Gestão de pessoas para recrutamento: mecanismo fundamental!

Gestão de pessoas para recrutamento: mecanismo fundamental!

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Existem vários tipos de gestão, mas enquanto as mais comuns são relacionadas a projetos, finanças, entre outros, a gestão de pessoas está ligada diretamente aos colaboradores e vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos. Seus resultados podem afetar toda a estrutura e ambiente interno de um negócio positivamente, o que por sua vez é capaz de trazer enormes benefícios. Por exemplo, gestão de pessoas para recrutamento é um mecanismo fundamental para reduzir as taxas de absentismo e aumentar as taxas de retenção de talentos.

Profissionais satisfeitos e estimulados tendem a ter um ótimo desempenho, mas não só. Eles têm grandes chances de continuar no negócio por mais tempo, se desenvolvendo como lideranças e atraindo mais talentos para dentro.

 

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Com a gestão de pessoas, é possível entender melhor o tipo de profissional mais indicado para determinadas áreas e cargos, assim como para a empresa no geral. Dessa forma, o processo seletivo pode ter resultados mais assertivos, aprovando profissionais que tenham um bom desempenho e que de fato fiquem e se encaixem na empresa.

 

Por que é importante contar com gestão de pessoas para recrutamento?

O investimento no processo seletivo é extremamente importante para uma empresa. Um dos motivos disso é evitar escolher profissionais que não se encaixam e que em pouco tempo vão embora, o que além de trazer instabilidade para o time também traz altos custos para o negócio.

Para ajudar nisso, é indicado promover a empresa – as redes sociais podem ser uma ótima ajuda aqui, especialmente o LinkedIn -, destacando os benefícios oferecidos e promovendo conteúdos que destaquem o quão excelente é fazer parte do time. 

Uma ideia, por exemplo, é fazer um vídeo com funcionários contando o porquê de gostarem de trabalhar aí. Lembre-se, no entanto, que todas essas informações devem ser verídicas, caso contrário poderia ser muito negativo para o negócio.

Já no momento da escolha, deve ser levado em consideração não só o desempenho do profissional e seu conhecimento, mas o quanto ele se encaixa na cultura da empresa. Assim, haverá menos chances de ter surpresas no meio do caminho.

 

Como usar da gestão de pessoas para um recrutamento mais assertivo?

Por em prática a gestão de pessoas não é garantia de sucesso e, para ter certeza que os investimentos feitos pela empresa estão dando retorno, é muito comum serem utilizados indicadores de desempenho. A partir deles, é possível chegar a conclusão de quais ações estão fazendo mais sentido, quais não estão atingindo o resultado esperado, se há falhas no planejamento, entre outros.

Que os indicadores de gestão de pessoas avaliem fatores internos e todas as ações tomadas pela empresa assim como também fatores externos e as mudanças no mercado de trabalho e no comportamento dos profissionais. 

Por exemplo, é possível que um negócio tenha se empenhado em atrair talentos, mas não esteja conseguindo muitos candidatos. Isso pode ser um reflexo de um mercado altamente competitivo e nesse caso vale analisar se os benefícios oferecidos nas vagas estão à altura.

 

Meça o turnover

 

Também conhecido como turnover, esse índice é responsável por medir quantos colaboradores entram e saem da empresa, levando em consideração um determinado período de tempo. Sendo um dos dados mais importantes para a gestão de pessoas, ele pode indicar diversos cenários, como:

Baixa atratividade da empresa no mercado de trabalho: isso pode se dar por benefícios que não são competitivos o suficiente, falta de um plano de carreira e perspectiva de médio a longo prazo, assim como políticas e cultura da empresa.

Efetividade do processo seletivo: fazer um processo sem muito cuidado pode resultar em contratações equivocadas nas quais os profissionais não tenham o conhecimento necessário ou se encaixem na cultura da empresa, fazendo com que saiam em pouco tempo.

Se a maioria dos casos de saída da empresa seja de profissionais pedindo demissão, é importante convocar uma reunião e entender o porquê dele estar tomando essa decisão e no que ele acha que a organização como um todo precisa melhorar.

 

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