Por Raissa Fernanda em
6 de Fevereiro de 2018
Blog > Empregados > Empreendedorismo: aprender com o fracasso é fundamental para o sucesso

Empreendedorismo: aprender com o fracasso é fundamental para o sucesso

Por Raissa Fernanda em 6 de Fevereiro de 2018

O primeiro passo para ser um bom empreendedor é saber que erros acontecem e aprender com o fracasso é fundamental. Tanto é que, quando o assunto é empreendedorismo, o fracasso nem é tão ruim assim.

“Como assim? Fracassar não é ruim?”

Calma, vamos explicar! Steve Jobs, Albert Einstein e Walt Disney, por exemplo, são grandes nomes do empreendedorismo que fracassaram e nem por isso desistiram. Até porque, se fosse assim, com certeza hoje muito coisa seria diferente – não teríamos iPhones, grandes descobertas da física e muito menos o Mickey.

Isso significa que não é no primeiro fracasso que você deve desistir, até porque, se fosse fácil, todos nós chegaríamos no topo, né? Então, para ajudar você a aprender com o fracasso, apresentaremos algumas dicas. Confira!

Não baixe a cabeça no primeiro obstáculo

Se Steve Jobs, Albert Einstein e Walt Disney fracassaram no início e deram a volta por cima, por que você não pode enfrentar os obstáculos e alcançar o sucesso? Todos nós podemos, mas a questão é: será que todos nós somos capazes de não baixar a cabeça quando nos deparamos com grandes obstáculos?

Ser empreendedor não é fácil e isso todo mundo está cansado de saber. Porém, se você tem objetivos e quer alcançá-los, não pode desistir quando os primeiros perrengues aparecerem – e, pode ter certeza, vão aparecer.

Tenha perseverança

A perseverança é uma das maiores qualidades dos empresários de sucesso. Quem não é perseverante dificilmente consegue chegar no topo. Pense o seguinte: se na primeira apresentação do seu projeto o feedback fosse negativo, você desistiria?

Acredite, muitos desistem. Mesmo que você fracasse diversas vezes, seja perseverante, acredite no seu projeto e potencial. Pode ser que o feedback hoje seja negativo, mas que a sua ideia um dia receba um Prêmio Nobel, como aconteceu com Albert Einstein.

Escute conselhos de empreendedores que já fracassaram

O networking e o contato com empreendedores são importantíssimos para você aprender com o fracasso e evoluir. Ninguém nasce sabendo e compartilhar experiências é a melhor forma de descobrir o caminho certo para o sucesso.

Pode ser que o que funcionou com o Joãozinho não funcione com você, mas trocar experiências e escutar conselhos não significa que você precisará segui-los a risca. Muito pelo contrário: o certo é adaptar as ideias para a realidade atual do seu projeto.

Conheça todos os setores do seu negócio

Muitos empreendedores erram com mais facilidade quando não conhecem todos os setores do seu negócio. Pode ser que você seja especialista em uma determinada área, mas é preciso ter conhecimento em todos os setores para ter sucesso.

Até porque, como você, CEO da empresa, conseguirá dar um feedback para o pessoal do RH sem ter nenhuma noção sobre o setor? Realmente, isso é inviável e pode prejudicar muito o seu negócio. Portanto, procure conhecer todas as áreas, mesmo que não seja um conhecimento aprofundado.

Encare os riscos para aprender com o fracasso

A adrenalina de arriscar é o que encanta os empreendedores. Se você conversar com empresários conhecidos, pode ter certeza que todos eles responderão que uma das melhores sensações que o empreendedorismo proporciona é a de correr riscos.

Portanto, encare-os. Pode ser que um projeto não dê certo. Pode ser que a sua ideia hoje não seja a melhor. Contudo, persista, encare os riscos e acredite no seu potencial. Pode ter certeza que, fazendo isso, você aprenderá com o fracasso e estará pronto para os acertos e o tão sonhado sucesso.

Gostou de saber como aprender com o fracasso? Então, assine nossa newsletter e receba todas as novidades do nosso blog em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se inscreva no Blog da Ticket

Junte-se aos seguidores da Ticket! Se increva em nosso blog e receba os
últimos artigos em sua caixa de e-mail.
Política de Privacidade