Liderança de pessoas: como desenvolver essa habilidade?

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mulher de costas para a câmera e conversando com quatro pessoas numa mesa de reunião

Toda empresa que busca crescer e se manter no mercado precisa ter à frente das equipes um líder que oriente o que deve ser feito e quais resultados são esperados. Para isso, a habilidade de liderança de pessoas precisa ser constantemente desenvolvida nestes profissionais.

Afinal, por melhor que seja o produto ou serviço oferecido por uma empresa, se os colaboradores não estiverem motivados e bem orientados, dificilmente essa qualidade chegará até os clientes, prejudicando o desenvolvimento dos negócios como um todo.

Nesse cenário, em que o mercado é cada vez mais competitivo, o líder ganha ainda mais importância, pois influencia a forma como a equipe desempenha suas funções, além de se tornar protagonista no processo de crescimento da empresa.

Todas as instituições buscam profissionais experientes e eficientes, mas também procuram por líderes que consigam desempenhar bem o seu papel, levando todo o time a um patamar de excelência e qualidade. Isso o destaca no mercado, tornando-o valioso para sua companhia.

Para te ajudar a desenvolver a habilidade de liderança de pessoas na prática, preparamos esse artigo especial, com todas as informações necessárias para você investir na sua carreira.

 

Qual é o papel da liderança na gestão de equipes?

Gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil, pois todos possuem características, jeitos, ideias e pensamentos diferentes, sendo que a conciliação desses diversos fatores se torna um grande desafio para o líder.

Apesar disso, sem uma figura central de liderança, as equipes de trabalho tendem a se sentir perdidas e sem orientação, impedindo que exerçam seu papel de forma plena e eficiente.

Assim, o grande papel do líder ao gerenciar equipes é inspirá-las tanto a buscar os resultados esperados quanto a desenvolver o que há de melhor em cada um.

Também é uma das suas funções prezar pelo bom ambiente de trabalho, de forma que todos se sintam confortáveis em cooperar com os demais, sempre com foco nos objetivos traçados.

Um bom líder sabe que precisa estabelecer relacionamentos de confiança com seu time, por isso investe em alinhar as expectativas da empresa para cada um, bem como as necessidades dos colaboradores.

Quando a liderança passa essa confiança para a equipe, todos se dedicam mais para alcançar as metas, é mais fácil desenvolver as habilidades de cada integrante e os problemas que surgem são resolvidos com mais agilidade e assertividade.

Tudo isso porque o líder consegue inspirar as pessoas e tornar o ambiente de trabalho favorável para o crescimento de todos, facilitando o surgimento de ideias e a inovação em processos, produtos e serviços.

Podemos destacar ainda que a liderança também trata dos processos da empresa, mas não deixa de lado o fator humano, que está envolvido em todas as ações realizadas pela companhia.

Sendo assim, um bom líder possui soft skills com hard skills no repertório.

mulher fazendo um treinamento para uma plateia com diversas pessoas

 

Como desenvolver líderes para fazer a gestão de pessoas?

Mais do que um cargo ou título, a liderança de pessoas envolve uma série de habilidades e características para que atinja o objetivo de inspirar o time e levá-lo aos resultados esperados.

A boa notícia é que essas capacidades podem ser desenvolvidas por todos, portanto é possível se tornar um líder exemplar ou se aperfeiçoar nessa função ao longo do tempo.

Para te ajudar nesse processo, separamos as principais competências que você deve investir para ter uma boa liderança.

 

Autoconfiança

O time percebe quando o líder está à vontade ou desconfortável, confiante ou indeciso, seguro ou perdido.

A depender da postura que esse profissional apresenta para sua equipe, será muito difícil motivá-los e inspirá-los a dar seu melhor.

Além disso, sem autoconfiança não é possível exercer uma boa liderança de pessoas, pois não há firmeza nas ações tomadas, nem segurança na forma de se comunicar e solicitar algo para a equipe.

Os colaboradores precisam se sentir seguros para exercer suas funções e isso começa com o líder, que precisa mostrar que sabe o caminho a seguir para alcançar os objetivos propostos.

Embora sempre haja espaço para aperfeiçoamento, é muito importante que o gestor esteja certo quanto à sua capacidade de liderar equipes, além de entender bem do produto ou serviço da empresa e ter conhecimento das rotinas de trabalho dos seus liderados.

 

Dois homens conversando em um escritório

 

Capacidade de ouvir

Não é porque existe um líder que apenas ele sabe das respostas e ditará tudo o que deve ser feito, sem chance para troca de ideias.

Uma liderança de pessoas eficiente procura ouvir as considerações e insights que seu time traz, fomentando um ambiente colaborativo.

Essa postura favorece a confiança dos liderados, que passam a entender seu lugar dentro do time e se sentem respeitados e valorizados.

A consequência é uma equipe forte, em que todos participam e contribuem com ideias, ajudando no crescimento da empresa e do setor.

Com isso, o líder também ganha, pois tem a chance de aprender com seus colaboradores, tornando-se um profissional e uma pessoa melhor, além de promover um ambiente de maior diversidade de pessoas e pensamentos.

 

Criatividade

O líder precisa resolver problemas em diversos momentos do cotidiano e, ao contar com a criatividade, pode buscar novas soluções para os desafios existentes.

Também podemos associar essa habilidade à inovação, em que situações são resolvidas de novas maneiras e soluções são criadas para necessidades atuais.

Essa liderança transformacional é um diferencial competitivo no mercado.

A criatividade também estimula os colaboradores a buscarem outras formas de resolver problemas.

Mas não podemos resumir apenas aos desafios, pois ser criativo ajuda no desenvolvimento de novos produtos, serviços, criação de campanhas e melhoria de processos.

Poder de decisão

A liderança de pessoas está baseada no processo de tomada de decisão, pois ao líder é atribuída a responsabilidade de responder e definir o que será feito.

Geralmente, quem está à frente de um time possui uma visão completa dos processos e estratégias, além de ter um julgamento coerente das situações.

Isso é fundamental para que as decisões tomadas sejam as melhores possíveis e contribuam para os objetivos a serem alcançados.

Se o líder for indeciso, a equipe toda sentirá, pois sabe que não pode contar com essa pessoa para definir alguma coisa, além de, possivelmente, deixar algumas oportunidades passarem.

Três pessoas em uma reunião colando post its na parede

 

Dinamismo

O mercado está em constante mudança e evolução, por isso, independente da área que o líder atue, é preciso acompanhar seu ritmo, o que exige dinamismo (energia) por parte da liderança.

Assim, é possível garantir que nenhuma oportunidade será perdida ou que algum problema deixará de ser resolvido.

Essa característica também favorece o desenvolvimento do time sob responsabilidade do líder, porque não permite que os colaboradores fiquem sem supervisão e atenção.

E não podemos deixar de citar que a liderança de pessoas é muito beneficiada pelo dinamismo ao manter a equipe motivada e focada na busca dos resultados.

 

Inteligência emocional

É inevitável que em algum momento o líder precise resolver situações delicadas ou estressantes.

A inteligência emocional é uma habilidade fundamental para saber como se conduzir em diversos tipos de situação.

Um gestor de pessoas precisa conciliar a gestão de pessoas e também a gestão de performance da equipe, além da gestão de conflitos entre áreas.

Todos esses pontos de responsabilidade geram uma grande pressão na liderança, que precisa usar da sua inteligência emocional para seguir tendo resultados consistentes.

 

Comunicação transparente

Uma boa liderança de pessoas, em qualquer área, só se estabelece com uma comunicação clara e transparente, ou seja, em que há transmissão de informações de forma coerente e compreensível por todos.

Se o time não consegue entender o que o líder diz, dificilmente terá confiança em suas decisões ou seguirá suas orientações e os resultados não serão alcançados, pois falta clareza quanto às ações e estratégias a serem executadas.

Uma boa comunicação também garante o desenvolvimento dos colaboradores, que recebem feedbacks específicos sobre seu trabalho, facilitando o crescimento e mudança de cada integrante da equipe.

 

Empatia

De nada adianta um líder possuir as características que já comentamos se ele não se colocar no lugar das outras pessoas, pois sua liderança estará voltada apenas para resultados, sem se preocupar com aqueles que ajudam nesse processo.

A empatia é fundamental para estabelecer relacionamentos duráveis e apoiar a tomada de decisões mais assertivas, pois assim busca-se a melhor forma de resolver as situações, entendendo as necessidades das pessoas.

Essa característica tem importância ainda maior no momento que estamos vivendo onde existem mais de 5 gerações convivendo no ambiente corporativo ao mesmo tempo. Saber se colocar no lugar do outro é fundamental, e muito esperado pela geração z.

 

Capacidade de assumir riscos e responsabilidades

Inevitavelmente, em algum momento, o líder precisará tomar decisões arriscadas.

Por isso, é fundamental que busque desenvolver um olhar atento às situações como um todo, avaliando o impacto que os riscos terão sobre sua equipe e seu trabalho.

Por outro lado, uma liderança de pessoas eficiente também exige responsabilidade, porque ao estar à frente de uma equipe, espera-se que o líder tenha o compromisso de responder pelas ações do time.

Assim, quando as coisas dão certo, ele parabeniza os colegas e os incentiva para melhores resultados.

Se os projetos não vão muito bem, ele se encarrega de ajustar os processos e sabe que precisa orientar o time, sem “culpá-los”, deixando-os sem apoio.

 

Os principais passos para desenvolver uma boa liderança

Agora que já vimos as habilidades e competências que um bom líder possui, vamos comentar como aplicar a liderança de pessoas na prática, com alguns passos que devem ser seguidos na construção da sua direção de equipes.

Afinal, por mais que você desenvolva as características que falamos acima, se não tiver clareza no momento de colocar tudo em prática, a liderança terá alcance e eficiência limitados.

 

1.    Seja exemplo

O líder é visto por todos os colaboradores, por isso precisa ser exemplo em suas atitudes, postura e forma de agir.

Ao ter uma conduta correta e ética, a imagem que transparece para o time será ideal para criar um relacionamento de confiança e respeito.

Uma cultura empresarial é reforçada pelas ações dos líderes.

A expressão “walk the talk” é amplamente utilizada para exemplificar a premissa de que um líder deve ter ações alinhadas com o que prega.

Além disso, a equipe se sentirá muito mais motivada ao ver o líder trabalhando duro e vestindo a camisa daquela área.

Existe um ditado popular que sintetiza essa questão muito bem: o discurso convence, mas o exemplo arrasta.

Isso não quer dizer que o líder não possa errar, mas ele assume quaisquer enganos, procura ser justo ao tratar com as pessoas e faz aquilo que orienta o time a fazer.

Assim, não dá brechas para os colaboradores questionarem sua autoridade e forma de trabalhar.

 

2.    Ofereça feedbacks constantes

Para que seu time trabalhe em sintonia e se desenvolva continuamente, é preciso que seja orientado e tenha feedbacks periódicos.

Afinal, como alguém sabe que precisa melhorar se ninguém nunca apontou essas questões?

A liderança de pessoas oferece uma visão ampla e completa da equipe, permitindo que o líder avalie as situações com outros olhos, podendo indicar o que pode ser aperfeiçoado e como isso deve ser feito.

Por outro lado, o feedback também deve ser realizado para comunicar os progressos, crescimentos e bons resultados.

Isso motiva o colaborador e mostra que o líder está atento ao que ele executa todos os dias no trabalho.

Assim, é importante ter conversas regulares com seus colaboradores, para que eles saibam como estão progredindo, o quanto avançaram, o que é esperado deles e quanto podem buscar apoio com o líder e assim criar uma cultura de feedback.

 

3.    Conheça a sua equipe

Já comentamos que um dos maiores desafios da liderança de pessoas é conciliar as diferenças de cada membro da equipe e otimizar os pontos fortes de cada um.

Para conseguir criar um ambiente agradável e um bom relacionamento com todos, é muito importante conhecer cada membro da equipe.

Como cada pessoa possui um perfil e um temperamento diferente, saber lidar com o jeito de todos permite que o líder desenvolva as habilidades de cada colaborador e consiga apoiar o processo de mudança e ajuste dos pontos fracos.

Um líder inspirador não apenas busca resultados, mas está empenhado em ajudar cada membro de sua equipe a se desenvolver e alcançar cargos e oportunidades melhores.

Ao fazer isso, o time todo trabalhará em sintonia e terá mais confiança nas decisões e orientações da liderança.

 

4.    Valorize seus profissionais

Uma equipe eficiente é formada por pessoas com habilidades distintas, mas complementares.

Um bom líder sabe identificar e aproveitar os diferentes perfis dos colaboradores para trabalhar em prol do crescimento individual e coletivo.

Assim, é essencial valorizar o que cada um tem de melhor, enquanto se orienta maneiras de fortalecer os pontos fracos.

É possível tornar um time mais produtivo e motivado apenas ao valorizar as qualidades de cada um, aproveitando suas aptidões em favor dos resultados esperados.

 

5.    Ouça mais

Um líder lidera pessoas. Pode soar repetitivo, mas sempre é bom reforçar.

Por isso, é fundamental que a liderança escute as ideias, reclamações, temores e anseios do time.

Como já comentamos, essa postura gera mais confiança nos colaboradores, que sabem que podem contar com o líder.

Além disso, uma liderança de pessoas eficiente está baseada em resultados e relacionamentos construídos com trocas de ideias e opiniões.

Assim, o líder também se desenvolve e consegue encontrar novas maneiras de lidar com as situações, ao contar com as sugestões da sua equipe.

dois homens dando um aperto de mão no escritório

 

6.    Proporcione um senso de lealdade

Um bom líder não tem medo de formar novos líderes, não se sentindo ameaçado com o crescimento da sua equipe, pois sabe que há espaço para todos.

Portanto, um ponto muito importante é ter um relacionamento sincero e de confiança com os colaboradores, de modo que eles fiquem à vontade para seguir as direções passadas.

Ao construir relações leais, todos trabalharão pelos mesmos objetivos, o ambiente ficará mais leve e colaborativo e a equipe terá total confiança nas decisões tomadas pela liderança.

 

7.    Desenvolva uma boa comunicação

Quando o time não sabe o que deve fazer, o que esperado dele e qual caminho seguir, dificilmente as entregas serão realizadas como devem, mas as cobranças virão da mesma forma.

Por isso, uma boa liderança de pessoas está baseada em uma comunicação assertiva, que alinha as expectativas e aponta os pontos de melhoria, além de valorizar as conquistas.

Essa postura reforça o relacionamento de confiança, que comentamos várias vezes aqui e traz inúmeros benefícios para a equipe.

 

8.    Admita erros

Todo mundo erra e o líder não está imune a isso, por melhores que sejam suas intenções ou por maior que seja sua experiência.

Pode ser uma palavra mal colocada, uma decisão equivocada ou até uma situação mal interpretada, mas reconhecer suas falhas e buscar corrigi-las tornará o líder mais inspirador para a equipe.

Essa forma de agir mostra que a liderança não se julga superior ao time e reforça o relacionamento confiável que busca desenvolver com todos.

A maneira como o líder trata seus erros diz muito sobre a forma como lidará com as falhas dos seus colaboradores.

homem conversando com a equipe no escritório

 

Desenvolva uma liderança eficiente

Até aqui, procuramos mostrar como uma boa liderança de pessoas se comporta e quais passos são necessários para construir esse tipo de relacionamento.

Tudo isso levará tempo para ser estruturado, mas os resultados começarão a aparecer logo que as primeiras ações forem executadas.

Liderança é uma competência que pode ser desenvolvida e que conta com diversos outros conhecimentos, como comunicação assertiva, empatia e escuta ativa.

Tornar-se um bom líder é uma construção que leva tempo, mas que é recompensada com crescimento profissional e satisfação pessoal.

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