Marketing de Conteúdo e processo de vendas: como aliar estratégias

Marketing de Conteúdo e processo de vendas: como aliar estratégias

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O marketing é responsável por mergulhar em pesquisas e estudos sobre o mercado em que a empresa atua para entender ao máximo os potenciais clientes, assim como as estratégias que poderão ser mais efetivas. Com essas informações, a área é capaz de ficar à frente de tendências e também de desenvolver um relacionamento sólido com o público.

Depois de um primeiro momento focado em pesquisas, o próximo passo do marketing geralmente é atrair e conseguir dados de potenciais clientes. Isso pode ser feito por meio de marketing de conteúdo, intrinsecamente ligado ao processo de vendas.

 

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Através do método, a empresa oferece um material exclusivo sobre um assunto relacionado ao seu produto, mas, antes de liberar o acesso para esse conteúdo, são solicitadas algumas informações do cliente, como o e-mail. É nesse momento que ele se torna um lead, ou seja, alguém interessado e com altas chances de se tornar um cliente no futuro.

Inicia-se uma conversa. Um relacionamento. Venda na internet é sobre isso, sobre relacionamentos.

 

Qual a ligação entre marketing de conteúdo e processo de vendas? 

O inbound marketing é o marketing dentro das fronteiras, o marketing de atração, que puxa as pessoas para dentro do universo da marca. Você não precisa ir até os consumidores para vender seus produtos, são eles que chegam até você.

Você atrai potenciais interessados na sua solução, se relaciona com eles, até convertê-los em clientes. Uma estratégia muito construída em cima do que é chamado funil de vendas. No topo do funil, você conversa com esses interessados; no meio, você evolui essa conversa e começa a se relacionar; no fundo, você conhece esse cliente e está pronto para realizar a venda.

É aí que entra o marketing de conteúdo. Se falamos que a criação de conteúdo é o principal motor para promover o relacionamento com a marca, aqui é onde você desenrola as formas de entregar esse conteúdo de um jeito especial.

A ideia é educar e engajar seu público no seu território proprietário, além de estreitar o relacionamento e gerar mais oportunidades de negócios.

Vender algo online é diferente de vender algo de vitrine. Ainda existe uma distância de confiabilidade das pessoas com o que elas compram online, se comparado ao que elas compram em uma loja física. Na loja física, você vê o produto e avalia. No digital, não tem isso. A relação é mais com a marca que oferta o produto. E para isso precisa ter conexão, precisa ter toda uma relação que, no marketing, começa por um funil de vendas.

É no funil e no marketing de conteúdo, inbound marketing, que os conceitos se interligam.

 

Vantagens que o marketing de conteúdo pode trazer para o seu processo de vendas

É a partir das informações fornecidas pelos potenciais clientes que o marketing é capaz de explorar e desenvolver um relacionamento com eles. Isso pode ser feito tanto por meio de comunicações por e-mail, como por publicidade direcionada, entre outros. O que importa é construir uma relação sólida, por meio da qual o público se identifique com a marca e se torne um verdadeiro fã, não só comprando mas indicando a conhecidos.

Quanto mais maduro estiver esse relacionamento, mais propenso à compra estará o cliente. Em outras palavras, mais fácil será a realização de vendas. É nesse momento que o limite do marketing e vendas chega de forma mais clara. Afinal, depois de preparar o público é hora de direcioná-lo a quem será capaz de dar o último empurrão para convencê-lo a comprar.

Esse empurrão, no entanto, demanda bastante expertise. Aqui, o vendedor será responsável por entrar em contato com os potenciais clientes. É nesse momento que a partir das informações que o time de marketing reuniu, o de vendas precisa ser perspicaz para adquirir ainda mais dados, como necessidades e dúvidas que o público possa ter.

Isso geralmente é feito por meio de conversas por telefone ou presenciais, durante as quais o vendedor pode usar estratégias que o aproximem do cliente, assim como captar mensagens por meio da leitura de gestos e expressões, entendendo o quão próximo de realizar uma compra ele está.

 

Marketing de conteúdo faz parte do marketing de atração – seja atraente!

A pergunta sobre qual é o propósito de uma empresa já está razoavelmente batida. É fácil abrir uma página em branco e rabiscar palavras que elucidem uma história que mostram o quão generosa é a sua contribuição para o mundo.

Propagar esse propósito é outra história e funciona normalmente como a linha tênue que separa quem realmente se destaca hoje e quem realmente fica no discurso panfletário. Antes e para além de propagar para o mundo, você precisa enraizar dentro da sua cultura de trabalho.

Não adianta se posicionar, se você não banca a atitude todos os dias. Você precisa agir de acordo com aquilo que decidiu que são suas premissas. Seja atraente. Venda o que as pessoas querem comprar. Solucione dores.

 

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