Competências de uma liderança corporativa ágil

Competências de uma liderança corporativa ágil

Compartilhe

 

Tempos exponenciais. Não é mais um crescimento linear, é totalmente variável e explosivo. Como então acompanhar essa velocidade imprevisível? Um líder precisa ser ágil. Para essa formação mais dinâmica, construiu-se um acrônimo, que descreve quatro características marcantes do contexto que estamos vivendo e que o ato de liderar precisa colocar em perspectiva: VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade). Quais são, então, as competências de uma liderança corporativa ágil, inserida dentro desse cenário?

A liderança corporativa que está inserida dentro dessas novas regras consegue impactar a empresa e os colaboradores que a compõem, inclusive seu cliente. As competências necessárias, para lidar com volatilidade, com incertezas, com complexidade e com a ambiguidade, envolve por parte do líder muito repertório, caráter, atitudes e exemplos que refletem diretamente na cultura que a organização prega.

 

> Quer saber mais sobre Liderança Corporativa? Confira nosso guia completo sobre o assunto!

 

Para isso, dia após dia, a liderança precisa:

Competências de uma liderança ágil: dar o exemplo

 

Tudo começa sobre como você inspira. Sobre a percepção que as pessoas têm de você. Você demandaria alguma coisa de alguém que você mesmo não faria? Se a resposta for sim, reveja o caminho. Dar exemplo é equivaler na cobrança um grau de exigência que você também cumpre. Estimular que todos deem seu melhor e estejam de acordo que cada um pode contar com o comprometimento do outro no mesmo nível. E tudo começa pelo líder, que tem na sua posição, o poder de inspirar através do exemplo. De mostrar, como figura central do processo, como as coisas podem ser mais legais.

 

Competências de uma liderança ágil: ser presente

 

Para dar o exemplo, você precisa ser e estar presente. O que mais existe no mercado são lideranças que caem de paraquedas exigindo coisa aqui e coisa acolá sem saber um terço da missa, de quem está no operacional do dia a dia. Ser e estar presente não é uma questão necessariamente física. Ainda mais depois desse 2020. Trabalhe remoto, mas faça questão de participar da rotina, de conversar com as pessoas do seu time.

 

Competências de uma liderança ágil: se comunicar claramente

 

Aqui é uma trilha de competências que se complementam. Você dá o exemplo, que é uma coisa que tem que ser essência de personalidade; é presente, um hábito que deve ser praticado com mais frequência na rotina; e você precisa se comunicar claramente. De nada adianta os dois primeiros, se você não se faz compreendido. Você pode falar e falar, mas se você não se fazer compreendido, de nada adianta. As pessoas não irão entender e o resto do processo simplesmente é um desperdício. Todo elo de qualquer relação é a comunicação. Comunicação clara e sincera.

 

Competências de uma liderança ágil: ter a capacidade de se adaptar 

 

A partir do momento que você cria um ambiente saudável de troca, você passa a perceber as particularidades de cada célula dentro do seu organismo. O contexto de cada pessoa que compõe o seu negócio, sua carga histórica, seus conflitos, suas necessidades e ambições. Você passa a ter que se adaptar perante a isso. São muitas as variáveis que versam uma empresa – e você precisa se adaptar! Ser flexível. São pessoas. E para além disso, existem os desafios de negócios, cada vez mais voláteis, incertos, complexos e ambíguos. 

 

Competências de uma liderança ágil: ter um vasto entendimento de mercado 

 

Sob um aspecto menos de gestão de pessoas e mais de planejamento estratégico de negócios, se a tecnologia é exponencial e as coisas podem mudar na velocidade como mudou todo setores como turismo e mobilidade urbana, você precisa ter um vasto entendimento de como anda o seu mercado. Mais do que isso: das tendências do que vem por aí e um assertivo benchmarking transversal, entendendo também como funcionam empresas de outros mercados, que também podem concorrer com você indiretamente. 

 

Ter um campo de visão que equilibre todos esses aspectos

 

Um campo de visão equilibrado é o conjunto de todas as habilidades mencionadas anteriormente. É onde você consegue equilibrar mais de um prato, sendo ágil e adaptativo. Ter esse controle sobre o que o seu negócio provoca e vocaliza, você passa a ter a convicção para articular e inspirar outras pessoas a alcançar os objetivos.

 

> Nós temos um e-book sobre Liderança Corporativa. Complete sua leitura com diferentes formatos Ticket. Baixe gratuitamente aqui!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img