Antes de tudo, o engajamento dos funcionários sempre foi um desafio na gestão de empresas. Isso porque uma equipe engajada é estratégica para qualquer empresa que queira ter bons níveis de produtividade e baixas taxas de turnover, aproveitando ao máximo benefícios como o cartão vale alimentação.
Porém, como melhorar o engajamento de equipes que trabalham à distância? Existem diferenças na forma de gerir e engajar equipes que não tem o trabalho presencial como o principal modelo de trabalho.
O primeiro passo para aumentar o engajamento de equipes que trabalham à distância é fazer uma boa gestão do clima organizacional.
Pesquisas massivas e anuais ainda tem seu espaço, mas considerando os desafios mais atuais, fazer monitoramentos frequentes de como está o clima na empresa ou em áreas específicas é fundamental.
Por exemplo, quando acontece uma mudança na liderança da equipe não faz sentido esperar uma pesquisa anual para saber o impacto na equipe. Em modelos presenciais é muito mais fácil “sentir” como está a temperatura do time depois de uma mudança. Mas no trabalho à distância é muito importante metrificar de forma mais clara.
Planos de ação da gestão de clima não deveriam partir da área de Recursos Humanos ou apenas da liderança. Para melhorar o engajamento é fundamental que as equipes se sintam parte da solução e percebam que de fato são ouvidas.
Simultaneamente, a criação de pequenos grupos voluntários que sugiram e monitorem os resultados é uma boa prática.
Tão importante quanto fazer uma boa gestão de clima é mostrar para as equipes os resultados das ações. Isso cria um círculo virtuoso em relação ao clima da organização.
Se à primeira vista a comunicação já é um tema importante para equipes que passam o dia todo no mesmo local físico, para equipes que não se veem presencialmente com frequência a atenção tem que ser redobrada.
Ainda mais importante do que escolher uma boa plataforma de comunicação assíncrona, é garantir que todas as informações relevantes para as equipes estejam disponíveis em qualquer momento do dia.
Isso passa por um reforço cultural muito forte. As respostas deixam de ser imediatas e a gestão de prazo de cada uma das atividades passa a ser fundamental.
Além disso, uma dica muito importante é fazer uma integração para gestores novos, para que eles entendam a importância desse tópico.
Com a distância o horário do cafezinho deixa de existir. Se por um lado pode parecer que essa mudança gera mais produtividade, por outro, um importante espaço de trocas informais e de construção de relacionamento se perde.
Desde que esses momentos informais não são gerados espontaneamente, eles podem ser parte da rotina de gestão da equipe. Uma boa prática é separar 30 minutos na semana para trocas entre a equipe sem uma pauta definida.
Acima de tudo, em caso de equipes que têm um trabalho mais criativo, esses momentos são ainda mais importantes para a cooperação.
Antes de mais nada, a pessoa que trabalha à distância não pode se sentir perdida em relação ao que esperam dela. Isso é fundamental para o engajamento, mas também para manter um bom grau de produtividade na equipe.
Alinhado ao que foi falado de comunicação assíncrona, a gestão dos objetivos individuais, da equipe e da empresa devem ser facilmente acessados pelos colaboradores.
Então saber o direcionamento estratégico e objetivos da empresa são um dos principais itens engajadores. Isso transforma as atividades dos profissionais em parte de uma grande construção que tem um porquê claro. É fundamental que isso não se perca porque as equipes estão à distância.
O famoso feedback não pode ser deixado de lado ou acontecer com menos frequência nas equipes à distância. Talvez seja ainda mais importante no trabalho à distância porque não existe a comunicação não verbal no momento de entrega de um trabalho, por exemplo.
Dessa forma, o acompanhamento e o feedback frequente das metas e objetivos, sejam eles coletivos ou individuais, precisam ser reforçados. Isso garante qualidade das entregas e também maior engajamento.
Um dos maiores desafios das empresas tradicionais que mudaram para o modelo híbrido ou à distância foi a gestão de benefícios e como garantir que a percepção do posicionamento de remuneração esteja alinhada onde quer que o funcionário trabalhe.
Um aspecto que gera um impacto de muita segurança para os profissionais é ter um cartão vale refeição ou cartão vale alimentação com ampla aceitação ao longo do território nacional, por exemplo.
Uma das vantagens do sistema de trabalho à distância é justamente a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar. Ter benefícios que atendam à essa realidade é fundamental para garantir o engajamento da equipe. Afinal, um benefício que não é aceito no lugar onde o trabalhador vive não gera a percepção de remuneração desejada.
O cuidado com a aceitação desses benefícios ao longo de todo território nacional é fundamental pois são benefícios que impactam diretamente na qualidade de vida e no poder de compra dos funcionários.
A Ticket oferece mais de 455 mil estabelecimentos credenciados em todo o Brasil, que podem ser facilmente consultados pelo aplicativo que o próprio funcionário pode acessar. Essa autonomia é muito importante para a agilidade na gestão dos benefícios da empresa.
A Ticket conta com o Portal Online onde toda a gestão de benefícios pode ser feita à distância e sem burocracia. É mais tempo para gerir a equipe e menos tempo fazendo trabalhos operacionais.
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Por fim, o trabalho para manter as equipes engajadas é constante e por vezes desafiador. Mas o resultado de ver pessoas trabalhando em uma direção única e se sentindo bem na empresa vale a pena o esforço e gera resultados de curto e longo prazo.
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