Como melhorar o engajamento home office com o cartão vale alimentação

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Saiba como engajar sua equipe trabalhando cartão vale alimentação aceito em todo o Brasil.

 

Antes de tudo, o engajamento dos funcionários sempre foi um desafio na gestão de empresas. Isso porque uma equipe engajada é estratégica para qualquer empresa que queira ter bons níveis de produtividade e baixas taxas de turnover, aproveitando ao máximo benefícios como o cartão vale alimentação.

Porém, como melhorar o engajamento de equipes que trabalham à distância? Existem diferenças na forma de gerir e engajar equipes que não tem o trabalho presencial como o principal modelo de trabalho.

 

Dessa forma, neste artigo será compartilhado boas práticas dentro de 4 frentes de engajamento:

  • Gestão de clima
  • Comunicação
  • Direcionamento
  • Remuneração e Benefícios

 

Gestão de clima

O primeiro passo para aumentar o engajamento de equipes que trabalham à distância é fazer uma boa gestão do clima organizacional.

Monitoramento frequente

Pesquisas massivas e anuais ainda tem seu espaço, mas considerando os desafios mais atuais, fazer monitoramentos frequentes de como está o clima na empresa ou em áreas específicas é fundamental.

Por exemplo, quando acontece uma mudança na liderança da equipe não faz sentido esperar uma pesquisa anual para saber o impacto na equipe. Em modelos presenciais é muito mais fácil “sentir” como está a temperatura do time depois de uma mudança. Mas no trabalho à distância é muito importante metrificar de forma mais clara.

Criar planos colaborativos

Planos de ação da gestão de clima não deveriam partir da área de Recursos Humanos ou apenas da liderança. Para melhorar o engajamento é fundamental que as equipes se sintam parte da solução e percebam que de fato são ouvidas.

Simultaneamente, a criação de pequenos grupos voluntários que sugiram e monitorem os resultados é uma boa prática.

Gestão e feedback

Tão importante quanto fazer uma boa gestão de clima é mostrar para as equipes os resultados das ações. Isso cria um círculo virtuoso em relação ao clima da organização.

 

(Muita) comunicação

Se à primeira vista a comunicação já é um tema importante para equipes que passam o dia todo no mesmo local físico, para equipes que não se veem presencialmente com frequência a atenção tem que ser redobrada.

Comunicação assíncrona

Ainda mais importante do que escolher uma boa plataforma de comunicação assíncrona, é garantir que todas as informações relevantes para as equipes estejam disponíveis em qualquer momento do dia.

Isso passa por um reforço cultural muito forte. As respostas deixam de ser imediatas e a gestão de prazo de cada uma das atividades passa a ser fundamental. 

Além disso, uma dica muito importante é fazer uma integração para gestores novos, para que eles entendam a importância desse tópico.

Espaços informais

Com a distância o horário do cafezinho deixa de existir. Se por um lado pode parecer que essa mudança gera mais produtividade, por outro, um importante espaço de trocas informais e de construção de relacionamento se perde.

Desde que esses momentos informais não são gerados espontaneamente, eles podem ser parte da rotina de gestão da equipe. Uma boa prática é separar 30 minutos na semana para trocas entre a equipe sem uma pauta definida.

Acima de tudo, em caso de equipes que têm um trabalho mais criativo, esses momentos são ainda mais importantes para a cooperação.

 

Direcionamento

Antes de mais nada, a pessoa que trabalha à distância não pode se sentir perdida em relação ao que esperam dela. Isso é fundamental para o engajamento, mas também para manter um bom grau de produtividade na equipe.

Gestão à vista (e online)

Alinhado ao que foi falado de comunicação assíncrona, a gestão dos objetivos individuais, da equipe e da empresa devem ser facilmente acessados pelos colaboradores. 

Então saber o direcionamento estratégico e objetivos da empresa são um dos principais itens engajadores. Isso transforma as atividades dos profissionais em parte de uma grande construção que tem um porquê claro. É fundamental que isso não se perca porque as equipes estão à distância.

Acompanhamento de entregas

O famoso feedback não pode ser deixado de lado ou acontecer com menos frequência nas equipes à distância. Talvez seja ainda mais importante no trabalho à distância porque não existe a comunicação não verbal no momento de entrega de um trabalho, por exemplo.

Dessa forma, o acompanhamento e o feedback frequente das metas e objetivos, sejam eles coletivos ou individuais, precisam ser reforçados. Isso garante qualidade das entregas e também maior engajamento.

 

Gerir benefícios

Um dos maiores desafios das empresas tradicionais que mudaram para o modelo híbrido ou à distância foi a gestão de benefícios e como garantir que a percepção do posicionamento de remuneração esteja alinhada onde quer que o funcionário trabalhe.

Abrangência nacional

Um aspecto que gera um impacto de muita segurança para os profissionais é ter um cartão vale refeição ou cartão vale alimentação com ampla aceitação ao longo do território nacional, por exemplo.

Uma das vantagens do sistema de trabalho à distância é justamente a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar. Ter benefícios que atendam à essa realidade é fundamental para garantir o engajamento da equipe. Afinal, um benefício que não é aceito no lugar onde o trabalhador vive não gera a percepção de remuneração desejada.

Cartão Vale Refeição e Cartão Vale Alimentação

O cuidado com a aceitação desses benefícios ao longo de todo território nacional é fundamental pois são benefícios que impactam diretamente na qualidade de vida e no poder de compra dos funcionários.

A Ticket oferece mais de 455 mil estabelecimentos credenciados em todo o Brasil, que podem ser facilmente consultados pelo aplicativo que o próprio funcionário pode acessar. Essa autonomia é muito importante para a agilidade na gestão dos benefícios da empresa.

Menos burocracia

A Ticket conta com o Portal Online onde toda a gestão de benefícios pode ser feita à distância e sem burocracia. É mais tempo para gerir a equipe e menos tempo fazendo trabalhos operacionais.

 

Benefícios como diferencial competitivo

Para saber como usar benefícios como diferencial competitivo acesse este artigo completo clicando no link .

 

Sucesso no engajamento das equipes

Por fim, o trabalho para manter as equipes engajadas é constante e por vezes desafiador. Mas o resultado de ver pessoas trabalhando em uma direção única e se sentindo bem na empresa vale a pena o esforço e gera resultados de curto e longo prazo.

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