Felicidade no Trabalho: o que é, benefícios e como promover?

Compartilhe

Como promover a felicidade no trabalho?

 

A felicidade no trabalho tem se tornado um assunto cada vez mais relevante para profissionais de Recursos Humanos uma vez que as empresas bem-sucedidas naturalmente possuem em seu time profissionais leais, criativos e engajados.

Isso acontece porque promover a qualidade de vida no trabalho eleva os resultados das organizações. De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

Todas essas vantagens para empregados e empregadores integram a gestão de pessoas, que quando bem administradas pelas empresas, possibilitam ambientes mais positivos, onde os próprios colaboradores encorajam seus colegas a realizarem todo o seu potencial.

 

> Saiba mais sobre Gestão de Pessoas e porque essa prática é tão importante para sua empresa clicando aqui!

 

O que é felicidade no ambiente de trabalho?

 

Para alguns, a felicidade no trabalho pode significar uma excelente remuneração vinculadas a incentivos e benefícios, enquanto para outros, trata-se de um ambiente sociável, acolhedor e colaborativo.

Embora a felicidade seja algo extremamente pessoal, não significa que ela deva ser resumida a jogar ou praticar esportes durante o horário comercial, tão pouco se referir ao chefe como seu melhor amigo, mas sim sobre funcionários que desfrutam melhor de suas tarefas diárias, colaboram abertamente com seus pares e sintam que são respeitados e reconhecidos no âmbito financeiro e de suas atuações profissionais.

Para além disso, quando os colaboradores estão felizes, isso lhes concede uma sensação de satisfação e pertencimento – o que para as empresas, é um fator muito benéfico, pois significa que as taxas de rotatividade tendem a diminuir gradativamente.

 

Qual é a relação entre trabalho e felicidade?

 

Ter um  ambiente colaborativo em que os colaboradores se sintam felizes deve ser prioridade para que a empresa progrida.

Uma pesquisa da Universidade de Warwick, no Reino Unido, mostrou que empregados felizes são 12% mais produtivos.

Em outras palavras, quanto mais uma empresa investe no bem estar de seus colaboradores, mais engajado eles se sentirão e, portanto, entregarão mais.

E podemos ir além: o funcionário que se sente feliz no seu ambiente de trabalho leva esse sentimento para além dele.

Aliás, a felicidade impacta diretamente na saúde da pessoa. Portanto, quanto mais feliz ela for, menores as chances de cansaço, frustração, doenças e, portanto, absenteísmo.

A afirmação acima é de uma pesquisa da Horizon Workforce Consulting, publicada no Journal of Applied Psychology.

Ainda segundo o estudo, funcionários mais felizes tendem a ser mais colaborativos e são mais propensos a ajudar outros colaboradores.

Portanto, não há dúvidas em se dizer que existe uma relação direta entre trabalho e felicidade.

Mas o que faz com que um ambiente traga felicidade aos seus funcionários?

 

Conheça 9 práticas de felicidade corporativa

 

Como mencionamos anteriormente, a felicidade no local de trabalho pode ser apenas o ingrediente secreto que falta em algumas gestões, dado que o bem-estar dos colaboradores possui uma correlação direta com o sucesso de uma organização.

Em razão disso, separamos alguns exemplos que podem ajudar líderes e profissionais de Recursos Humanos a gerar mais benefícios para os empregados:

 

1 – Forneça feedbacks regularmente

Investir no dialogo interno é uma das melhores maneiras de elevar a moral dos colaboradores, além de criar um ambiente de trabalho mais positivo, feliz e alinhado com os objetivos e estratégias organizacionais, o feedback sincero também contribui para ajustar e melhorar as ações e comportamentos atuais e futuros – algo a ser levado em consideração pela liderança de pessoas é que quando os funcionários se sentem à vontade para compartilhar seus pensamentos, é mais provável que retribuam com gratidão.

2 – Promova campanhas de incentivo

Quando os colaboradores estão desempenhando bem suas funções, um dos aspectos mais importantes da satisfação é a valorização no trabalho, por isso, é interessante que as organizações recompensem seus profissionais para garantir uma celebração digna de seus esforços, seja através de campanhas de incentivo ou cartão premiação – estes, por sua vez, economizam tempo e custos na compra e entrega de presentes, dando liberdade para que o próprio ganhador compre o presente perfeito em diversas lojas físicas ou digitais.

 

Ficou interessado em oferecer mais incentivo para sua equipe? Conheça o Ticket Presente Perfeito!

 

3 – Estimule hábitos saudáveis

Uma alimentação saudável pode impactar positivamente o humor no trabalho, resultando em colaboradores menos estressados e um clima organizacional mais positivo, comprometido e produtivo. Uma ótima solução para as empresas que buscam opções para suas equipes se alimentarem de forma saudável e balanceada na hora do almoço são os benefícios flexíveis, já que estes possibilitam ao usuário do cartão, total autonomia para se alimentar em diversos estabelecimentos credenciados.

 

Quer conhecer um produto que atenda às necessidades da sua equipe? Saiba mais sobre o Ticket Super Flex

 

4 – Seja claro em relação ao propósito de seu colaborador

Independente de cargos ou hierarquias, é importante reforçar a importância do impacto do trabalho de seu organizador frente à empresa como um todo.

Portanto, sempre auxilie seus colaboradores a entenderem o propósito do que estão fazendo para que eles entendam o valor de sua função.

 

5 – Fale sobre empatia

Independente do tamanho de sua empresa, é certo que seus colaboradores possam ter vivências e realidades diferentes.

Assim, reforçar a empatia diante dessa diversidade é muito importante para que as pessoas se sintam acolhidas e valorizadas em seu ambiente de trabalho.

 

6 – Promova comitês

Os comitês de funcionários são grupos formados por colaboradores que têm o intuito de discutir pautas de interesse em comum.

Entre alguns comitês que sua empresa pode ter estão, por exemplo: Comitê de Diversidade, Comitê de Mulheres, Comitê de Festas, entre outros.

Os comitês têm um papel importante em conectar pessoas de áreas diferentes da empresa em um interesse em comum.

Além disso, podem servir como locais abertos para seus colaboradores desabafarem sobre suas dificuldades profissionais e/ou pessoais.

 

7 – Proponha Desafios com Gamification

A técnica de Gamification também pode auxiliar a criar um ambiente de trabalho mais leve e feliz.

Essa técnica utiliza jogos em situações que não são brincadeiras de fato.

Mas como aplicar isso na prática? Promovendo desafios com metas específicas em que, ao atingi-las, ganha-se recompensas!

Vamos a um exemplo prático: se você tem um time de vendas, pode criar um game, estabelecendo metas que, ao serem atingidas, passam esse colaborador a novas fases.

Ao final de cada fase, ganha-se uma recompensa.

Esse é apenas um dos exemplos de aplicação da gamificação, que pode ser aplicada em contextos diversos!

8 – Seja flexível com trabalho híbrido

Após a pandemia da Covid-19, muitas empresas passaram a ver o Home Office com outros olhos.

Uma pesquisa conduzida pela Cisco, que possui 28.000 empregados ao redor do mundo, constatou que 78% de seus colaboradores disseram se sentir mais felizes com a possibilidade de trabalho híbrido.

Ainda segundo o levantamento, feito em 2022, 74% dos funcionários disseram que o trabalho híbrido ajudou a melhorar seus relacionamentos pessoais e familiares, impactando positivamente em seu bem-estar de forma geral.

E as evidências dessa flexibilidade não param por aí.

Um estudo publicado na National Library of Medicine, também em 2022, constatou que trabalhadores totalmente remotos tiveram um desempenho melhor que seus colegas de trabalho , além de terem demonstrado níveis de felicidade superiores.

Por fim, o estudo também destacou que o desempenho dos colaboradores que tiveram flexibilidade de trabalhar remoto para as mesmas funções, no mesmo período, foi muito maior.

9 – Promova a Psicologia Positiva

A psicologia positiva consiste em auxiliar seus colaboradores a focar na felicidade e no bem-estar em seu dia a dia.

No entanto, note que a ideia não é simplesmente ignorar que as pessoas passam por momentos ruins, e que têm problemas pessoais ou no trabalho, eventualmente.

Em síntese, a psicologia positiva visa auxiliar o colaborador a reconhecer essas falhas e mudar a perspectiva pela qual a enxerga.

Todos temos problemas, mas o mais importante é como vamos lidar com eles.

E a empresa, por estar presente no dia a dia do colaborador, desempenha um grande papel nesse momento.

 

Benefícios de promover a felicidade no ambiente de trabalho

 

Organização bem-sucedida: um local de trabalho feliz é aquele em que os profissionais apoiam uns aos outros e são abertos sobre suas vulnerabilidades, um componente-chave para o sucesso de uma organização, uma vez que os erros não são escondidos e as falhas são muitas vezes vistas como oportunidades de melhora.

Motivação: energia e otimismo se tornam mais evidentes quando suas equipes verdadeiramente gostam do que fazem, além disso, quando os colaboradores estão abertos a receber feedbacks, tendem a ser mais propensos a enxergá-lo como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento.

Aumento da criatividade: é comum que os profissionais se tornem ainda mais criativos quando estão se sentindo felizes, dessa forma, seus colaboradores vão querer inovar, explorar novas iniciativas, fazer suas vozes serem ouvidas e entregarem o melhor de si.

Trabalho em equipe: os funcionários começarão a se envolver mais como uma equipe se a gestão promover boas práticas de bem-estar, dessa forma, quando há felicidade no trabalho, os funcionários devem interagir em um nível melhor entre si, mas também com seus clientes.

 

Conclusão

 

Em suma, pode-se dizer que nunca foi tão importante promover a felicidade no trabalho.

E o primeiro passo para ter um ambiente de trabalho mais equilibrado é reconhecer que o conceito de felicidade é diferente de um para outro; no entanto, independente desse conceito no pessoal, existe uma relação direta entre a felicidade e o ambiente profissional.

Ter um ambiente empático, que acolha o colaborador e promova a troca e o engajamento, a flexibilidade, e a mudança de perspectiva para o positivo, pode ser o pontapé inicial para atingir um ambiente que valorize a felicidade.

Promover a felicidade no trabalho pode trazer inúmeros benefícios à empresa, entre elas, o aumento da produtividade, da motivação, da criatividade e do trabalho em equipe.

 

Se você gostou desse conteúdo, talvez se interesse em ler: como promover o sentimento de pertencimento nos colaboradores

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img