empresa. 

 

O que é feedback positivo?

 

O feedback positivo é parte da avaliação formal, dada pela organização para o colaborador, mas também é um aspecto natural de avaliação do relacionamento de trabalho como um todo. 

 

Ou seja, o feedback positivo pode fazer parte do cotidiano, e não somente das avaliações regulares mais estruturadas, as quais incluem também feedbacks de pontos a melhorar.

 

Por isso, aos que estiverem atentos, ele fornece uma oportunidade gigantesca de desenvolvimento.

 

Qual é a importância do feedback positivo?

 

A importância do feedback positivo está no fato de ele fornecer ao colaborador uma nova perspectiva, externa, que servirá como parte do processo de desenvolvimento do profissional.

 

Muitas vezes, a falta de autoestima e a autocobrança interferem na autoanálise das pessoas, que não conseguem identificar os próprios pontos fortes — e sua capacidade de potencializá-los ainda mais. 

 

Uma pesquisa conduzida pela psicóloga organizacional Tasha Eurich, publicada no portal da Harvard Business Review, aponta que 95% dos profissionais de diferentes áreas se consideram autoconscientes, mas apenas entre 10% e 15% realmente o são. 

 

Então, quando ouvimos uma informação que conflita com nossa autoimagem, nossa natureza é a de querer refutar a informação, e não questionar a nós mesmos. 

 

Por isso que o feedback positivo é tão fundamental para o nosso crescimento, tanto como profissionais quanto como seres humanos. 

 

Como se preparar para dar um feedback positivo?

 

Para dar um bom feedback, prepare-se para fazê-lo de coração, mas também de forma bastante racional e objetiva. Ele não deve ser um desabafo para que o líder, ou quem estiver falando, se sinta melhor.

 

As conversas de feedback positivo podem ser agendadas formalmente ou podem acontecer durante um café. O importante mesmo é preparar o interlocutor, no caso, o colaborador, para a conversa que virá, de modo que ele consiga refletir sobre o tema. 

 

Ainda que o feedback positivo seja, como o próprio nome diz, positivo, quando você pega alguém de surpresa, às vezes ele acaba ficando tenso, incomodado ou ansioso e deixa de dar atenção ao assunto em questão, que é importante. 

 

Lembre-se de que o inesperado e o desconhecido servem como gatilhos e resultam em uma reação que é interpretada pelo nosso cérebro como uma ameaça. O sistema nervoso central, por sua vez, ativa o modo de  hipervigilância e, por fim, de fuga. 

 

Dessa forma, o feedback positivo deixa de ser relevante e se torna, na realidade, um fator gerador de ansiedade. Vira, assim, um mero elogio jogado ao vento, e perde-se uma boa oportunidade de desenvolvimento do colaborador. 

 

Por isso prepare-se para fornecer feedback positivo aos colaboradores e, se possível, avise-os com antecedência do tema da conversa. 

 

Um bom framework para orientar de maneira prática como proceder com o feedback é o modelo Situação, Comportamento, Impacto (SCI).

 

  • Situação: No primeiro momento, é importante que seu interlocutor compreenda a situação que está sendo apontada e em que momento aconteceu. 

 

Se ele desenvolveu uma metodologia de trabalho ou foi importante na integração de um novo membro no time, por exemplo, e isso foi relevante, é importante que esteja claro.

 

  • Comportamento: Nesta etapa, descreva o comportamento do seu interlocutor na situação mencionada. 

 

Qual foi a característica única que somente ele apresentou em tal situação, que tenha sido crucial para o atingimento do objetivo ou relevante no dia a dia da empresa?

 

  • Impacto: Por fim, descreva o impacto gerado pelo comportamento dele e demonstre na prática como isso foi relevante. 

 

Deixe claro que esta é a sua interpretação pessoal, mas, caso haja outros casos de feedback positivo relacionados ao comportamento dele e que você possa mencionar, inclua-os na sua avaliação.

 

Durante essa conversa, fique atento e tenha cuidado, ainda, com sua linguagem corporal. Se der um feedback positivo a alguém enquanto demonstra impaciência ou aparenta desinteresse, o colaborador talvez nem leve a sério o que você dirá. 

 

A questão-chave é: como você deseja que o colaborador saia dessa conversa — mais entusiasmado e com vontade de se desenvolver ou sem acreditar muito nas palavras que foram ditas?

 

Qual é o momento certo para dar um feedback positivo?

 

O momento certo para dar um feedback positivo é o mais distante possível do calor da emoção, seja ela qual for. 

 

Quando alguém tem uma atitude bacana, pode surgir o desejo de elogiá-la, e talvez até de recompensá-la pelo que fez, sem ponderar quanto aos demais comportamentos pregressos. 

 

Por isso, se optar por dar um feedback positivo, tenha certeza de que a atitude e o comportamento dessa pessoa de fato geraram impacto positivo. Então, planeje-se para dar o feedback de maneira assertiva, de modo que sirva como instrumento de motivação, mas também de desenvolvimento. 

 

Afinal, o feedback positivo pode servir para que o colaborador se espelhe na própria atitude e se sinta capaz e motivado a replicá-la no futuro, em outros âmbitos. Dessa forma, você evita que o feedback positivo se reduza a um elogio. 

 

Que erros devem ser evitados na hora de dar um feedback positivo?

 

Fuja de técnicas ultrapassadas de fornecer feedback, como a técnica sanduíche, em que um feedback sobre comportamentos negativos é dado no meio da indicação de dois comportamentos positivos — o famoso “morde e assopra”. 

 

Esse tipo de abordagem confunde o colaborador, que poderá ter dificuldades para identificar se de fato seus comportamentos tiveram um impacto positivo e se poderá seguir por esse caminho, com atitudes semelhantes, ou se algo precisa mudar. 

 

Então, ao dar feedback positivo, opte por se concentrar em um ponto específico e não dê brechas para interpretações equivocadas. Assim, a pessoa consegue visualizar seus próprios pontos fortes e fazer um balanço do que a levou até essa atitude exitosa.

 

Use exemplos específicos que fundamentem o que está sendo apontado e seja direto. E, sobretudo, concentre-se no comportamento valorizado.

 

Três tipos de feedbacks positivos

 

O feedback positivo pode ser categorizado em três tipos: 

 

  • Feedback de avaliação, que é uma orientação sobre o desempenho atual

 

Trata-se de um processo que oferece a análise objetiva do desempenho de um indivíduo no momento corrente. 

 

Seu objetivo é fornecer uma visão crítica e construtiva sobre as habilidades, competências e realizações, destacando áreas de destaque e aquelas que podem necessitar de desenvolvimento. 

 

Este tipo de feedback é fundamental para avaliações formais, fornecendo uma base sólida para a compreensão do status quo e a identificação de áreas de melhoria.

 

  • Feedback de coaching, que funciona como direcionamento para o aprimoramento 

 

Aqui, a ênfase recai sobre o desenvolvimento futuro. Este tipo de feedback não apenas destaca as áreas de melhoria, como fornece orientações claras e sugestões sobre como o indivíduo pode aprimorar suas habilidades e competências. 

 

O feedback de coaching é uma ferramenta valiosa para o crescimento profissional, promovendo uma abordagem proativa na busca contínua por excelência e autodesenvolvimento.

 

  • Feedback de reconhecimento, orientado ao reforço positivo e à motivação

 

Uma forma de apreciar e reconhecer as realizações e as contribuições do indivíduo no time e na organização. Em vez de focar nas áreas de melhoria, este tipo de feedback ressalta e celebra os sucessos e esforços bem-sucedidos.

 

Além de fortalecer a autoconfiança, o feedback de reconhecimento atua como um poderoso motivador, reforçando comportamentos positivos e cultivando um ambiente de trabalho no qual a contribuição é valorizada e incentivada.

 

Qual é o papel do líder no feedback positivo?

 

 

Antes de dar qualquer feedback, o líder deve refletir: “Com qual sentimento eu quero que a pessoa saia desta conversa?”. 

 

Dificilmente haverá um gestor que responda: “Meu objetivo é acabar com a autoestima do colaborador e fazer com que ele saia da conversa devastado”. 

 

Ao dar um feedback positivo, ninguém pensará também: “Vou encher a bola deste funcionário para que os outros se sintam mal e fiquem envergonhados por não terem feito entregas tão boas quanto as dele”. 

 

Pelo contrário, o objetivo é ajudar o profissional que recebe o feedback a se desenvolver, valorizar suas conquistas, suas entregas e seus resultados. Também, fazer com que os demais se sintam motivados a se desenvolver. 

 

Essa reflexão está atrelada a uma habilidade importante para os líderes: a de dar mentoria, ou seja, compartilhar o que sabe de maneira construtiva, orientar, dar feedback e ajudar outras pessoas no desenvolvimento de suas carreiras.

 

A engenheira e especialista em gestão e inovação pela Wharton School, Lei Han, defende que a capacidade de dar e receber feedbacks está relacionada à habilidade de mediação.

 

Isso favorece debates entre grupos com perspectivas distintas, viabiliza a resolução de problemas e abre caminhos para a inovação. 

 

Nesse sentido, a entrega do feedback positivo por parte do líder não só ajuda no desenvolvimento do colaborador que o recebe, como também impulsiona as equipes como um todo. 

 

Qual é a importância da escuta ativa na hora de dar um feedback positivo?

 

A escuta ativa não apenas aprimora a entrega do feedback positivo; ela fortalece a conexão interpessoal e promove um ambiente onde a comunicação é clara, respeitosa e eficaz.

 

Ao praticar a escuta ativa durante a entrega de feedback, fica demonstrado o respeito genuíno pelo indivíduo. Isso possibilita personalizar o feedback positivo, tornando-o mais específico e relevante para as futuras contribuições do colaborador, o que aumenta a sua eficácia.

 

Outro ponto importante é que, ao ouvir atentamente, o líder oferece ao indivíduo a oportunidade de refletir sobre suas próprias realizações enquanto recebe o feedback positivo. 

 

Esse processo de autoavaliação pode contribuir para o desenvolvimento da autoconsciência, incentivando o crescimento contínuo e a autenticidade. Portanto, deixe o outro digerir o que ouviu.

 

Aí reside a importância de perceber e interpretar o outro. Após receber o feedback, a pessoa pode passar pela surpresa; depois, pela negação; então, pela aceitação; e pelo preparo para a ação. 

 

A escuta ativa ajuda, ainda, a evitar interpretações equivocadas. Esclarecer pontos durante a conversa assegura que a mensagem do feedback seja compreendida corretamente, evitando possíveis desconexões ou distorções.

 

Lembre-se de que você é o responsável pela mensagem que você transmite. Toda comunicação exige uma escolha cuidadosa de palavras, a fim de evitar dubiedades e mal-entendidos.

 

Assim, o colaborador consegue se desenvolver e progredir. Por isso, ao dar um feedback positivo, vale a pena usar o silêncio de forma estratégica. 

 

Por que dar feedbacks positivos é importante para o desenvolvimento das equipes?

 

O artigo “The Feedback Fallacy (A Falácia do Feedback, em tradução livre)”, da Harvard Business Review, destaca que o feedback positivo e construtivo pode acelerar o aprendizado e o desenvolvimento pessoal em até 40%. 

 

Ou seja, o reconhecimento positivo atua como um poderoso fator de engajamento. Afinal, ao perceberem que seu trabalho é valorizado, os membros da equipe sentem-se mais motivados a continuar se esforçando e a buscar aprimoramento contínuo.

 

Nesse sentido, o feedback positivo cria um ambiente propício ao aprendizado. Quando os colaboradores são reconhecidos por seus esforços e por suas conquistas, eles são mais propensos a se movimentar ativamente na direção do próprio desenvolvimento.

 

Tendo em vista o déficit de autoconhecimento e de autoconsciência dos colaboradores em relação às suas habilidades e capacidade de realização, o feedback positivo pode reduzir o medo do fracasso. 

 

Quando os profissionais têm consciência de que suas contribuições são reconhecidas, eles se tornam mais propensos a assumir riscos e a enfrentar desafios, sabendo que seu esforço será valorizado. Isso vai diretamente ao encontro da inovação. 

 

As equipes se tornam mais dispostas a experimentar, aprender com os sucessos e falhas, e buscar constantemente maneiras de inovar e crescer. 

 

Ou seja, ao reconhecer o que está sendo bem feito, o feedback positivo contribui para a criação de uma cultura organizacional de melhoria e aprendizado contínuos. 

 

Conclusão

 

O feedback positivo cria um ambiente propício ao aprendizado. Quando os membros da equipe recebem reconhecimento pelos seus esforços e conquistas, eles estão mais propensos a se envolverem ativamente no processo de aprendizado.

 

Nesse cenário, o feedback serve como uma ferramenta fundamental de desenvolvimento, que fornece às pessoas uma visão externa sobre elas mesmas, sem os vieses da auto interpretação.

 

Ricardo Basaglia é CEO da Michael Page no Brasil e é autor do best-seller Lugar de Potência. Hoje é o headhunter mais acompanhando do Brasil, produzindo conteúdo sobre Carreira & Liderança nas redes sociais e podcast. https://www.instagram.com/ricbasaglia/

 

 

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img