3 formas de aumentar a retenção de talentos

Compartilhe

 

Um dos maiores desafios das áreas de gestão de pessoas é a retenção de talentos, já que cada vez mais a disputa por bons profissionais tem se acirrado. Hoje já se fala de apagão de talentos em algumas áreas. Então, como aumentar a retenção de talentos usando benefícios, como o vale alimentação, como aliado?

 

Porque reter talentos?

A princípio, pode ser que haja uma dúvida se os esforços para reter talentos vale à pena, ou se uma estratégia mais interessante seria focar em ter uma equipe de seleção mais robusta para dar conta de uma possível rotatividade mais alta.

Porém, com o avanço da tecnologia e da complexidade das operações, o fator humano dentro do desempenho das organizações tem sido cada vez mais relevante. Dessa forma, cada vez é mais difícil substituir pessoas que saem das empresas.

Outros motivos para reter talentos

Estabilidade de processos

Por mais mapeado que um processo possa estar, com manuais, tutoriais e procedimentos, com a saída de uma pessoa, esse processo tende a se desestabilizar devido à curva de aprendizagem de um possível substituto.

Isso pode ser visto com ainda mais intensidade, nos casos de áreas comerciais e áreas com um relacionamento interpessoal forte. Relacionamentos entre pessoas não podem ser catalogados, então até a relação de confiança se restabelecer, existe um tempo necessário, que causa instabilidade de processos.

 

Redução de custos de contratação e integração

Quanto maior a retenção, menor o custo de equipes de seleção e custos de contratação. Um outro custo, que talvez seja oculto, é o custo de integração de novos colaboradores.

Além do tempo de adaptação dessas novas pessoas, existe também o custo de horas de trabalho dos colaboradores que vão treiná-las nas suas novas funções.

 

Reputação como marca empregadora

Ter funcionários engajados e, por consequência, retidos na organização tem um impacto positivo na marca empregadora, o que gera maior facilidade para atrair mais talentos.

 

Quais os principais motivos de desligamento?

Primeiramente, para engajar, é necessário entender o porquê as pessoas saem das empresas, sendo que os principais motivos de desligamento são:

 

Insatisfação com remuneração

Boa parte dos colaboradores deixam as empresas porque não tem um pacote de remuneração atrativo. Isso quer dizer, o salário e benefícios não estão alinhados ao que o mercado tem propiciado.

Dentro de benefícios oferecer vale alimentação e vale refeição pode ser uma boa escolha para ser competitivo no mercado.

 

Pouca flexibilidade no trabalho

Flexibilidade tem sido tão importante quanto remuneração para as pessoas no momento de pós pandemia. Saiba tudo sobre essa tendência neste artigo.

 

Incompatibilidade com a gestão e clima organizacional

Em alguns casos a relação com os gestores ou o clima organizacional da empresa pode fazer com que o colaborador diminua seu engajamento e, eventualmente, encerre seu ciclo na empresa.

 

 

Como evitar que os talentos saiam da empresa?

Para aumentar a retenção é importante entender como evitar que os principais motivadores de saída da empresa sejam evitados.

Principais ações para aumentar a retenção de talentos:

 

Pacote de remuneração competitivo

Salário e benefícios são muito importantes para a retenção de talentos. Desde entender quais benefícios oferecer até quais os valores corretos, exige cuidado ao analisar o mercado, não apenas considerando concorrentes de negócio, mas também concorrentes de mão de obra.

Nesse sentido, acesse este artigo para saber qual o valor ideal para benefícios de vale refeição e vale alimentação em 2023.

 

Investimento em desenvolvimento das equipes e da liderança

Formação e aprofundamento em práticas de liderança é um trabalho contínuo. É muito importante seguir investindo em ter líderes mais preparados para lidar com conflitos e gerir equipes multigeracionais que têm demandas diferentes.

Esse tipo de investimento vai evitar custos futuros como os de seleção e contratação de pessoas. Aprofunde mais sobre o tema de liderança clicando aqui.

 

Monitore o clima organizacional

A melhor forma de evitar uma alta rotatividade de colaboradores é monitorar o clima frequentemente. Muitas das causas de desligamento das pessoas são observadas na pesquisa de clima antes de, de fato, se tornarem um problema.

Por exemplo, é possível detectar que existe uma dificuldade com a liderança de uma área específica, e assim investir em fortalecimento dessa liderança antes de existir uma saída de colaboradores.

Outro exemplo, é descobrir, por meio do monitoramento, que os valores dos benefícios estão defasados. É muito mais fácil ajustar os valores do vale alimentação e vale refeição, por exemplo, antes que isso se torne um problema.

Monitorar o clima é evitar que seja necessário investimento emergencial em retenção e custos causados por recrutamento e seleção em massa.

 

Cuidado como força de retenção

Todas as estratégias importantes para a retenção de colaboradores estão muito vinculadas ao cuidado. Cuidado de ter um clima positivo, uma remuneração adequada, alinhamento estratégico. Engajamento é resultado de uma boa gestão de pessoas, o que deve ser considerado como prioridade estratégica em qualquer organização.

 

> Quer saber mais sobre Liderança Corporativa? Confira nosso guia completo sobre o assunto!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img