A geração Z, já nasceu em um ambiente digital, e possui características únicas, que podem ser um desafio para as empresas na hora de atrair talentos dessa geração. Então entender como benefícios, como o vale refeição, podem ser usados como estratégia de atração e retenção desses talentos é fundamental.
A diversidade de gerações trabalhando juntas em organizações é evidente. Hoje temos pelo menos 4 gerações trabalhando nas empresas: os Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), Geração X (nascidos entre 1960 e 1980), Geração Z (nascidos entre 1981 e meados da década de 1990) e Geração Y (nascidos a partir de 2000).
Tamanha variedade, traz certos desafios. Isso porque cada geração nasceu e cresceu em momentos econômicos e tecnológicos diferentes e, por isso, tem expectativas e relações com trabalho muito distintas.
Dessa forma, é importante entender como cada uma se motiva e como utilizar os recursos da empresa especificamente para esses colaboradores.
Neste momento em que a geração está fazendo sua estreia em empresas, está inserindo no ambiente de trabalho um perfil de novas competências e novos valores socioculturais.
Existem pontos positivos e desafios a respeito disso. Ao mesmo tempo que colaboradores da geração Z são proativos, têm facilidade com tecnologias e gostam de ser ouvidos pela empresa para contribuírem com ideias criativas, também possuem um nível maior de ansiedade e menor envolvimento com relações pessoais. Para essa geração, por exemplo, “vestir a camisa” pode fazer menos sentido como um motivador.
Como toda geração, a geração Z tem características únicas:
A geração Z tem um processo de socialização hiperconectado, pois cresceu em um ambiente repleto de tecnologias. Isso, por sua vez, é responsável por moldar a forma como os indivíduos dessa geração se relacionam, agem e conduzem as suas vidas — seja a pessoal, seja a profissional.
Dessa forma, ao pensar em benefícios, é importante que todas as informações estejam disponíveis online. Por exemplo, no caso do vale refeição, é importante que haja um buscador dos restaurantes que aceitam este cartão.
De imediato, é preciso pontuar que o bem-estar (tanto emocional quanto social) da geração Z é menor quando comparado com o das demais gerações. Segundo estudo realizado pela consultoria Mckinsey, dentre outros problemas, as patologias psicológicas são as mais observadas.
Tudo isso só evidencia a necessidade de a empresa usar benefícios para aumentar o bem-estar dos seus colaboradores.
Os indivíduos da geração Z, também conhecidos como nativos digitais, estão intimamente ligados à internet, o que envolve as famosas redes sociais. Aliás, por estarem frequentemente usando elas, costumam ter maior dificuldade de criar vínculos muito duradouros.
Eles, inclusive, têm realizado cada vez menos pesquisas por meio do Google. Quase metade da geração Z, 40%, revela fazer pesquisas pelas próprias redes sociais, como o Instagram e TikTok.
Existem fatores que motivam a geração Z, como a possibilidade de ter maior autonomia e usufruir benefícios como um cartão vale-refeição. Entenda melhor abaixo:
Os indivíduos da geração Z, ao se tornarem colaboradores, querem se sentir autônomos. Ou seja, querem ter participação ativa ao invés de se sentirem presos em um modelo de autoridade vertical — uma estrutura clássica na qual os colaboradores apenas cumprem as ordens dadas por superiores.
Isso ocorre porque a geração Z, como esclarecido anteriormente, preza pela autonomia, o que inclui o fato de eles desejarem ter voz na empresa, poderem ser ouvidos. Por isso, é crucial que a organização tenha uma cultura de feedback para criar um ambiente aberto ao diálogo.
Os colaboradores da geração Z buscam um local de trabalho que se assemelha ao modo como eles agem, pensam e se relacionam. É por esse motivo que querem um ambiente de trabalho mais colaborativo, pois poderão contribuir ativamente, e repleto de tecnologias, já que terão maior interatividade e fluidez.
Outra forma de motivar a geração Z a desejar fazer parte da empresa é oferecer benefícios amplamente aceitos em vários estabelecimentos, ou seja, aqueles que podem ser personalizados com base nas necessidades que o colaborador de fato tem. Um ótimo exemplo disso é oferecer um cartão vale refeição que é aceito em estabelecimentos físicos e em aplicativos de delivery.
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A empresa deve usar os benefícios para a geração Z de modo estratégico. Veja:
Incentivar os colaboradores da geração Z a utilizarem o vale-refeição para almoçarem em equipe é uma maneira eficiente de aproximá-los dos demais colaboradores pertencentes a outras gerações. Também estimula a comunicação cara a cara, benéfica para relações interpessoais.
Essa é uma sugestão que pode parecer óbvia para uma pessoa nascida até o fim da década de 90, mas para a geração Z, que começou a trabalhar, na maior parte dos casos, em um ambiente home office, mostrar que o horário de almoço pode ser um momento de troca entre pessoas é importante. No caso se empresas que oferecem o vale refeição esse estímulo é ainda mais fácil, já que a empresa oferece um benefício que subsidia esse momento.
É importante deixar claro aos indivíduos da geração Z a forma como funcionam os benefícios com detalhamento. É importante lembrar que eles acabaram de entrar no mercado de trabalho e nada é óbvio para eles.
No caso de clientes do Ticket Restaurante, por exemplo, é interessante mostrar também o Ticket Vantagens que possui uma série de outros benefícios para os usuários. Esse tipo de ação gera ainda mais valor para o usuário, o que é muito importante para a geração Z.
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