Talent Acquisition: o que é, o que faz e como funciona?

Compartilhe
homem faz entrevista de emprego com mulher
Saiba o porque ter uma área que cuida de talent acquisition na empresa é fundamental para garantir sua sustentabilidade ao longo do tempo.

 

O mercado vivencia um aumento no número de empresas no Brasil, o que favorece a escolha para os clientes, que têm mais opções de produtos e serviços, mas traz alguns desafios para os negócios.

 

Além da concorrência pelos consumidores, os gestores percebem cada vez mais a necessidade de buscar bons profissionais para compor seu quadro de funcionários e, assim, destacar sua empresa no mercado.

 

Afinal, os colaboradores também possuem mais opções de locais para trabalhar e nem sempre buscam permanecer apenas em uma empresa ao longo da sua carreira, pois encaram sua trajetória profissional de outra maneira.

 

Para encontrar os melhores colaboradores, várias empresas têm investido no talent acquisition, uma maneira de atrair e reter talentos, que contribuirão para o crescimento dos negócios.

 

É sobre esse assunto que vamos falar agora, explicando tudo o que você necessita para aplicar esse processo na sua gestão de pessoas e ter ótimos resultados ao longo do tempo.

 

O que é Talent Acquisition?

 

Talent Acquisition é, em tradução livre, a aquisição de talentos. Em termos empresariais e de gestão de pessoas, é uma estratégia que busca identificar os perfis de colaboradores mais adequados para cada função e encontrar no mercado os profissionais que melhor se encaixem em cada vaga.

 

Na prática, é a busca por construir relacionamento com possíveis candidatos para as vagas da sua empresa, de modo a ter um banco de talentos, que pode ajudar no preenchimento das posições em aberto na companhia com o colaborador mais adequado às necessidades.

 

O foco dessa estratégia é identificar os melhores profissionais e atraí-los para que desejem trabalhar na sua empresa. Esse processo não é linear e visa aumentar a produtividade e eficiência dos negócios ao trazer talentos para agregar ao time já na instituição.

 

senhor idoso trabalhando em manutenção

 

Isso porque, até certo tempo atrás, muitos trabalhadores permaneciam anos na mesma empresa, construindo ali sua carreira. Além disso, eram os colaboradores que desejavam entrar nas companhias, buscando uma vaga em uma empresa tão sonhada.

 

Assim, eram as instituições que escolhiam quem trabalharia em seus negócios, mas com os movimentos do mercado, aumento de tecnologia, mudanças no formato de trabalho, crescimento das empresas e maior foco na experiência do colaborador, agora os profissionais também avaliam o local em que irão trabalhar.

 

Esse cenário todo aumenta a competição pelos melhores funcionários, afinal os profissionais muitas vezes se candidatam apenas nas vagas que mais desejam e as empresas possuem necessidades mais específicas de conhecimentos técnicos e comportamentais.

 

Em outras situações, os talentos nem procuram por outras oportunidades, mas podem ser atraídos para boas empresas, agregando para as posições que elas possuem em aberto.

 

Por isso, 50% dos líderes de RH esperam um aumento na busca por talentos no mercado, segundo pesquisa da Gartner. E a saída para encontrar as pessoas mais adequadas a cada vaga pode estar na estratégia de Talent Acquisition.

 

Como surgiu o conceito de Talent Acquisition?

 

de madeira representando pessoas com uma em destaque

 

O Talent Acquisition é uma estratégia relativamente recente, pois acompanha algumas mudanças do mercado, embora não haja relatos de um início determinado para esse processo.

 

Primeiro, vamos entender um pouco como funcionava o mercado no século passado. O profissional encontrava uma empresa, alinhava responsabilidades, horário de trabalho e salário, passando toda a carreira (ou boa parte dela) trabalhando naquele local.

 

Muitos saíam das empresas apenas quando se aposentavam ou caso encontrassem uma oportunidade melhor. Essa foi a realidade de vários profissionais durante anos, mas o mercado foi mudando e alterou a forma como as companhias buscam colaboradores e como eles encaram suas carreiras.

 

Com a revolução tecnológica, que otimizou e automatizou processos, as empresas puderam ampliar sua forma de agir. Os produtos e serviços também passaram por mudanças, com cada vez mais possibilidades e áreas para atuar.

 

Assim, os gestores começaram a procurar por profissionais com diferentes competências, para atender às necessidades do mercado. Novos cargos e demandas surgiram, exigindo diferentes habilidades dos trabalhadores.

 

Mas eles também foram impactados. A tecnologia permitiu novas formas de trabalhar, ampliou as empresas em que poderiam construir suas carreiras e mostrou que existem locais que podem contribuir mais com o crescimento profissional.

 

Assim, os talentos, ou seja, os melhores profissionais, passaram a ser mais disputados e o Talent Acquisition é justamente a estratégia que ajuda a encontrar os colaboradores mais adequados e competentes para preencher as posições da empresa.

 

É um processo realmente estratégico, que visa entender a necessidade dos negócios e procurar por profissionais aderentes. Por isso, é construído um funil de talentos, para ajudar a fechar as vagas.

 

Além disso, é pensado também em desenvolver um relacionamento com os candidatos, pois os que não foram selecionados agora não precisam ser excluídos do banco de talentos, mas podem ser escolhidos em outro momento.

 

Segundo pesquisa da GPTW, mais da metade das empresas possuem dificuldades em preencher as vagas. A maior parte dos gestores (77,5%) alega não encontrar profissionais capacitados para os cargos.

 

Por isso, se o processo de recrutamento for apenas reativo, procurando profissionais apenas quando necessário, nem sempre serão encontradas as melhores opções.

 

Qual é o objetivo do Talent Acquisition?

 

O objetivo do talent acquisition dentro das empresas é identificar, atrair e recrutar os melhores talentos para preencher as necessidades de mão de obra e alcançar os objetivos organizacionais.

 

Isso vai além de simplesmente preencher vagas em aberto; o talent acquisition visa encontrar candidatos que não apenas possuam as habilidades técnicas necessárias, mas também se alinhem com a cultura, valores e metas da empresa. Ao atrair e recrutar talentos de alta qualidade, as organizações podem fortalecer sua equipe, impulsionar a inovação, aumentar a produtividade e garantir uma vantagem competitiva no mercado.

 

Além disso, investir em talent acquisition eficaz pode resultar em uma redução nos custos de contratação a longo prazo, ao mesmo tempo em que aumenta a retenção de funcionários e a satisfação no trabalho. Em resumo, o objetivo final do talent acquisition é construir e manter uma equipe de alta performance que impulsione o sucesso da empresa.

 

Talent Acquisition vs. Recrutamento: diferenças

 

Algumas pessoas podem confundir os termos e achar que são a mesma coisa, mas os processos possuem algumas diferenças que valem a pena serem observadas. Os profissionais de RH, em especial, devem estar atentos a esses formatos e avaliar qual deve ser utilizado na empresa:

 

Prazo de atuação: enquanto o recrutamento é um processo linear, com início e fim delimitados, com o preenchimento de determinado número de vagas, o Talent Acquisition trabalha com uma visão de longo prazo, sempre alimentando o banco de talentos com possíveis candidatos, em um movimento cíclico.

 

Forma de trabalhar: o recrutamento é um processo reativo, que busca encontrar candidatos quando surgem as oportunidades na empresa. Já o Talent Acquisition procura entender onde a empresa está agora e onde deseja chegar. Ao delimitar seu objetivo, começará a desenhar o perfil dos colaboradores que contribuirão para atingir essa meta.

 

pessoas trabalhando em um escritório

 

Dependendo do segmento em que a empresa atue, investir nessa estratégia é fundamental, pois é a oportunidade de encontrar os melhores profissionais para compor seu quadro e desenvolver os negócios para que todos possam crescer juntos.

 

O recrutamento trabalha com as oportunidades e condições atuais, procurando preencher as vagas rapidamente. Enquanto isso, o Talent Acquisition busca desenvolver uma cultura forte para os colaboradores, além de criar um ambiente favorável ao seu crescimento, oferecendo uma excelente experiência de trabalho.

 

Ao pensar mais na qualidade do Employer Experience (EX – experiência do colaborador), a empresa se destaca não só aos olhos dos funcionários, mas também do mercado, atraindo profissionais cada vez mais qualificados para as atividades.

 

Afinal, a forma como os colaboradores percebem a empresa no cotidiano se espalha para o mercado, ajudando na atração de outros talentos – ou, se não houver um cuidado com os times, pode até afastar possíveis futuros profissionais.

 

Esse cuidado envolve diversos fatores, do ambiente de trabalho até a remuneração, então tudo deve ser pensado para manter os funcionários satisfeitos. Independente do tamanho da empresa, algumas medidas podem ser tomadas, para demonstrar o cuidado com os profissionais.

 

O Employee Experience é um fator determinante para o sucesso de uma empresa, pois são os colaboradores que ajudam a construir um negócio, contribuindo com seus conhecimentos e experiências para seu desenvolvimento.

 

Por isso, ter os melhores profissionais para ajudar nessa construção faz toda a diferença e um bom ambiente ajudará a atrair essas pessoas.

 

Qual a importância de uma estratégia de Talent Acquisition?

 

pessoas discutindo estratégia em grupo no escritório

 

Cada vaga aberta em uma empresa exige diversas competências, tanto técnicas quanto comportamentais. É preciso que o RH e os gestores tenham bem definidas as necessidades para cada oportunidade.

 

Assim, será possível encontrar os profissionais que mais se adequam àquele cargo, o que fará toda a diferença para a empresa. E esse é objetivo do Talent Acquisition: não apenas fechar vagas, mas encontrar os profissionais mais capacitados para cada caso.

 

Algumas vantagens de investir nessa estratégia é que o colaborador terá as competências necessárias para executar suas funções. Segundo, porque sua adaptação à empresa tende a ser muito mais fluida, visto que os valores e perfil também são alinhados antes da contratação. Por isso não há dificuldades em ambientar o novo colaborador.

 

Isso tudo sem falar na diminuição do turnover (ou rotatividade) de profissionais, pois todos se identificam com a cultura da empresa, o que aumenta o bem-estar dos colaboradores.

 

O Talent Acquisition usa de recursos e estratégias para atrair bons profissionais, em especial aqueles que estão em destaque no mercado, pois tendem a contribuir muito com os objetivos e metas da empresa.

 

Porém, tudo começa com a definição do que a companhia deseja, tanto em termos de perfis de colaboradores quanto de objetivos a serem alcançados. Depois, é preciso criar um ambiente que seja atrativo para os talentos, para que desejem trabalhar ali e contribuir com os planos da empresa.

 

Quais as vantagens e os benefícios do Talent Acquisition dentro das empresas?

 

O Talent Acquisition oferece uma série de vantagens e benefícios para as empresas. Aqui estão alguns dos principais:

 

Atração de talentos de alta qualidade

Um processo eficaz de Talent Acquisition permite que as empresas identifiquem e atraiam os melhores candidatos para as vagas disponíveis. Isso ajuda a garantir que a empresa tenha uma equipe talentosa e qualificada para enfrentar os desafios do negócio.

 

Redução do tempo de contratação

Ao utilizar estratégias e ferramentas eficientes de recrutamento, o Talent Acquisition pode ajudar a reduzir o tempo necessário para preencher uma vaga, o que é crucial para garantir que a empresa não perca oportunidades de negócio devido a falta de pessoal.

 

Economia de custos

Um processo eficaz de Talent Acquisition pode resultar em economia de custos a longo prazo. Isso inclui a redução dos custos associados à rotatividade de funcionários, à formação de novos colaboradores e à busca por novos talentos.

 

Melhoria da qualidade de contratação

Ao adotar uma abordagem estratégica para o recrutamento, o Talent Acquisition pode ajudar a garantir que as contratações feitas pela empresa sejam bem-sucedidas. Isso significa encontrar candidatos que não apenas possuam as habilidades técnicas necessárias, mas também se encaixem na cultura e nos valores da empresa.

 

Aumento da retenção de talentos

Ao recrutar candidatos que se alinhem com a cultura da empresa e oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, o Talent Acquisition pode ajudar a aumentar a retenção de talentos. Isso é essencial para garantir a continuidade das operações e manter um ambiente de trabalho estável e produtivo.

 

Impulsionamento da inovação e criatividade

Ao trazer novos talentos para a empresa, o Talent Acquisition pode trazer novas perspectivas e ideias, impulsionando a inovação e a criatividade. Isso pode ser especialmente importante em indústrias e mercados altamente competitivos, onde a capacidade de se adaptar e inovar é essencial para o sucesso.

 

Em resumo,

 

o Talent Acquisition desempenha um papel fundamental no sucesso das empresas, ajudando a construir equipes talentosas e diversificadas que impulsionam a inovação, a eficiência e o crescimento organizacional.

 

O que faz um profissional de talent acquisition?

 

Para realizar o Talent Acquisition, o profissional pode ser do RH ou a empresa pode investir em uma área adjacente, que trabalhe em parceria com o setor de Recursos Humanos.

 

O profissional responsável por essa estratégia precisa ter uma base de conhecimentos de RH, pois lidará com o processo de contratação, além de outros pontos mais específicos. Algumas de suas atribuições são:

 

  • Criação de estratégias para atrair talentos: o que é preciso para tornar a empresa atrativa para os talentos do mercado? Esses profissionais, muitas vezes, são disputados pelas companhias, recebendo propostas encantadoras.

 

  • Definição do escopo das vagas: para saber que candidatos procurar, é preciso ter bem claro o que a vaga necessita. Cada nível (operacional, administrativo, gerência, direção etc) possui demandas diferentes, além das áreas que precisam de conhecimentos específicos.

 

equipe incentiva funcionária no escritório

 

  • Apoio para manter um bom ambiente de trabalho: uma das coisas que mais atrai os talentos é um local de trabalho agradável. Isso envolve a convivência com os demais colegas, a forma como as informações são repassadas, o salário e os benefícios oferecidos e a direção a ser seguida pela empresa. O profissional de Talent Acquisition é um dos responsáveis por ajudar a criar um ambiente agradável para todos.

 

  • Avaliação de candidatos: embora esse ponto seja similar ao recrutamento, aqui o profissional terá uma visão estratégica e mais direcionada, buscando pelo perfil necessário para as vagas abertas. É preciso saber avaliar cada candidato, entendendo se está de acordo com o que a empresa precisa e se é o melhor momento de contratá-lo para a equipe.

 

  • Workforce planning: O planejamento estratégico da mão de obra é o ponto inicial para que o profissional de Talent Acquisition saiba quais serão as posições a serem contratadas no curto e longo prazo. Nesse planejamento se consideram desde variações do mercado quanto projetos de expansão da empresa.

 

O que um profissional de talent acquisition precisa saber?

 

Como já comentamos, quem realiza o Talent Acquisition precisa ter conhecimentos sobre os processos de Recursos Humanos, mas isso não é o suficiente. Por se tratar de ações estratégicas, o profissional precisa desenvolver algumas habilidades e buscar certos conhecimentos que apoiem sua avaliação de talentos do mercado.

 

Vamos falar em mais detalhes sobre esses pontos:

 

  • Conhecimento de processos de recrutamento: para realizar uma boa contratação, é preciso saber quais são as etapas, o que é esperado para aquela vaga e como conduzir o processo. Esse é um conhecimento de RH, mas que é muito importante para o Talent Acquisition.

 

  • Entendimento de perfis profissionais: esse é um ponto muito amplo e que exige estudo e observação. Isso porque cada geração possui objetivos e formas de enxergar as coisas distintas, bem como cada área de atuação possui necessidades e habilidades específicas. Por exemplo, a contratação de um diretor financeiro exige um perfil profissional diferente da contratação de um analista de marketing e entender o que difere entre eles é fundamental para uma boa aquisição de talentos.

 

mulher avaliando desenho industrial numa fábrica

 

  • Conhecimento do negócio: para saber quem deve atrair e contratar, esse profissional precisa saber como funciona a dinâmica da empresa, além de estar ciente de quais são os objetivos da companhia. Assim, poderá buscar talentos mais aderentes para cada necessidade, tornando o processo mais ágil e eficiente.

 

  • Avaliação de candidatos: após identificar um talento no mercado, é preciso entender se ele é o mais indicado para ocupar determinada posição na empresa. Por isso, saber avaliar os candidatos é fundamental, pois permitirá que escolhas mais assertivas sejam realizadas, trazendo os benefícios que já comentamos anteriormente.

 

  • Entendimento do mercado de trabalho: para tornar sua empresa mais atrativa para os talentos, o profissional de Talent Acquisition deve estar atualizado com o que acontece no mercado. Saber o que outros negócios estão oferecendo de salários e benefícios, procurar ideias e sugestões de melhoria para sua companhia e analisar habilidades e conhecimentos exigidos pelos outros são requisitos para uma boa atração de talentos.

 

  • Envolvimento com o Employer Branding: não adianta apenas chamar a atenção de um bom profissional, é preciso retê-lo em sua empresa após a contratação. Para isso, o Employer Branding é uma estratégia muito interessante, pois procura mostrar um bom relacionamento com os colaboradores desde o processo seletivo, com tratamento adequado, retorno sobre as etapas e esclarecimento de dúvidas, além de promover um ambiente de trabalho que faça os funcionários falarem bem da empresa quando tiverem oportunidade.

 

Quais as principais tendências em talent acquisition?

 

O mercado está sempre se atualizando e é muito importante estar atualizado com as principais tendências apresentadas. Com o Talent Acquisition não é diferente. Para atrair os melhores talentos, a empresa precisa buscar ser referência no seu mercado de atuação, procurando aplicar estratégias e práticas que a diferencie das concorrentes.

 

Podemos destacar algumas tendências para você investir no seu negócio e torná-lo mais atrativo para os colaboradores:

 

  • Soft skills: Já acabou a época em que para contratar alguém se analisava apenas pelos seus cursos e formações. As habilidades comportamentais são muito importantes para o desenvolvimento do profissional na empresa e para seu relacionamento com os demais. Apesar disso, 37,7% das empresas notam uma lacuna nas soft skills da sua equipe – algumas muito valorizadas atualmente são liderança, flexibilidade e comunicação clara.

 

mulher posando para a foto em um escritório moderno

 

  • Experiência do candidato: como atrair um talento se ele não se sente confortável e valorizado na etapa de recrutamento? Esse é o primeiro contato que o candidato terá com sua empresa e precisa ser positivo, para criar uma boa impressão e motivá-lo a continuar trabalhando com a companhia ao longo do tempo. Afinal, se no início a experiência não é agradável, como garantir que não será assim no dia a dia?

 

  • Formato de trabalho: cada vez mais os colaboradores buscam um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Isso é possível com a flexibilização do formato de trabalho. Permitir a realização de home office, oferecer um modelo híbrido ou sugerir horários flexíveis fazem toda a diferença para o colaborador. É muito mais vantajoso para a empresa incentivar boas entregas do que querer controlar todos os movimentos do funcionário – que sente isso e pode procurar outro local.

 

  • Valorização dos talentos: o maior capital de uma empresa são as pessoas, que ajudam a construir o valor dos negócios. Por isso, ao encontrar talentos, que contribuirão para o crescimento da companhia, é preciso cuidar deles e valorizar seu trabalho e conhecimento. Esse processo começa já no recrutamento, com a comunicação sobre as etapas, a explicação sobre a vaga e se estende para o cotidiano de trabalho, entendendo as necessidades dos colaboradores e procurando apoiá-los em diversas situações.

 

  • Agilidade: o mercado e a sociedade estão cada vez mais acelerados, por isso os processos seletivos precisam ser ágeis. Após a contratação, a integração também precisa ter velocidade e logo deixar o colaborador apto para exercer suas funções. Outro ponto interessante é que os processos na empresa também podem ser ágeis, facilitando aprovações e a execução das atividades, pois os talentos podem agregar mais para a instituição se tiverem autonomia para trabalhar.

 

  • Ética e transparência: o candidato deve ter total conhecimento das etapas do processo seletivo, sua posição e se existe a possibilidade de contratação naquele momento. O Talent Acquisition é uma estratégia que preza pela transparência e procura desenvolver um relacionamento claro e confiável com os colaboradores, por isso é essencial sempre comunicar tudo o que acontece no processo seletivo.

 

pessoas de diferentes etnias trabalhando em um escritório

 

  • Diversidade e Inclusão: existem talentos em todas as gerações e cada vaga pede determinado perfil, que deve ser atendido independente de raça, gênero, opção sexual e idade. O mais importante nessa estratégia é identificar conhecimentos técnicos e comportamentais para cada posição e procurar profissionais que atendam a esses pontos. Quanto mais diversidade, mais a empresa ganha, pois novas ideias e competências serão agregadas à sua força de trabalho.

 

  • Tecnologia: as novidades tecnológicas podem agregar no processo seletivo, ajudando na seleção e triagem de currículos, além de facilitar o desenvolvimento das etapas.

 

Os profissionais que atuam com essa estratégia precisam estar sempre acompanhando as novidades do mercado, para entender o que faz sentido para aplicar na sua empresa. Também é válido testar formatos e ações no seu processo seletivo e analisar os resultados, para aperfeiçoá-lo.

 

Outro ponto a se atentar é que diferentes tipos de empresa e diferentes segmentos podem ter necessidades diferentes, tanto em termos de etapas do processo seletivo, quanto na atração e avaliação de talentos.

 

E existem algumas formas de avaliar se o Talent Acquisition está sendo efetivo na sua empresa:

 

  • Preenchimento das vagas: quando o processo é realizado da forma correta, as vagas são preenchidas por pessoas capacitadas e que agregarão muito para a empresa.

 

  • Alinhamento entre áreas: os setores envolvidos na contratação contribuem com o RH com as informações necessárias, além de ajudar na identificação dos talentos e avaliação dos candidatos. Quanto melhor a comunicação, mais alinhado ficará o processo.

 

  • Aprimoramento constante: a estratégia pode ser aperfeiçoada sempre, conforme o RH entender que processos e etapas podem ser otimizados. Para isso, é importante realizar avaliações constantes, entendendo o que tem dado certo e o que precisa ser mudado.
  • Identificação de talentos: se a estratégia for bem realizada, o funil de talentos da empresa sempre terá bons candidatos para serem avaliados e participar dos processos seletivos.

 

  • Retenção de talentos: quando a contratação ocorre da forma correta eles tendem a ficar mais tempo dentro da empresa.

 

Como colocar em prática as tendências do Talent Acquisition?

 

Para colocar as tendências do talent acquisition em prática e tornar seu negócio mais atrativo para os colaboradores, aqui vão as nossas sugestões:

 

Soft skills

Além de avaliar as habilidades técnicas dos candidatos, incorpore a avaliação das soft skills durante o processo seletivo. Utilize entrevistas comportamentais, testes de personalidade e dinâmicas em grupo para identificar habilidades como liderança, flexibilidade e comunicação clara.

 

Experiência do candidato

Aprimore a experiência do candidato durante o processo de recrutamento. Mantenha uma comunicação transparente, feedbacks rápidos, entrevistas bem estruturadas e uma abordagem acolhedora e inclusiva.

 

Formato de trabalho

Considere oferecer opções de trabalho flexíveis, como home office, modelo híbrido ou horários flexíveis. Isso demonstra uma preocupação com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos colaboradores, o que pode aumentar sua satisfação e produtividade.

 

Valorização dos talentos

Demonstre valorização pelos talentos desde o processo de recrutamento até o dia a dia de trabalho. Isso pode ser feito através de uma comunicação clara sobre as etapas do processo seletivo, reconhecimento pelo trabalho realizado e apoio às necessidades dos colaboradores.

 

Agilidade

Simplifique e agilize os processos seletivos e de integração. Isso inclui a utilização de tecnologia para automatizar tarefas repetitivas, tomadas de decisão ágeis e uma abordagem eficiente para capacitar novos colaboradores rapidamente.

 

Ética e transparência

Mantenha uma comunicação transparente e ética durante todo o processo seletivo. Forneça informações claras sobre as etapas do processo, a posição do candidato e as perspectivas de contratação.

 

Diversidade e inclusão

Priorize a diversidade e inclusão em todas as etapas do processo de recrutamento. Isso significa adotar práticas de recrutamento neutras e inclusivas, promover uma cultura organizacional diversificada e garantir oportunidades iguais para todos os candidatos.

 

Tecnologia

Utilize tecnologia para otimizar o processo de recrutamento e seleção. Isso pode incluir o uso de sistemas de rastreamento de candidatos (ATS), inteligência artificial para triagem de currículos, plataformas de entrevista online e análise de dados para identificar tendências de recrutamento.

 

FICA A DICA!

 

Para avaliar a eficácia do Talent Acquisition na sua empresa, você pode monitorar indicadores como taxa de preenchimento de vagas, alinhamento entre áreas envolvidas no recrutamento, feedback dos candidatos sobre a experiência de recrutamento, taxa de retenção de talentos e qualidade das contratações feitas ao longo do tempo. Mantenha uma abordagem de melhoria contínua, revisando e ajustando suas práticas de Talent Acquisition conforme necessário para atender às necessidades do seu negócio e dos seus colaboradores.

 

Como os benefícios da Ticket podem ajudar em Talent Acquisition

 

mulher sorrindo no escritório

 

Uma boa estratégia de Talent Acquisition precisa ser apoiada pelo Employer Branding, como já comentamos. Para proporcionar uma ótima experiência para o colaborador, é fundamental ter bons benefícios para ele.

 

Os talentos avaliam a disponibilidade de recursos, salário e benefícios antes de aceitar uma vaga, por isso é preciso investir nessas benesses para atrair esses profissionais.

 

Cada empresa deve entender o que faz sentido oferecer para seus funcionários e em todos os casos a Ticket pode apoiar seu negócio.

 

Desde benefícios para alimentação e transporte até cultura e convênios com estabelecimentos, a Ticket possui soluções que facilitam o dia a dia dos colaboradores e da empresa. Os profissionais têm à disposição milhares de estabelecimentos que aceitam nossos benefícios, o que dá liberdade para usar os recursos da maneira que desejarem.

 

Esse investimento na qualidade de vida dos colaboradores é muito importante e torna a experiência com a empresa mais positiva e demonstra o cuidado que ela possui com seu time.

 

Já a instituição também encontra facilidades ao contar com a Ticket, pois pode ter descontos e condições especiais para a contratação dos benefícios. Além disso, a empresa centraliza os recursos oferecidos com um só fornecedor e pode resolver tudo de forma rápida e prática.

 

O suporte da Ticket está sempre disponível e você pode realizar a gestão dos benefícios on-line, acompanhando as informações rapidamente e na hora que precisar.

 

Assim, sua estratégia de Talent Acquisition ficará mais completa, com diversos benefícios que tornarão a experiência dos seus colaboradores mais atrativa, aumentando sua qualidade de vida.

 

Conclusão

 

Para se manter competitiva no mercado, uma empresa precisa de profissionais capacitados que ajudem a oferecer os melhores produtos e serviços para os clientes. Para atrair os melhores colaboradores, o RH pode trabalhar com a estratégia de Talent Acquisition.

 

Esse processo não é como um recrutamento comum, que é reativo, procurando preencher as vagas apenas quando as necessidades surgem. A estratégia envolve a construção de um funil de talentos, buscando desenvolver um relacionamento com os candidatos e o contato com eles quando oportunidades surgirem.

 

Para manter esse banco de talentos atualizado e com opções, é importante procurar constantemente no mercado profissionais de destaque e analisar suas habilidades e competências.

 

O setor de Recursos Humanos precisa desenvolver habilidades especiais para aplicar o Talent Acquisition, além de estar sempre atento aos movimentos do mercado. Assim, ficará atualizado com o que os colaboradores esperam e saberá como atraí-los para a empresa.

 

Por outro lado, é importante investir na experiência do candidato no processo seletivo, criando um ambiente que chame a atenção do profissional. E essa imagem positiva deve ser mantida após a contratação.

Para isso, ter um ambiente de trabalho agradável, oferecer salários e benefícios compatíveis com as competências do profissional é fundamental.

 

Afinal, uma empresa conseguirá crescer e se manter atuante no mercado se contar com os melhores profissionais e vale a pena realizar diversos investimentos para atrair e manter esses colaboradores em seus times por muito tempo.

 

Conte com a Ticket para oferecer bons benefícios em sua empresa e tenha uma gestão fácil e rápida dos recursos, além de suporte sempre disponível e condições atrativas para a implementação dos benefícios.

 

Gostou deste conteúdo? Clique aqui e comece hoje mesmo a simplificar sua rotina com as nossas soluções!

Entre em contato para contratar os benefícios da Ticket®

Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.

Quer economizar com Ticket?

no-img
no-img

Acesse nossos Materiais Exclusivos

Desenvolvemos os melhores manuais, guias e conteúdos completos e gratuitos para apoiar você e sua empresa a fim de tornar seu dia-a-dia mais saudável e produtivo.
Acesse aqui

Quer receber nossos conteúdos em primeira mão?

Assine nossa newsletter e confira tudo o que você precisa saber para multiplicar os benefícios Ticket dos colaboradores da sua empresa.

no-img