Será mesmo que você sabe como liderar equipes com pessoas mais velhas?

Compartilhe

Hoje sabemos que liderar não necessariamente tem a ver com idade. Um bom líder não precisa ser o mais experiente, mas sim aquele que consegue motivar seus comandados, pensar estrategicamente e desenvolver habilidades em outras pessoas. Aprender como liderar equipes não é mais questão de idade ou experiência.

E, por conta desse novo cenário, é inevitável que o choque de gerações aconteça. Mas, ainda que pareça complicado, impor sua liderança sobre pessoas mais velhas é possível e necessário. Afinal, a idade não deve ser parâmetro para medir a competência de alguém e, sim, o que essa pessoa entrega e gera de valor para o negócio.

Se você ainda tem dúvidas sobre como liderar equipes com pessoas mais velhas que você, as dicas a seguir podem ser essenciais para torná-lo um líder respeitado por todos.

Tenha segurança no que você faz, sobre o que você sabe e quem você é

Se você quer aprender como liderar equipes, precisa, independentemente da idade dos seus liderados, aprender a mostrar confiança. E isso você só consegue quando tem certeza que sabe o que está fazendo: que tem embasamento teórico, prático e estratégico para tomar suas decisões.

Quando você lidera pessoas mais velhas, vez ou outra será indagado sobre suas decisões. Nessa hora, você não deve agir como um chefe, dizendo que é quem dá as ordens. Você precisa agir como um líder, explicando por qual motivo age desse jeito.

A partir do momento que você esclarece suas atitudes e as embasa mostrando que sabe o que está fazendo, passa também segurança e, assim, torna mais fácil que seus liderados o sigam. Afinal, você não seguiria um guia turístico em uma expedição ao Monte Everest se ele não demonstrasse muita certeza sobre o melhor caminho a tomar, não é mesmo?

Ser seguro não é ser arrogante

Você precisa se mostrar seguro em suas atitudes. Mas isso não significa que deve ser arrogante e achar que tudo que faz é o certo. Mesmo que tenha muito embasamento, é sempre bom dar oportunidade para que seus comandados possam dar suas opiniões e mostrar opções diferentes.

Se você quer saber como liderar equipes de sucesso, precisa entender que isso não tem nada a ver com dar ordens ou fazer com que sigam o caminho que indica. Um bom líder é especialista em motivar seus colaboradores para que eles ajudem a encontrar a melhor solução. Para liderar equipes, é preciso ser humilde e mostrar que o seu principal objetivo é o sucesso de todos.

Se quer entender como liderar equipes, entenda como cativar e se comunicar com seus liderados

Esse é um dos principais pontos do processo de liderança: aprender a conquistar as pessoas ao seu redor e saber como se comunicar com elas de forma eficaz. Empresas que conseguem entender a importância da cultura organizacional sabem que é essencial estabelecer uma comunicação assertiva.

Procure deixar bem claro os objetivos da empresa, as tarefas a serem realizadas e como elas devem ser feitas. Quanto mais clara e direta for sua comunicação, melhor.

Mantenha o equilíbrio entre firmeza e paciência. Não seja rígido demais nas suas atitudes ou muito bonzinho. É preciso entender como agir em cada situação para, então, saber como liderar equipes de forma eficaz.

É importante que você saiba se comunicar com cada pessoa. Cada uma tem uma forma diferente de ver o mundo, de agir e de pensar; por isso, é preciso entender como se dirigir a cada indivíduo.

Busque saber cada vez mais sobre seu colaborador. Quanto mais conectado você for, mais fácil será de entendê-lo e se comunicar. Dessa forma, você melhora não apenas a comunicação, mas também consegue identificar forças e fraquezas que podem ser exploradas ou melhoradas.

Lembre-se: você é um líder, não um mestre

Um mestre é aquele com mais experiência e sabedoria, que acumulou muito conhecimento e, por isso, deve ser seguido e escutado com muita atenção. E você não é um desses! Você é um líder. Você não tem a obrigação de estar certo a todo momento ou de ter mais experiência que todos. Você não precisa ter medo do fracasso.

Se você aprendeu como liderar equipes, sabe que o mais importante é motivar seus comandados. Você não precisa ser o melhor de todos. Mas é essencial que saiba como tirar o melhor de cada um. O Batman não é o mais forte da Liga da Justiça, mas é o líder que sabe pensar estrategicamente e aproveitar os poderes de cada herói. Seja o Batman da sua equipe!

 

Antes de sumir nas sombras, tal qual o Homem-Morcego, deixe seu comentário e diga o que você pensa sobre esse assunto. Já passou por alguma situação de liderar pessoas mais velhas? Como lidou com isso?

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img